InícioGraduaçãoEnfermagemO que faz um enfermeiro auditor?

O que faz um enfermeiro auditor?

Entenda neste post o que faz um enfermeiro auditor, suas responsabilidades e importância dentro dos serviços de saúde. A arte de cuidar de pessoas é a essência da profissão de enfermeiro, sendo um dos grandes aprendizados na faculdade de Enfermagem.

Entretanto, a qualidade do atendimento de enfermagem, o bom desempenho das suas rotinas e atribuições,  e o bem-estar dos pacientes, são resultado do trabalho do enfermeiro auditor.

Sem essa especialização, os hospitais não teriam melhorias. Seja na forma como suas equipes de enfermagem trabalham, os desperdícios materiais seriam muito maiores e a saúde dos pacientes pior administrada.

Em dado momento, dentro da graduação de enfermagem, o estudante acabará conhecendo de forma profunda esta atividade.

O que significa uma auditoria?

A palavra auditar ou auditoria tem origem do latim, e significa ouvir e escutar.  Porém, no caso da profissão de enfermeiro auditor, a melhor explicação para a palavra vem da sua origem inglesa “audit”. Consequentemente, que quer dizer: examinar, corrigir, etc.

Em suma, a auditoria de enfermagem realiza a avaliação detalhada das atividades desempenhadas pelos enfermeiros e demais profissionais da área (auxiliares e técnicos).

Além disso, ela analisa se todos os processos estão sendo realizados em acordo com as normas, regulamentações e regras da unidade de saúde, órgãos regulares.

Com toda a certeza, podemos afirmar que a auditoria é um dos pilares da administração hospitalar em relação ao gerenciamento do trabalho dos enfermeiros. 

Em outras palavras, este profissional tem como objetivo avaliar se os recursos materiais e humanos nela empregados condizem com seus respectivos custos e resultados.

Afinal, o que faz um enfermeiro auditor?

Em meio às diversas rotinas de um enfermeiro, se torna quase impossível cada membro da equipe de enfermagem identificar e saber quais os erros estão comprometendo os resultados do time. 

A tal correria dentro de um hospital impede a visão total dos atendimentos e influencia seus resultados. Isso acaba criando dificuldade na hora do enfermeiro identificar oportunidades de melhorias.

É no meio deste cenário que surge o enfermeiro auditor. Estes auditores da unidade hospitalar, são preparados para enxergar as falhas e os problemas. Sejam estruturais ou operacionais, da mesma forma para a gestão das pessoas, indivíduos e equipes.

Basicamente, o profissional avalia a qualidade dos serviços. Porém, ele tem um papel vital no controle de custos e gastos dentro da administração hospitalar. Sem falar no seu papel regulador quando o assunto são os procedimentos junto aos pacientes.

Resumindo, o lucro dos hospitais e outras instituições de saúde, e a qualidade do atendimento junto aos pacientes, são resultado direto do que faz um enfermeiro auditor.

Pesquisas e análises na rotina do enfermeiro auditor

O serviço de auditoria é baseado em dados, estudos de metas e comparações. Com destaque para a análise de estudos de caso, observações no local, pesquisas quantitativas e qualitativas, entrevistas com pacientes e profissionais. 

O profissional realiza diversas ações de caráter exploratório, ou seja, visitas em diversos setores da unidade de saúde. Além de ter acesso às anotações de enfermagem, registros e prontuários médicos.

