InícioGraduaçãoEnfermagemO que faz um enfermeiro do trabalho?

O que faz um enfermeiro do trabalho?

Antes de tudo, saiba que a saúde das pessoas que trabalham dentro de um determinado ambiente faz parte de uma das muitas áreas da medicina. Especificamente, a essa área damos o nome de Medicina do Trabalho.

Diferente da assistência à saúde fornecida ao paciente, essa área específica da saúde é voltada para a saúde do trabalhador.

De certo modo, o foco principal do que faz um enfermeiro do trabalho são as condições de saúde e o bem-estar dos trabalhadores de determinada área, empresa, órgão ou instituição.

Basicamente, ele vai cuidar diariamente dos problemas de saúde relacionados muitas vezes em função das rotinas laborais dentro destes locais, sejam eles físicos ou mentais.

A princípio, vale ressaltar novamente que este profissional da enfermagem não realiza atendimento assistencial aos pacientes de um hospital. Mas sim, aos colaboradores dos locais acima citados, ou inclusive, clínicas especializadas em saúde ocupacional

O que é a saúde ocupacional ou saúde do trabalhador?

Em síntese, definimos a saúde ocupacional como uma categoria de conhecimentos que englobam regras, protocolos e procedimentos. Estes, têm por objetivo levar às melhores práticas para o bom desempenho das atividades de trabalho.

À primeira vista, vale a pena chamar atenção de que estes cuidados englobam todas tarefas realizadas dentro e fora do local em questão. 

Resumindo, o trabalho deste profissional visa prevenir, tratar ou mesmo eliminar os riscos dentro do ambiente de trabalho. Exatamente isso.

Portanto, este enfermeiro especialista trabalha muito sobre a prevenção de acidentes e aquelas ocorrências que podem prejudicar a saúde dos colaboradores de maneira direta ou indireta.

Equipe multiprofissional

Assim como as outras especialidades dentro da enfermagem, o enfermeiro do trabalho vai desempenhar as suas atividades com pessoas de outras áreas profissionais.

Dessa forma, temos o médico do trabalho, os técnicos de segurança do trabalho, os engenheiros, os psicólogos, os fisioterapeutas, entre outros.

Pensando nisso, é de grande importância, que se você um dia venha a trabalhar em qualquer área dentro da enfermagem, recomendamos ter certa facilidade para lidar com pessoas e equipes.

Obrigatoriedade da Saúde do Trabalho nas empresas

Sim, por incrível que pareça, a saúde do trabalhador deveria ser uma prioridade dentro das empresas brasileiras. Melhor dizendo, em todas elas. Sejam grandes indústrias até os pequenos comércios. 

Por isso, tenha sempre em mente que todo trabalho merece um acompanhamento técnico na área da saúde. Isso com certeza tem um impacto positivo na parte produtiva das empresas, sem destaque para o bem-estar do ser humano.

Consequentemente, a qualidade de vida de muitas pessoas passam pelas atividades de um enfermeiro especializado.

O que faz um enfermeiro do trabalho?

Em síntese, toda empresa precisa de um enfermeiro especializado e que cuide da saúde dos seus trabalhadores. Logo, isso pode ser feito através de ações de prevenção ou de assistência à saúde dos colaboradores.

Desde já, que tal vir com com a gente e saber mais sobre o que faz o enfermeiro do trabalho:

  • Prevenção de doenças ocupacionais
  • Prevenção de Acidentes de trabalho– Cortes e perfurações
  • Trabalhar junto às equipes de Segurança do Trabalho
  • Estar presentes nas comissões de prevenção à infecções hospitalares
  • Realizar atendimentos de urgência dentro do ambiente de trabalho
  • Ministrar primeiros socorros e curativos
  • Realizar procedimentos de imobilização e isolamento do colaborador
  • Administrar cuidados clínicos junto aos trabalhadores quando preciso
  • Promover ações de prevenção por todo o local de trabalho
  • Educar e prevenir os trabalhadores sobre questões de saúde (palestras, reuniões, consultas, Semana de Prevenção aos Acidentes de trabalho).
  • Auxiliar o médico do trabalho
  • Organizar o histórico de saúde ocupacional e manter o mesmo atualizado
  • Alertar sobre ambientes com alta periculosidade e mudanças de procedimentos
  • Ajudar a fiscalizar o correto uso de EPIS (Equipamentos de Proteção Individual)

Consequentemente, todas as atividades acima têm um impacto positivo na saúde e bem-estar dos prestadores de serviços e trabalhadores. 

Por outro lado, para que ela seja sempre feita de uma maneira correta é comum a presença de órgãos fiscalizadores como o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, Vigilância Sanitária e sindicatos da categoria

Em suma, eles têm como objetivo garantir o perfeito funcionamento dos ambulatórios da saúde do trabalhador, verificar se as ações de prevenção e educação, e as de medicina, estão sendo feitas de maneira correta.

Como se tornar um enfermeiro do trabalho

Em conclusão, somente após o fim do curso superior de enfermagem, o profissional deve realizar  uma pós-graduação em enfermagem do trabalho – o que pode ter uma duração de até 02 anos.

Oportunidades para o enfermeiro do trabalho

Antes de mais nada, o enfermeiro que decide por cuidar da saúde dos colaboradores de uma empresa, instituição ou outra estrutura produtiva deve ter em conta que sua função será bastante administrativa, preventiva e clínica.

Assim, saiba que diversos setores da área de saúde e da economia contratam enfermeiros do trabalho para cuidar da saúde de seus funcionários. 

Em função disso, diversas oportunidades são criadas para quem deseja se tornar um especialista na saúde do trabalhador. Conheça algumas delas:

  • Hospitais e instituições de saúde de médio a grande porte
  • Fábricas e indústrias
  • Empresas de médio e grande porte
  • Instituições públicas (vagas em concurso ou contratação)
  • Faculdades e universidades
  • Órgãos de fiscalização

Impacto direto na vida do trabalhador

Em suma, as funções do enfermeiro do trabalho visam cuidar da saúde e bem-estar de outros trabalhadores como ele.

Logo, este profissional da enfermagem tem um impacto direto na qualidade e nos resultado do trabalho prestado pelas pessoas em seu respectivos empregos. Além disso, podemos adicionar o seu impacto indireto na vida de cada uma delas.

Já que auxiliam e fornecem suporte físico e mental para estes trabalhadores, o que tem uma consequência em suas famílias.

Portanto, se for escolher esta área da enfermagem, tenha certeza de que o seu trabalho diário vai melhorar a vida de milhares de pessoas e famílias.

Aproveite para acessar outras informações sobre enfermagem.

Como por exemplo, quanto ganha um enfermeiro recém-formado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.