InícioGraduaçãoMedicina VeterináriaO que faz o médico veterinário em geral? Descubra!

O que faz o médico veterinário em geral? Descubra!

Você sabe o que faz o médico veterinário em geral? Qual o perfil que esse profissional deve ter ou ainda em quais setores ele pode trabalhar? Caso as respostas sejam negativas saiba que essas são perguntas que passam pela cabeça de todo mundo que está cogitando cursar medicina veterinária e são bem importantes para se fazer.

A verdade é que o setor do cuidado com os animais está em constante crescimento e oferece aos que se formam nele várias oportunidades de trabalho. Seja em clínicas, com animais de estimação, até em pesquisas e desenvolvimento de produtos.

Pode parecer muita coisa e é mesmo, mas calma queestamos aqui para ajudar você. Neste post nós separamos quais as funções de um veterinário, em vários campos de atuação, quais as principais características que ele precisa ter e ainda como se tornar um. Confere!

O que faz um médico veterinário de maneira geral?

A principal função de um médico veterinário é garantir a saúde e o bem estar dos animais. Sejam eles domésticos – convencionais ou exóticos – ou silvestres. Para fazer isso, o estudante da graduação de medicina veterinária aprende a identificar e tratar as doenças que podem acometê-los.

Parece pouco, não é? Mas saiba que quem pensa assim está muito enganado, pois há muito mais coisas dentro da área de atuação desse profissional. Em clínicas ou hospitais veterinários, o profissional pode dar assistência clínica ou fazer cirurgias. Desde as mais simples, como castração, até as mais complexas, como retiradas de tumores.

Prescrever medicamentos, solicitar exames, aplicar vacinas, orientar a alimentação e indicar tratamentos também são coisas que um veterinário costuma fazer no dia a dia.

Ele pode também atuar com saúde pública. Nesse âmbito, ele analisa todas as etapas de produção de alimentos que são de origem animal, como carne, leite e ovos. Tudo isso para garantir não apenas a qualidade dos produtos que serão destinados para consumo humano e assim prevenir problemas de saúde, mas também o bem estar dos animais utilizados.

Sabe as doenças que podem ser transmitidas às pessoas pelos animais, como a raiva e a febre aftosa? Pois é, o médico veterinário também trabalha nesse setor. Ele precisa fazer fiscalizações e ações para garantir a aplicação das imunizações necessárias.

Outra coisa que esse profissional pode fazer é trabalhar para a polícia. Isso mesmo, o veterinário pode ajudar na investigação de crimes que envolvam animais. Por fim, ele é capacitado para atuar na preservação de animais ameaçados de extinção e na reabilitação dos mesmos à natureza.

Qual é o perfil desse profissional?

A primeira coisa que você pode pensar ao imaginar o perfil de um médico veterinário é amar os animais, não é mesmo? Mas saiba que não é apenas isso que faz da pessoa um bom profissional.

O que acontece é que o veterinário precisa ter estabilidade emocional. Ele vai ter que lidar com animais que chegam ao local em estado crítico, animais que morrem e ainda falar com os tutores, que não às vezes não sabem muito bem o que está acontecendo.

Não precisa achar que não serve para estudar medicina veterinária apenas por não se encaixar 100% no perfil. Alguns dos pontos citados a seguir podem ser adquiridos ao longo do curso. Dito isso, confira algumas características principais que é preciso ter.

  • Gostar de animais
  • Saber lidar com pessoas e ter boa comunicação
  • Ser empático
  • Ter capacidade de se manter focado
  • Não ter nojo (necessidades fisiológicas, sangue e outros fluídos são algo que o profissional lida todos os dias)
  • Gostar muito de estudar (essa é uma área que sempre tem alguma novidade e é preciso ficar ligado)
  • Não ter medo de animais (na graduação serão estudados todos os tipos de animais, inclusive os de grande porte e exóticos)
  • Ter vontade de ajudar

Em quais áreas um veterinário pode atuar?

Como você viu, de maneira geral, um veterinário pode fazer várias coisas. Isso significa que ele pode escolher trabalhar em muitos locais. Um dos setores mais comuns é nas clínicas e hospitais veterinários, nos quais ele trabalha diretamente com animais domésticos.

Veja a seguir alguns setores em que um graduado em medicina veterinária pode atuar!

  • Clínicas e hospitais veterinários, como já citamos
  • Pet Shops
  • Fazendas e outros locais de produção de alimentos
  • Centros de zoonoses
  • Vigilâncias sanitária, ambiental ou epidemiológica
  • No setor industrial
  • Com perícia criminal veterinária
  • Em zoológicos e reservas ambientais
  • Com pesquisa
  • Em competições esportivas que usam animais, como hipismo

Qual é o salário de um médico veterinário?

Uma lei de 1966 que determina que o pagamento deve ser de seis vezes o salário mínimo do período. Isso por uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Contudo, a média salarial para um médico veterinário, de acordo com o site Salário.com.br é de R $3.942, 52 para uma carga horária de cerca de 39 horas semanais.

Como não há um piso nacional para a profissão, a definição dos valores fica a cargo dos conselhos regionais, o que causa uma variação. Os valores mudam ainda mais quando se trata de especialização. Alguns setores, como o de perícia e da indústria, costumam pagar salários mais altos.

Como é o mercado de trabalho?

Com o avanço das leis de proteção animal, as pessoas estão cada vez mais tratando os animais de estimação como sendo parte da família. Por conta disso, a necessidade de profissionais competentes no tratamento deles é cada vez mais importante e isso faz com que a profissão esteja em alta.

Segundo o site Salário.com.br, houve um aumento de mais de 40% nas contratações de veterinários entre 2020 e 2021. Outro ponto que faz um impacto positivo no mercado de trabalho dessa profissão é a variedade de locais onde ele pode trabalhar.

A escolha de uma especialização também aumenta as chances de conseguir um bom trabalho, principalmente se a esfera escolhida não for tão comum, como o tratamento de animais exóticos. Além do mais, o mercado está sempre em busca de profissionais apaixonados pelo que fazem.

Como se tornar um médico veterinário?

Após descobrir o que faz um médico veterinário em geral, você percebeu que essa é a carreira certa para você? Então o primeiro passo é escolher uma boa faculdade para cursar uma graduação em medicina veterinária, que dura em média cinco anos, e estudar bastante.

Depois de conseguir o diploma será necessário ainda fazer a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) da região em que você irá exercer a profissão. Apenas com o registro do conselho você será capaz de atuar no setor.

Gostou deste conteúdo? Então dá uma olhada nos nossos outros posts sobre o curso de medicina veterinária e aprenda tudo sobre essa graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.