InícioGraduaçãoPsicologiaO que é psicologia reversa e como funciona?

O que é psicologia reversa e como funciona?

Psicologia é um assunto amplamente estudado, mas, com tantas vertentes, fica difícil saber exatamente o que cada uma significa, além de seus usos e abordagens. Mas, há uma vertente específica dessa área que usamos muito no nosso dia a dia.

Entenda tudo sobre o que é psicologia reversa e como ela funciona. 

Leia este artigo para complementar o assunto: Quais são as matérias do curso de Psicologia?

O que é psicologia reversa?

Psicologia reversa, também conhecida como psicologia inversa, é uma técnica de persuasão para influenciar a decisão de alguém. Veremos exemplos mais tarde.

Mas, resumindo, essa técnica vai fazer com que uma pessoa faça o contrário do que pretendia ao ser influenciada pela psicologia reversa aplicada por outra pessoa. 

Caso você queira um resultado positivo, basta dar sugestões negativas, e vice-versa. É necessário agir de modo contrário às suas próprias intenções para confundir a pessoa-alvo. Isso faz com que ela faça exatamente aquilo que você deseja. 

É bom lembrar que, como cada pessoa é diferente, é necessário adaptar a abordagem para conquistar o que deseja. O que funcionará para algumas, não funcionará para outras. Deve ser considerado a idade, o nível de consciência, além de outros fatores. 

Essa técnica pode funcionar por diversos motivos. Seja por associações ao que aprendemos e fizemos na infância, seja pelos sentimentos instigados ou por curiosidade, ou vontade de provar algo a alguém. 

É mais prático e fácil aplicar a psicologia com crianças, mas é necessário ter um cuidado. Com adultos, o cuidado é dobrado, afinal são mais conscientes. Além disso, podem conhecer a técnica, quebrando o ciclo. Neste caso, seria necessário continuar a abordagem, tentando novamente confundir e influenciar a pessoa. 

Faça essas 5 perguntas a você mesmo antes de tentar aplicar essa técnica:

  1. Em quem vou aplicar?
  2. Por que vou aplicar?
  3. Quais resultados eu gostaria de ter?
  4. Será que funcionará nessa pessoa?
  5. O quão consciente é essa pessoa sobre a psicologia reversa? 

A seguir, vamos ver alguns exemplos para ficar ainda mais claro o que é e como ela funciona. 

Exemplos de frases e situações 

Vamos falar de alguns exemplos de como pode ser utilizada. Por mais que seja uma técnica de persuasão, há usos positivos. 

Por exemplo: se seu filho ou irmão mais novo não quer ajudar nas tarefas de casa, é simples. Ao ouvir a negação vinda dele ao seu pedido, você pode sugerir que ele não faz o serviço direito mesmo, então é melhor nem fazer. Isso vai fazer com que ele queira provar que sabe fazer e, consequentemente, ajudará nas tarefas. 

Ou, quando a criança está fazendo birra. Se mostre indiferente àquela ação, mesmo que, no fundo, se importe, a criança parará. Essa é uma forma da criança atingir a mãe, então se vê que não funcionou, não tem motivos para continuar. 

Outro exemplo é usar na própria publicidade, para convencer as pessoas a consumirem determinado produto ou serviço. Um dos gatilhos mais utilizados é o de escassez, afirmando que o produto vai ou já esgotou, para gerar interesse. 

Para realmente funcionar, a psicologia reversa não pode ser aplicada como uma ordem. Isso cria barreiras na comunicação. O ideal é fazer sugestões, em forma de perguntas ou afirmativas. 

Um exemplo disso é afirmar ou questionar se a pessoa realmente consegue fazer tal ação, como citado acima. Ou então, sugerir que você faça no lugar. 

Ameaças também não funcionam, pelo contrário, só dificulta o processo. Assim como limitar ou privar a liberdade da pessoa. São meios negativos que não devem ser utilizados. 

Debates sobre o uso da psicologia reversa

É importante reforçar que a psicologia reversa deve ser utilizada para fins positivos, como para extrair o melhor de uma pessoa, fazer uma criança comer legumes, um adolescente estudar, um trabalhador melhorar em suas atividades, etc. 

Psicólogos e estudiosos já afirmaram que a técnica é difícil de ser trabalhada, além de não conseguirem confirmar ainda se é realmente positivo seu uso contínuo. Por isso, é importante não utilizá-la levianamente e nem com frequência, mesmo que já esteja difundida entre nós. 

Resumo e tópicos gerais

A psicologia reversa:

  • é uma técnica de persuasão difícil de ser trabalhada; 
  • é utilizada para conseguir que outra pessoa faça o contrário do que pretendia;
  • necessita que você aja de modo contrário ao que deseja, para influenciar a outra pessoa;
  • não pode ser aplicada como uma ordem, ameaça ou de maneira que prive a liberdade do outro;
  • funciona com sugestões, seja em forma afirmativa ou em forma de pergunta;
  • necessita que haja um estudo prévio sobre a pessoa-alvo;
  • deve ser utilizada para fins positivos.

Considerações finais sobre psicologia reversa

A psicologia reversa é uma ferramenta extremamente útil, seja para âmbito pessoal ou profissional. Para ser utilizada em uma única pessoa ou em massa, como na publicidade. 

O objetivo é levar a pessoa a fazer o contrário do que ela deseja, de forma voluntária. Ou seja, sem dar uma ordem direta e, sim, apenas sugestões. 

Outro ponto que pode ser utilizado é o da aposta. Por exemplo, “aposto que você não consegue fazer isso”, “aposto que não consegue chegar a tempo”. Ou então, instigar a curiosidade da pessoa para experimentar tal comida, bebida, etc. 

Estudos apontam que as pessoas sentem que sua liberdade foi privada ao receber uma ordem direta. Por isso, a psicologia reversa é tão importante para lidar com esse sentimento negativo e reverter a situação. 

Mas, enfatizando mais uma vez, é importante estudar a pessoa em quem irá aplicar, pois, cada uma pode agir diferente a um mesmo estímulo. Em algumas pessoas irá funcionar a afirmação de que ela não consegue fazer tal ação direito, já em outras não. 

É exatamente isso que a torna tão difícil de ser aplicada, mas não é impossível. Você mesmo já deve ter usado em algum momento da sua vida, mesmo sem saber todos seus detalhes. A técnica foi rapidamente difundida. 

Agora, é possível entender o que é psicologia reversa, como ela funciona, a sua importância e algumas restrições. Para se aprofundar no assunto, é possível encontrar artigos científicos especializados nessa área. 

Outra área bastante interessante é a psicologia cognitiva. A dica é entender como cada área da Psicologia é no mercado e quais os modelos de atuação antes de tomar qualquer decisão. Há infinitas possibilidades para seguir.

Se você procura por um curso na área, veja as opções que selecionamos em nossa plataforma. Conte conosco nessa jornada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 216

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.