InícioGraduaçãoO que faz o profissional de Letras?

O que faz o profissional de Letras?

O curso de Letras pode ser uma ótima escolha para quem gosta de estar sempre bem próximo às palavras. A graduação pode ser de dois tipos, bacharelado e licenciatura. A licenciatura é recomendada para estudantes que querem lecionar, seja na educação básica ou mesmo em cursos tecnólogos. Enquanto isso, o bacharelado é indicado para quem quer trabalhar em áreas como revisão, leitura crítica, tradução e outras possibilidades. Então, afinal, o que faz o profissional de Letras?

Podemos dizer que, de forma geral, o profissional de Letras é um estudioso da língua portuguesa, de outros idiomas e de suas respectivas literaturas. O mercado profissional atualmente é bem amplo e o estudante pode escolher as áreas de especialidade de sua preferência em um amplo leque de possibilidades. Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, o curso não é indicado somente para quem quer ser professor.

Vale lembrar que gostar de ler e escrever são habilidades essenciais para esse profissional. O curso de Letras tem diferentes ramificações e, além da possibilidade de estudar a língua portuguesa, o aluno pode optar por se especializar em outras línguas modernas, como inglês, espanhol ou francês, encontrando boas possibilidade de mercado a partir delas. A média salarial para esses profissionais é de R$ 2.500, podendo chegar a um teto de R$ 5.000. Para os que atuam na docência a média e piso salarial costumam seguir a dos sindicatos de professores.

Quais são as áreas de atuação para o profissional de Letras?

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é sempre uma boa opção para estudantes de Letras que gostam muito de estudar e se interessam pela pesquisa. Aqui o principal é contribuir para a pesquisa histórica e para o desenvolvimento contemporâneo da língua, além de outras áreas do conhecimento que podem contribuir diretamente com o desenvolvimento da profissão. Além disso, o pesquisador nessa área pode trabalhar com pesquisas que se relacionam com as mudanças, transformações e atualizações da língua, que costumam ser ainda maiores em tempos digitais.

Ensino para profissional de Letras

Essa modalidade é para os alunos que escolhem a opção de licenciatura na graduação, tendo contato com uma base científica, prática e teórica. Os alunos formados em Letras podem atuar dando aulas em escolas públicas e particulares, no ensino médio e fundamenta. Além disso, oura opção são os cursinhos para concurso e também pré-vestibulares. Por fim, aulas particulares e de reforço também são uma boa possibilidade, além o ensino de línguas estrangeiras.

Interpretação e Tradução

Aqui é importante que o profissional de Letras se lembre de que essas duas áreas caminham juntas, já que o tradutor deve interpretar o texto com precisão e profundidade para traduzir da melhor maneira. A tradução não é feita de forma literal, e sim seguindo as nuances e interpretações de cada idioma. Na faculdade, disciplinas como análise do discurso, semiótica e linguística textual preparam os alunos para a interpretação, que pode ser utilizada também para interpretar diferentes textos, como leis.

Enquanto isso, disciplinas como aspectos linguísticos e formação de diferentes idiomas são fundamentais para a tradução. A demanda por tradução para o mercado audiovisual, entre filmes e séries, tem se expandido nos últimos anos.

Revisão

Os profissionais que escolhem se especializar em revisão podem trabalhar em diferentes espaços, como jornais, revistas, livros e trabalhos acadêmicos. Além de analisar a gramática esse profissional fica de olho na coesão e coerência do texto, que são fundamentais para o bom desempenho da escrita e leitura.

Produção textual para profissional de Letras

O profissional de Letras, também conhecido como letrólogo, está apto a produzir textos simples e complexos para diferentes espaços. Para ajudar na formação, disciplinas literárias e aulas de produção textual estão entre as mais importantes. Vale lembrar que, no mundo atual, quase todas as organizações apresentam demandas de produção de texto, principalmente para o espaço digital. Por isso, um bom profissional nessa área encontra um vasto campo de trabalho.

Editoração

Como o nome já diz, o profissional dessa área trabalha com a edição de diferentes textos nos mais variados suportes. Entre eles, ebooks, roteiros para filmes, legendas e jornais.

Perfil do estudante e profissional de Letras

Além da característica básica de gostar de ler, um estudante de Letras deve dominar profundamente o idioma que escolhe se especializar, passando por termos técnicos e variações de tempo verbal. A desenvoltura para se comunicar naquele idioma, seja de forma escrita ou oral, também é, enfim, um ponto essencial. Ter boa organização e método também ajudam bastante na hora de trabalhar, por exemplo, com a criação de aulas e produção de grandes livros.

Por fim, curso é focado, principalmente, nos aspectos linguísticos e literários das línguas. Por isso, é importante gostar de estudar e conhecer de perto essas nuances de cada palavra, frase, texto e combinações textuais. Além disso, para os alunos que escolhem a licenciatura, com um amplo campo de trabalho, também é fundamental gostar de ensinar, cultivar a paciência e a habilidade de lidar com diferentes tipos de pessoas e caminhos de aprendizagem.

Quais são as principais disciplinas do curso de Letras?

O nome das principais disciplinas pode variar de acordo com cada instituição, mas, de maneira geral, elas costumam ser as mesmas, já que a graduação segue as diretrizes do MEC. Por fim, saber quais são as principais disciplinas do curso também pode ser um bom caminho para entender melhor quais serão as atividades e áreas de conhecimento do cotidiano profissional de Letras.

Bacharelado

Estudo da Linguagem Verbal e Não Verbal e suas variações;

Fonética;

Fonologia;

Morfossintaxe;

Semântica;

Análise do Discurso;

Análise da Conversação, Sociolingüística;

Neurolinguística;

Psicolingüística;

Lingüística Textual;

Línguas Clássicas;

Filosofia da Linguagem;

Teoria da Aquisição da Linguagem;

Produção e Revisão de Texto;

Teoria Literária;

Crítica Literária;

Historiografia Literária;

Literatura Comparada;

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

 

Exclusivas do bacharelado em Língua Estrangeira

Língua Estrangeira: compreensão oral e escrita;

Língua Portuguesa: compreensão oral e escrita;

História da Língua Estrangeira;

Literaturas Estrangeiras Clássicas e Modernas;

Teoria e Prática de Tradução e Versão;

Estudo da Linguagem Verbal e Não Verbal e suas variações;

Exclusivas do bacharelado em Língua Portuguesa

Língua Portuguesa: compreensão oral e escrita;

Línguas Clássicas;

História da Língua Portuguesa;

Literatura Brasileira;

Literaturas de Língua Portuguesa;

Literaturas Clássicas e Modernas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.