O que faz um enfermeiro de UTI?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Crédito: Canva

O trabalho da enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de alta complexidade e necessita de ações e reações imediatas. Afinal, neste setor do hospital, minutos e segundos fazem a diferença na vida de todos os pacientes internados. Neste post, você saberá tudo o que faz um enfermeiro de UTI.

Quando um paciente está internado e apresenta estado grave é comum a tomada de decisões que impactam diretamente a vida ou a morte de quem recebe esses cuidados. Por isso, a equipe de enfermagem é altamente treinada, além de obedecer protocolos de conduta rígidos e realiza atendimentos especiais diariamente.

Mas o que é UTI?

Em poucas palavras, a UTI é uma das unidades ou setores hospitalares responsáveis pelo atendimento de pacientes graves. O setor possui assistência médica e de enfermagem totalmente integral e 24 horas. Portanto, contínua e especializada. 

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Além disso, seus equipamentos são dotados de alta tecnologia quando o assunto é fornecer suporte de vida aos pacientes. 

Com acesso restrito, o setor é projetado para ficar em um local diferenciado e sem ruídos. Neste caso, a sua capacidade operacional deve conter ao menos 10% dos leitos totais da unidade hospitalar – o que pode variar de instituição para instituição.

Já em relação aos tipos de pacientes, a unidade intensiva tem regras específicas em acordo com o Ministério da Saúde. Em resumo, podemos encontrar nessas unidades:

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

  • Pacientes terminais que necessitam de cuidados complexos
  • Pacientes com doenças contagiosas
  • Pacientes de pós-operatório
  • Pacientes que necessitam de suporte mecânico para sobreviver (uso de equipamentos de suporte de vida)
  • Crianças Recém Nascidas com necessidade de suporte (RNs) – UTI Neonatal
  • Bebês prematuros – UTI Neonatal
  • Atualmente, pacientes com COVID-19

A equipe da UTI

As equipes multiprofissionais que integram a UTI são altamente treinadas, utilizando métodos, recursos técnicos, área física e aparelhagem específicas, capazes de manter a fisiologia vital e a sobrevida do paciente.  

Independente de cada pessoa, todos os recursos alocados dentro de uma UTI tem por objetivo manter a vida dos pacientes, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Sejam pacientes críticos ou que necessitam de cuidados especiais, todos eles recebem cuidado intensivo.

Basicamente, uma equipe de multiprofissional de UTI é formada por:

  • Médicos Intensivistas

  • Enfermeiros Intensivistas

  • Fisitoterapeuta

  • Nutricionista ou Nutrólogo (médico especializado em nutrição)

  • Psicólogo

  • Farmacêutico

  • Pessoal administrativo e serviços ténicos

O que faz o enfermeiro intensivista?

No caso específico do enfermeiro, somente um profissional de enfermagem especializado pode integrar o setor, o chamado enfermeiro intensivista. Além de sua formação regular de enfermeiro, ele deve se especializar em Terapia Intensiva ou curso técnicos similares.

Pensando no melhor desempenho da atividade, o Conselho Federal de Enfermagem recomenda que este especialista tenha algumas habilidades ou competências fundamentais para ingressar nesta área da enfermagem:

  • Conhecimento técnico especializado
  • Conhecimento científico aprofundado
  • Liderança e trabalho em equipe
  • Inteligência Emocional
  • Capacidade de dominar tecnologias

É comum que o enfermeiro de UTI tenha que tomar decisões frequentemente, saber se comunicar com facilidade e de forma clara. 

Tudo isso vai exigir do profissional uma mente equilibrada e, por que não, uma boa capacidade física para encarar os plantões e rotinas. Sem dúvida, intensos, rígidos e estressantes. 

Enfermeiro especializado

O papel do enfermeiro de UTI ou enfermeiro intensivista é altamente técnico e especializado. Definir em poucas palavras o que os profissionais fazem em sua rotina não é uma tarefa simples.

O mais importante é entender que se trata de uma atividade ampla e diversificada. Tudo o que o enfermeiro de uma Unidade de Tratamento Intensivo faz tem consequências na promoção da saúde do paciente.

