InícioGraduaçãoEnfermagemO que faz um enfermeiro nefrologista?

O que faz um enfermeiro nefrologista?

Antes que você faça cara feia para a palavra nefrologia, é melhor explicarmos para você o que ela significa. A origem vem de nefron, nome dado a uma parte do rim, responsável pela formação da urina dentro de nosso corpo. Em razão disso, o estudo sobre as diversas doenças e tratamentos ligados ao rim damos então o nome de nefrologiaE o que faz um enfermeiro nefrologista?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, essa é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Assim como o médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista, esta especialidade é incorporada a enfermagem com o enfermeiro nefrologista. 

Assistência em enfermagem e o contato com pacientes renais

Porém, no caso do enfermeiro, ele tem contato direto com os pacientes e seus familiares de uma forma muito mais intensa. Consequentemente, sua assistência passa a ser tanto técnico-científica quanto emocional. Já que um dos pilares da enfermagem é a sua característica humanizadora.

Os tratamentos ligados à nefrologia costumam ser frequentes e impactam profundamente o emocional de todos os envolvidos, sejam estes seus profissionais, pacientes e familiares.

Em função disso, o futuro especialista deve ter domínio sobre a parte técnica, assim como equilíbrio emocional.

Como se tornar um enfermeiro nefrologista?

Antes de tudo, o enfermeiro necessita ter finalizado a sua graduação no ensino superior, que tem a duração de aproximadamente 5 anos. Já no caso da pós ou especialização, ambas podem levar em média 2 anos para sua conclusão.

Portanto, somente após o fim do curso de Enfermagem é possível buscar uma especialização em nefrologia, quando todas as disciplinas teóricas e práticas forem devidamente cumpridas. 

Especialização 

Por ser uma área de estudo bastante complexa e promissora, a nefrologia exige do enfermeiro uma formação profunda e continuada. Ainda podemos adicionar a experiência necessária para as rotinas práticas exigidas pela especialidade. A  SOBEN – Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia faz o reconhecimento para quem busca homologar seu título como especialista.

Primeiramente, a especialização ou pós-graduação em nefrologia é voltada aos profissionais enfermeiros que desejam atuar na assistência à saúde em pacientes portadores de doenças renais. Sendo em sua maioria pacientes considerados crônicos. 

No caso específico, para quem não sabe, o paciente classificado como crônico é aquele que precisa de cuidados constantes e regulares para ter um bem-estar e mais qualidade de vida. 

Conteúdos específicos da nefrologia

Para entender melhor, enumeramos abaixo algumas disciplinas que o enfermeiro nefrologista encontrará em uma especialização. Lembre-se de que estes conteúdos variam de instituição para instituição. Seja uma pós-graduação ou um curso de especialização: 

  • Anatomia e Fisiologia: renal e urológica
  • Avaliação Clínica de enfermagem ao paciente de nefrologia
  • Enfermagem na Urologia
  • Enfermagem e Nefrologia aplicada nas unidades de saúde
  • Farmacologia e aplicação
  • Gerência de Enfermagem para pacientes e unidades renais
  • Práticas Clínicas e nas Unidades de Diálise
  • Sobre os transplantes renais

Agora, presumimos que você já entendeu um pouco sobre as diversas práticas clínicas e conhecimentos teóricos obrigatórios dentro da especialização de nefro

O mercado de trabalho do enfermeiro nefrologista

Enfim, ao encerrar a sua especialização, o enfermeiro nefrologista vai trabalhar diretamente na atenção e assistência aos pacientes renais. 

Além disso, esses tratamentos são muito frequentes já que as doenças ligadas aos rins englobam procedimentos periódicos como a hemodiálise e o acompanhamento ambulatorial muitas vezes semanal.

Atualmente, o profissional de enfermagem em nefrologia pode escolher onde deseja atuar. As opções mais comuns são os hospitais e clínicas particulares que possuem áreas especializadas no tratamento e atendimento de pacientes renais.

