InícioDicasMercado de trabalhoO que faz um arquiteto de soluções?

O que faz um arquiteto de soluções?

Não há como negar que a pandemia mudou completamente o mercado digital. O setor sofreu grande aceleração. Nesse sentido, muitas empresas passaram pelo processo de digitalização, destacando cada vez mais a importância da tecnologia na criação de soluções para diferentes tipos de negócios. 

Sendo assim, o mercado brasileiro não ficou de fora dessa transformação digital. Segundo os dados mais recentes da consultoria IDC, o mercado de TI brasileiro irá crescer 12% no ano de 2021. Em outras palavras, o grande aumento das vendas digitais provocou essa migração para o ambiente digital, o que resultou em 15 milhões de novos consumidores na internet. Você pode conferir mais sobre essa pesquisa aqui.

Portanto, com esse aquecimento do mercado digital no país, algumas profissões ganharam muito destaque e relevância atualmente. Logo, você sabe qual profissional se tornou imprescindível para esse cenário? O arquiteto de soluções.

Agora, você deve estar se perguntando: o que faz um arquiteto de soluções?

Fique tranquilo que vamos ajudá-lo a responder essa pergunta! Vem com a gente!

A função do arquiteto de soluções

O arquiteto de solução possui como responsabilidade o levantamento de soluções e estratégias tecnológicas baseadas nos tipos de negócios. Em outras palavras, o profissional de Arquitetura de Soluções deve utilizar todos os recursos e meios tecnológicos disponíveis para atingir os melhores resultados dentro de uma empresa. Além disso, deve integrar todas essas novas soluções às já existentes, sempre obedecendo as normas e os padrões preestabelecidos. 

A função do arquiteto de soluções, de certa forma, é bem parecida com a de um arquiteto. Enquanto o profissional de Arquitetura e Urbanismo planeja realizar projetos de ambientes, estruturando e adaptando os espaços de acordo com as vontades e necessidades humanas, o arquiteto de soluções exerce essas mesmas funções em um sistema operacional de determinada empresa. Dessa maneira, esse profissional deve sempre pensar nos objetivos a serem atingidos no futuro. 

Assim, o arquiteto de soluções deve possuir um vasto conhecimento para entender dos mais diversos tipos de sistemas operacionais, tais como: armazenamento de dados, business intelligence, big data, sistemas de nuvens, SQL, entre outros. Bastante coisa, né?

O dia a dia de um arquiteto de soluções

No dia a dia, o arquiteto de soluções deve estudar, aprimorar e realizar soluções tecnológicas de acordo com o lugar no qual trabalha. Em outros termos, esse profissional faz uma ponte entre os desenvolvedores de sistemas e os negócios da empresa. 

Para ficar mais fácil de compreender, vamos imaginar que o arquiteto de soluções atua em uma grande rede de fast-food e essa empresa precisa substituir um determinado software. Logo, quais serão as tarefas desempenhadas pelo profissional de Arquitetura de Soluções?

Bom, o profissional precisará fazer uma análise profunda sobre quais são os softwares utilizados, como é a integração entre esses, quais tipos de dados armazenam, quais relatórios devem fornecer, como o sistema funciona na prática e outros. Sendo assim, para realizar todo esse estudo, o arquiteto de soluções precisa compreender completamente o fluxo de trabalho dessa empresa. 

Por fim, após realizar toda essa análise, o arquiteto de informações precisa entender as funcionalidades existentes dos sistemas e identificar se é possível reutilizar – ou não – algum desses. Caso não exista nada concreto, esses profissionais devem identificar novas tecnologias e soluções a serem utilizadas.

As habilidades necessárias a um arquiteto de soluções

Pelo fato do arquiteto de soluções ser um profissional altamente qualificado, as habilidades e características exigidas por essa profissão são inúmeras. Além de todo o conhecimento adquirido na graduação, esse profissional deve possuir uma vasta experiência na área de Tecnologia da Informação (TI).

Porém, por ser um cargo que demanda muita posição estratégica, o arquiteto de soluções deve desenvolver habilidades humanas para estabelecer relações com toda a equipe e gestores. Afinal, esse profissional irá assumir um cargo de liderança. Logo, ele precisa desenvolver todas as suas competências comunicativas para expor todas as suas ideias de forma objetiva e sucinta.

Portanto, confira abaixo algumas das habilidades mais exigidas a um arquiteto de soluções:

  • Compreender todos os aspectos da empresa;
  • Possuir uma comunicação clara e eficaz;
  • Saber desenvolver suas ideias;
  • Estar preparado para ocupar posições de liderança;
  • Motivar a sua equipe e seus colaboradores;
  • Ser persistente na implementação de ferramentas e softwares;
  • Encontrar soluções para os problemas do negócio;
  • Formular planos e colocá-los em prática;
  • Possuir conhecimentos nos diferentes tipos de soluções tecnológicas;
  • Buscar sempre se atualizar;
  • Adaptar-se às demandas do mercado.

Uma grande vantagem de atuar no mercado de TI é a rapidez com que as profissões desse segmento conseguem se moldar em relação às transformações do mercado. Em outras palavras, os profissionais dessa área conseguem se adaptar com maestria às exigências da atualidade, sempre buscando novas soluções e estratégias.

Como se tornar um arquiteto de soluções?

Como visto acima, a função de um arquiteto de soluções é bastante complexa e exige muito conhecimento técnico e experiência. Nesse sentido, buscar soluções e estratégias não é apenas juntar informações rasas e técnicas. Em outras palavras, é necessário estudar muito e entender bem do assunto, o que somente os anos de experiências podem fornecer. Além disso, você precisará estar atento às leituras da área e aos fundamentos técnicos. 

Tenha em mente que, ao assumir um cargo de arquiteto de soluções, você terá muita responsabilidade e qualquer erro poderá prejudicar financeiramente a empresa. Logo, você deverá executar todos os seus projetos com um olhar muito minucioso e estratégico. 

Portanto, ao concluir sua graduação na área da Tecnologia da Informação (TI), busque se especializar na área de Arquitetura de Solução e estude MUITO. Além de precisar ler bastante, realizar muitos testes, você também deve aprender sobre todas as novas tecnologias existentes e conversar com todos  os profissionais da área para chegar na melhor solução possível.  

Não esqueça de optar por uma ótima faculdade, pois, esse é um dos principais passos para ingressar no mercado de trabalho de Arquitetura de Soluções.

 Não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos algumas dicas para você.

  • Não esqueça de sempre estudar as suas preferências pessoais;
  • Avalie quais disciplinas você possui mais afinidade;
  • Estude  as suas habilidades;
  • Pesquise todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atenda às suas necessidades.

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual graduação combina mais com você, separamos uma matéria que pode ajudá-lo. Confira: Como descobrir qual graduação mais combina com você?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.