InícioGraduaçãoEnfermagemO que faz um enfermeiro?

O que faz um enfermeiro?

O que faz um Enfermeiro? Como é a sua rotina de trabalho e quais as áreas de mais destaque no momento?

O que todo mundo já imagina é que a profissão do enfermeiro é essencial para o bom funcionamento de hospitais, clínicas, e instituições de saúde, não faltam oportunidades para essa carreira. O mercado da área de saúde tem grande demanda por profissionais especializados.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 3,5 milhões de profissionais na área da saúde e 50% desse número se trata de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Para te ajudar, listamos informações sobre a atuação e possíveis carreiras do Enfermeiro, para que você possa tomar a sua decisão. Confira!

Diferenças entre os profissionais de Enfermagem

Uma dúvida recorrente dos estudantes é sobre qual a modalidade de formação escolher? Existem distintas categorias: enfermeiro, técnico de Enfermagem e auxiliar de Enfermagem.

A lei n.º 7.498 é responsável por regular o exercício da profissão de Enfermagem. De antemão, para te ajudar a entender a atuação de cada profissional, listamos informações úteis e veja qual é a mais adequada para o seu perfil.

Enfermeiro

O enfermeiro necessita concluir seu bacharelado em Enfermagem em uma instituição credenciado ao Ministério da educação. Em média o curso dura 4 a 5 anos variando de instituições de ensino. O enfermeiro possui um grau de especialização e nível hierárquico maior que o técnico e o auxiliar. De modo também possui melhores salários que as outras modalidades.

Técnico em Enfermagem

O tecnólogo de enfermagem compõe o quadro de enfermagem, muitas vezes supervisionado pelo próprio enfermeiro. É necessário o curso de certificação profissionalizante. Em média, a duração é cerca de dois anos. Nesse sentido, atendem pacientes de baixa e média complexidade.

Auxiliar de Enfermagem

Para se tornar um auxiliar de enfermagem o primeiro passo é realizar o curso profissionalizante de auxiliar. Em média dura de 1 ano a 1 ano e meio dependendo da instituição. Contudo, esse profissional fica encarregado de atividades mais simples, como as ambulatoriais. Além de ter sua atuação supervisionada por enfermeiros. 

O que faz um enfermeiro?

A pandemia da Covid-19 mudou quase tudo que conhecemos! Com isso aumentou a necessidade de profissionais de saúde e de tecnologia. Além de reconfigurar os mercados e mudar a forma de trabalho da maioria das empresas.

Esse profissional é responsável por atuar diretamente próximo ao paciente, prestando assistência a enfermidades, exames, zelando pelo seu bem-estar, prestando suporte em urgências, entre outras.

Muito se engana quem pensa que só se envolve em rotinas de cuidado ao paciente. Pois, existem atribuições fundamentais administrativas, como: organização e direção dos serviços de enfermagem, suprimentos e medicação, e supervisão geral dos auxiliares.

As áreas da Enfermagem são muitas, o que quer dizer que se trata de um curso bastante versátil. Desse modo, permite que você atue tanto no âmbito privado ou público. Assim como, em diversos locais de trabalho, seja clínica, hospitais, docência acadêmica. Tudo dependerá dos seus interesses de carreira.

O curso de Enfermagem está entre os mais procurados por estudantes em 2020. Além de ser considerado como um dos principais cursos da área da Saúde. Os profissionais da Enfermagem atuam diretamente com o bem-estar humano, seja na prevenção, promoção e tratamento de saúde. 

Quais as áreas pode atuar?

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as linhas de atuação se agrupam por especialidades do enfermeiro foram distribuídas em três grandes áreas que se subdividem em outras categorias:

  1. Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto (homem e mulher); Saúde do Idoso; e Urgência, e Emergência
  2. Gestão
  3. Ensino e Pesquisa

Confira as principais subdivisões de especialidades de um enfermeiro:

  • Enfermeiro Geral
  • Enfermeiro Pediatra
  • Enfermagem em Urgência
  • Enfermagem em Gerenciamento
  • Enfermagem em Estética
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermeiro de Resgate
  • Enfermeiro Geriátrico
  • Enfermeiro do Trabalho
  • Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Enfermagem em Nefrologia
  • Enfermeiro de Home Care
  • Enfermagem Cardiovascular 
  • Gestão de Bloco Cirúrgico

Quanto ganha um enfermeiro?

Para exercer suas atividades além da conclusão do ensino superior, é necessário o registro profissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem do estado onde trabalha. O tipo de especialização também interfere diretamente no salário, a localidade também, ou seja, as normas dos sindicatos de cada região e tempo de experiências.

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho a média salarial para o cargo de enfermeiro é de R $3.092,00. Dependendo da área de especialização e das experiências pode variar de R $4.144,00 a 8 mil reais.

Assim como a maioria das graduações superiores quanto maior a complexidade maior o salário. Elencamos as áreas de enfermagem mais bem remuneradas no mercado, ou as mais rentáveis, para te ajudar na escolha.

  • UTI adulta e neonatal;
  • Obstétrica;
  • Gestão e auditoria;
  • Nefrologia.

Vale ressaltar que se trata de um mercado bastante promissor para o estudante. Por outro lado, pode significar mais concorrência, por isso é necessário sempre estar antenado às mudanças do mercado.

Como é o curso de enfermagem?

O curso de Enfermagem irá preparar o aluno para atuar de forma ética e humanizada com os pacientes. Igualmente, a tecnologia e a transformação digital permitiram que essa graduação fosse oferecida não só na modalidade presencial, mas a semipresencial e a distância. 

Apesar de recente a modalidade a distância necessita de alguns requisitos. Dessa forma, apenas algumas poucas universidades são autorizadas pelo Ministério de Educação (MEC). A modalidade não traz nenhum prejuízo ao aluno, entretanto vale ressaltar esse ponto ao estudante. 

Muitos estudantes de enfermagem aproveitam para entrar no mercado de trabalho através de estágios com a graduação para ter mais prática. Visto que já nos primeiros períodos é possível estagiar supervisionado. 

A modalidade semipresencial mescla o ensino tradicional com o ensino à distância, também com regulamentação do Ministério da educação. Hoje há uma grande variedade de opções aos estudantes de mensalidades. 

Existem desde faculdades mais acessíveis com mensalidades variando de R$479 a R $3.000,00, contudo, dependendo da disponibilidade do estudante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.