Entretanto, as oportunidades no setor público, através de concursos ou contratos de prestação de serviços também possuem grande número de especialidades. Afinal, pacientes renais crônicos não possuem recursos para bancar tratamentos tão longos e caros. Na maioria dos casos, o Sistema Único de Sáude oferece estes procedimentos com grande qualidade.

O que faz um enfermeiro nefrologista?

Antes de exemplificarmos o que faz um enfermeiro nefrologista é preciso entender um detalhes primordial dentro deste serviço: a relação entre enfermeiro especialista em nefrologia com o paciente e seus familiares será muito frequente.

Em muitos casos, ela se dará antes e depois dos procedimentos. Já que a assistência oferecida pela enfermagem deve levar em conta o acompanhamento e evolução do paciente em todos os momentos.

Rotina do profissional

Entenda um pouco sobre as rotina do enfermeiro nefrologista:

  • Acompanhar os pacientes e familiares antes, durante e depois dos tratamentos
  • Verificar a quantidade e reposição dos insumos para os procedimentos e tratamentos
  • Fornecer informações e cuidado humanizado para pacientes e acompanhantes
  • Realizar medicações durante os tratamentos quando necessário
  • Manter o local limpo e seguro de infecções
  • Auxiliar a limpeza terminal dos locais de tratamentos
  • Manipulação correta e asséptica dos cateteres e fístulas.
  • Reprocessamento dos dialisadores
  • Acompanhar a avaliação física e nutricional dos pacientes
  • Marcar e acompanhar as agendas de consultas
  • Tabular dados e anotações de enfermagem
  • Manter atualizadas todas as informações dos pacientes
  • Indicar assistência psicológica e seu encaminhamento
  • Conferir e organizar o agendamento do ambulatório de nefrologia
  • Acompanhar e auxiliar o médico especialistas nas rotinas clínicas e ambulatoriais

Além das funções acima mostradas, o enfermeiro nefrologista está envolvido em outras diversas atividades junto ao médico nefrologista:

  • Ações de prevenção de doenças renais junto aos pacientes crônicos
  • Auxílio na obtenção do diagnóstico e tratamento de pressão alta (hipertensão)
  • Acompanhamento do diagnóstico e tratamento de infecções urinárias
  • Acompanhamento, diagnóstico e tratamento de nefrites
  • Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins)
  • Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica e císticas
  • Diagnóstico e tratamento da lesão renal
  • Acompanhar e atuar na assistência direta aos pacientes da Hemodiálise
  • Interpretar exames laboratoriais para os futuros tratamentos renais (sangue, urina, proteínas, leucócitos, creatina, entre dezenas de outros)
  • Auxiliar nos procedimentos e fornecer suporte para as equipes que irão coordenador o transplante renal

O enfermeiro nefrologista humanizado

Como falamos anteriormente, a profissão de enfermeiro nefrologista necessita atualização constante e frequente contato humano. 

Em outras palavras, a assistência em enfermagem busca profissionais especializados e humanizados. Já que a saúde anda de mãos dadas com o bem-estar.

Seja qual for a escolha, o profissional de enfermagem em nefrologia pode escolher a carreira privada ou pública. Em relação a esses caminhos, o que pode diferenciar sua rotina são os salários, benefícios oferecidos e a estrutura (equipamentos e predial).

É importante destacar que a nefrologia é uma área sempre em crescimento e com diversas oportunidades profissionais. Independente do cargo ou instituição, o enfermeiro nefrologista tem impacto direto na rotina dos pacientes. 

Esses necessitam periodicamente do suporte de aparelhos e outros tratamentos para manter a sua qualidade de vida ou mesmo a sobrevivência. Configurando assim tratamentos longos e cansativos. 

Portanto, é fato que este profissional altamente capacitado faz a diferença na vida de milhares de pessoas através do seu trabalho diário e conhecimentos científicos especializados.

Quer saber mais sobre outras áreas da Enfermagem?

Acesse nosso site e conheça todos os nossos cursos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.