InícioGraduaçãoMedicinaO que faz um diretor médico-hospitalar?

O que faz um diretor médico-hospitalar?

Um profissional formado no setor de saúde pode atuar em diversas funções e especializações no mercado de trabalho. Sendo assim, um médico pode optar seguir a carreira em setores voltados para coordenação na área de saúde. Por isso, um cargo de prestígio para profissionais formados em medicina é o de diretor médico-hospitalar.  

Então, tem curiosidade em conhecer melhor o cargo de diretor médico-hospitalar? Além disso, quer saber quais as atribuições desse profissional da área da saúde em hospitais brasileiros? Se as respostas para as perguntas forem sim, está no lugar certo! 

Dessa forma, neste artigo você terá a oportunidade de conhecer melhor a profissão e quais as obrigações do profissional que ocupa esse importante cargo. Além disso, vai conhecer qual o caminho para se tornar um diretor médico-hospitalar. 

Por isso, para entender melhor essa oportunidade para profissionais formados em Medicina, continue a leitura do texto! Dessa forma, você vai poder descobrir se o cargo de diretor médico-hospitalar é uma boa opção de carreira para você no futuro. 

Então, vem com a gente! 

O que é o cargo de diretor médico-hospitalar? 

Em primeiro lugar, é importante explicar o que é o cargo de diretor médico-hospitalar. Além disso, contar sobre a importância desse profissional para a área de saúde e para o bom funcionamento de hospitais no país. 

Então, também é possível encontrar a posição profissional de diretor médico-hospitalar com o nome de diretor clínico. Sendo assim, o médico que ocupa esse cargo é responsável pelo planejamento estratégico da organização e o gerenciamento do hospital em que trabalha. 

Além disso, cabe a esse profissional realizar a organização da infraestrutura do espaço e  determinar a melhor maneira para utilizar as instalações hospitalares. Ainda é responsabilidade do diretor médico-hospitalar definir o grupo de trabalhadores do hospital. Como, por exemplo, o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local atende. 

Dessa forma, o profissional ainda precisa fiscalizar a realização da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de instrumentos. Além da limpeza e descarte correto dos resíduos hospitalares. 

Por isso, o profissional que ocupa o cargo de diretor médico-hospitalar trabalha como  uma ponte entre a equipe de profissionais clínicos e a direção do hospital. Sendo assim, esse profissional é responsável pelo funcionamento correto da Casa de Saúde na qual atua.

Ainda cabe ao diretor médico-hospitalar confirmar que o local segue as normas legais do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério Público e autoridades sanitárias. 

Quais as atribuições para ocupar o cargo?

Então, é importante ressaltar que CFM estabelece normas para a atuação profissional do diretor médico-hospitalar. Dessa forma, a instituição de fiscalização médica explica que cabe a essa categoria garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento médico de qualidade. Além disso, é responsabilidade do profissional assegurar condições de trabalho adequadas para médicos. 

Por isso, para entender como são as atribuições de um profissional que ocupa a função de diretor médico-hospitalar é essencial conhecer as responsabilidades estabelecidas pelo CFM para a categoria.

 Sendo assim, confira abaixo as principais responsabilidades estipuladas para médicos que exercem a função de diretor médico-hospitalar em hospitais e clínicas médicas no Brasil:

  • Responsável por responder os Conselhos Regionais de  Medicina,  autoridades  sanitárias,  Ministério  Público,  Judiciário  e  demais  autoridades; 
  • Zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares em vigor;
  • Assegurar  condições  dignas  de  trabalho para o corpo  clínico  e  dos  demais  profissionais  de  saúde; 
  •  Assegurar o pleno e autônomo funcionamento das Comissões de Ética Médica;
  •  Fiscalizar a habilitação  dos  médicos  perante  o  Conselho  de  Medicina; 
  •  Organizar  a  escala  de  plantonistas e não deixar que falte plantonistas no hospital; 
  •  Assegurar a correção do repasse dos honorários e do pagamento de salários dos funcionários; 
  •  Assegurar  que  o  abastecimento  de  produtos  e  insumos  seja adequado para o consumo do estabelecimento hospitalar. 

Qual o salário médio para o cargo no setor da saúde?

O cargo de diretor médico-hospitalar é uma posição de prestígio no setor de saúde e cuidados médicos. Por isso, diversos profissionais sonham em ocupar a posição e a concorrência para a vaga é grande.

Portanto, para conseguir ocupar um cargo de trabalho como diretor médico-hospitalar, é importante se preparar.  Além disso, é essencial contar com uma excelente formação acadêmica e ótimas experiências profissionais. 

Dessa forma, o salário médio de um profissional do setor de coordenação na área de saúde é de R $11.263,07. Sendo que a categoria tem teto salarial de R$ 32.290,32.  A jornada de trabalho é de 42 horas semanais. Então, o levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Além disso, a média salarial para profissão foi levantada por meio de estudo dos acordos coletivos de profissionais que atuam de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no país.

Vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua e do tamanho do hospital que o profissional é responsável por coordenar. 

Ainda segundo a pesquisa, o perfil profissional de quem ocupa os cargos de coordenação em hospital normalmente é de um trabalhador com 40 anos, com formação superior em Medicina e geralmente são homens. 

Como se tornar um diretor médico-hospitalar?

Se você tem vontade de se tornar um diretor médico-hospitalar é preciso completar a formação em Medicina. Após se tornar médico, o profissional precisa completar todo o ciclo profissionalizante da área da saúde. Como, por exemplo, a residência médica. 

Após se tornar um profissional qualificado e especializado no setor de saúde, o profissional tem o direito de concorrer a vagas para posição de coordenação no setor de saúde. Sendo assim, o profissional que ocupa essa posição é escolhido por eleição direta com voto secreto. Dessa forma, a votação acontece com a participação da  junta médica do hospital. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.