Seguem abaixo, em uma forma resumida, algumas das atividades desempenhadas e o que geralmente faz um enfermeiro auditor:

  • Aumentar a qualidade de serviços de assistência à saúde
  • Aprimorar a melhoria no bem-estar dos pacientes
  • Evitar desperdício de insumos e recursos materiais para a instituição de saúde
  • Avaliar a gestão dos recursos humanos de enfermagem
  • Identificar oportunidades de investimento material e contratação de novos profissionais de enfermagem
  • Gerenciar a manutenção diária na qualidade de serviços
  • Buscar novas oportunidades e formas para melhorar a assistência à saúde
  • Realizar o controle de riscos e contaminações dentro da unidade de saúde
  • Regular o correto exercício da profissão de enfermeiro
  • Presar pela proteção e segurança do trabalho dos profissionais e equipes de enfermagem

Como é o mercado de trabalho do enfermeiro auditor

O mercado de trabalho do enfermeiro auditor é muito amplo e diversificado. O profissional que ingressar nesta área poderá escolher entre as organizações de saúde tanto do setor público quanto privado. Nesse caso, podemos citar hospitais privados, clínicas particulares e planos de saúde.

À primeira vista, o estudante ou profissional já formado costuma deixar de lado esta especialidade. Acabando por focar em outras mais conhecidas. Como por exemplo, as profissões de enfermeiro socorrista, enfermeiro pediátrico, enfermeiro intensivista, etc.

Mas ao contrário do que muitos pensam, o enfermeiro auditor tem grande relevância na qualidade dos serviços de saúde oferecidos em um hospital. Igualmente, dentro de sua estrutura administrativa.

A competitividade no setor de saúde

Atualmente, os hospitais e muitas instituições privadas possuem grandes equipes de auditoria de enfermagem. 

Enfim, mesmo se tratando de prestadores de serviços de saúde, são empresas que visam geração de receita. E, consequentemente, sempre em busca de metas, maiores lucros com a melhoria no cuidado dos pacientes, sem evitar desperdícios.

Em síntese, isso é realizado através da redução de custos e cobrança de todos os atendimentos e procedimentos. Podemos adicionar o uso dos insumos e equipamentos utilizados nas atividades assistenciais de saúde.

Surpreendentemente, a competitividade existente entre os diversos concorrentes do mercado de saúde está diretamente ligada ao que faz um enfermeiro auditor. 

Desde já, decidimos mostrar para você algumas destas atribuições específicas:

  • Evitar desperdícios em materiais e medicamentos
  • Registrar anomalias na assistência de enfermagem
  • Identificar e classificar gastos nãos planejados, suas causas e consequências
  • Oferecer direcionamento estratégico das equipes
  • Realizar orientação e treinamento dos enfermeiros
  • Fornecer indicadores para melhorar a gerência de enfermagem
  • Identificar a qualidade dos registros de enfermagem em contas hospitalares

Acima de tudo, tenha certeza de que o enfermeiro auditor realiza inúmeras tarefas e o seu mercado de trabalho têm diversas oportunidades de emprego. 

Mas afinal de contas, como você pode se tornar um enfermeiro auditor?

Primeiramente, antes de pensar em se tornar um enfermeiro auditor,  você deve finalizar o curso de enfermagem que tem a duração média de 10 semestres, ou melhor, 4 anos. 

Ao obter o diploma de ensino superior, o enfermeiro então deve ter estudado e realizado todas as disciplinas teóricas e aulas práticas obrigatórias do curso.

Certamente, no caso específico do enfermeiro auditor, a experiência com a função será sempre bem-vinda.  Porém, é comum o futuro profissional realizar uma especialização logo que encerrar a sua graduação de enfermagem. 

Além disso, é comum o enfermeiro auditor realizar o aprimoramento constante em função do alto grau de responsabilidades de sua posição.

Em síntese, estudo e preparação, e as atividades de educação permanente representam uma boa estratégia para quem tem interesse nesta especialidade. Sem falar na necessidade de saber trabalhar em equipes multiprofissionais, ambientes de grande pressão por resultados e uma inteligência emocional bastante dissolvida.

Afinal, bons resultados e serviços, somados à necessidade de cuidar da saúde das pessoas é trabalho para quem está preparado. 

E aí, você curtiu estas informações e tudo o que diz respeito sobre o que faz um enfermeiro auditor? Quer mais informações sobre o curso de enfermagem e a profissão de enfermeiro? Então nos acompanhando no blog da Voomp para mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.