Sem esquecer da preservação da sua vida:

  • Monitoramento dos sinais vitais
  • Anotações de enfermagem
  • Verificar o bom funcionamento dos aparelhos. Por exemplo: ventilador pulmonar, oxímetros, Electrocardiógrafo (ECG), etc.
  • Administração de medicamentos
  • Realizar pequenos procedimentos pré e pós-operatórios
  • Reanimação e outras práticas de ressuscitamento
  • Cuidados com higiene e alimentação

Humanização da UTI

Durante a graduação de enfermagem, o ensino técnico e científico são dois pilares fundamentais da formação de um enfermeiro.  Porém, não podemos deixar de antecipar o terceiro, mas também fundamental pilar dentro do ensino de enfermagem, a humanização, que também está presente na UTI. Portanto, quando falamos em práticas da enfermagem neste setor, ela se apresenta em diversas formas:

  • Auxiliar na boa climatização, ambientação e cuidado na iluminação natural e as divisórias entre os leitos
  • Promover o bem-estar e o conforto dos pacientes
  • Garantir as visitas diárias dos familiares junto aos pacientes internados
  • Atualizar e garantir as informações da evolução diária dos pacientes aos familiares por meio de boletins.

O enfermeiro de UTI e os desafios com o COVID-19

Atualmente, os profissionais de enfermagem alocados dentro de uma UTI se depararam com a pandemia da COVID -19. Mesmo assim, mantiveram o profissionalismo e levaram o conceito de uma batalha por plantão como um de seus mantras diários.

Nunca, a profissão de enfermeiro de UTI foi tão evidente, perante a população e a mídia. Tanto em relação a sua capacidade de salvar vidas quanto sua fragilidade como pessoas ou mesmo profissionais, que também precisam de suporte material e psicológico.

O uso intenso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e o acesso aos diversos insumos, equipamentos e equilíbrio emocional tomaram nova importância e proporções na vida de cada enfermeiro e dos outros profissionais de saúde. E nas UTIs do Brasil isso foi ainda mais chocante. 

Em suma, esses diversos fatores acabaram mudando os protocolos de atendimento destes enfermeiros em todo o Brasil. Mas sobretudo, do que faz um enfermeiro de UTI.

Enfermeiro de UTI: um dos profissionais mais qualificados

Esperamos que não tenham ficado tantas dúvidas sobre o que faz um enfermeiro de UTI e a sua importância nos serviços de saúde. Esses importantes profissionais que dedicam boa parte de sua vida no cuidado de alta complexidade junto aos pacientes graves e em estado crítico.

Certamente, podemos considerar o enfermeiro de UTI um dos profissionais mais qualificados dentro das diversas áreas e estruturas de saúde existentes no país.

Em síntese, é fato que durante o curso de Enfermagem, o futuro profissional venha a conhecer casos e situações que têm mudado essas práticas ano após ano. Enfim, será sempre um aprendizado constante para quem tem interesse nessa profissão de enfermeiro.

A importância do enfermeiro de UTI

Outra questão não menos importante, é o papel representativo e prático dele dentro da estrutura gerencial da UTI e demais áreas da enfermagem.

O fato é que eles estão muito presentes nas diversas linhas de frente da saúde municipal, estadual e federal. Independente da instituição, lá estão eles tentando salvar vidas e sendo o diferencial para milhares de pacientes.

E isso tudo ficou ainda mais evidente na chamada linha de frente junto à pandemia de Covid-19. Muitas vidas foram salvas pelos enfermeiros, dia e noite, 24 horas por dia. Sempre foi assim. Porém, agora, a importância deles ficou ainda mais evidente. Seja como grandes profissionais ou seres humanos incríveis.

Portanto, não basta apenas se tornar um estudante do curso de Enfermagem ou um futuro enfermeiro intensivista. 

Você certamente estará caminhando para uma profissão de heróis.

Acompanhe essa área da Enfermagem e muitas outras em nossos outros artigos sobre a profissão de enfermeiro. Acesse nosso site e confira mais informações.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.