InícioGraduaçãoEngenharia CivilO que faz um engenheiro civil?

O que faz um engenheiro civil?

Antes de mais nada, entender a sua futura carreira profissional é fundamental para realizar as escolhas com sabedoria e de maneira clara. Da mesma forma, para quem deseja ingressar no curso de Engenharia Civil e trilhar um dos múltiplos caminhos oferecidos por essa profissão incrível. Mas o que faz um engenheiro civil?

Afinal, já se foi o tempo em que as pessoas costumavam entrar em uma faculdade de forma totalmente despreparada. Apenas por pressão da família ou pela única razão de ter um bom salário.

Atualmente, o acesso à informações se tornou ilimitado e atinge milhares de pessoas. Em função disso, basta utilizar o seu smartphone ou um computador para esclarecer as suas dúvidas quanto à profissão que você deseja. Portanto, vá fundo e se informe.

Além de se informar aqui, procure livros com o tema ou fale diretamente com profissionais da área de engenharia civil. Em todos os casos, a falta de informações não será uma desculpa.

Com certeza, informações e dados, sites de instituições de ensino, conversas com profissionais da área de engenharia civil são muito importantes nesse momento da sua vida.

Um detalhe a mais que você souber sobre a carreira de engenheiro civil vai lhe ajudar a tomar a sua decisão.

Informações sobre o que faz o engenheiro civil

Qualquer profissão necessita de pessoas qualificadas e com um perfil, digamos, adequado para enfrentar as exigências de determinado mercado de trabalho.

Isso fica ainda mais evidente na faculdade de Engenharia Civil, que necessita de um estudante com afinidade por Ciências Exatas. Sem falar em um poder de análise diferenciado, a necessidade de trabalho em equipe e outras habilidades que envolvam a tomada de decisões. 

Enfim, você vai precisar de muito conhecimento, sejam gerais ou específicos, um raciocínio lógico apurado e uma capacidade de colocar a mão na massa.

Está preparado para esses desafios?

Como é a área da engenharia civil?

O Brasil precisa de mais engenheiros qualificados e habilidosos. Se você entendeu, procure se qualificar e desenvolver habilidades importantes para o desempenho de suas funções como futuro engenheiro civil.

Antes de tudo, busque essa qualificação constantemente. E isso começa com a escolha de uma instituição de ensino com boas avaliações e reconhecida nacionalmente.

Todas as profissões são pontuais ao desenvolvimento de um país e a evolução de sua população. Dentro do cenário brasileiro, e no caso específico da engenharia civil, a necessidade de mais profissionais da área sempre foi um assunto em pauta. 

Entretanto, essa discussão vem se aprofundando na questão da qualificação e da formação dos engenheiros.

Termômetro de Desenvolvimento

A engenharia em sua integralidade serve como um termômetro para o crescimento de uma nação, já que todos os segmentos da profissão estão ligados à competitividade e ao grau da inovação dentro de um país. 

E quando falamos especificamente nas áreas da engenharia civil, podemos adicionar o fator infraestrutura.

Enfim, realmente, é uma área gigante, tanto no quesito das possibilidades quanto onde trabalhar. Resumindo, ela é muito ampla e diversificada. 

Por isso, aproveite e conheça algumas áreas dentro da engenharia civil que estão sempre em alta:

  • Construção Civil (residências e prédios)
  • Estradas e Transportes
  • Empresas de Auditoria e Gestão de Projetos
  • Instituições de Ensino
  • Materiais de Construção
  • Saneamento
  • Fábricas e Complexos Industriais
  • Obras e projetos sustentáveis
  • Perícias

Escolhendo a faculdade de Engenharia Civil

Agora que você já tem mais segurança e entendeu um pouco mais sobre sua futura carreira, quem sabe já pode escolher o curso de Engenharia Civil. 

Desde já, o futuro engenheiro civil pode ter dúvida se vai aprofundar seus estudos em uma determinada área do curso, uma pós ou especialização,  e qual segmento escolher. 

Mas antes disso, vale a pena saber escolher a sua faculdade.

Veja se o curso de engenharia de sua escolha oferece estrutura física de acordo com as suas necessidades como estudante: salas de aula, laboratório, biblioteca, etc. 

Assim como um corpo de professores qualificados, com experiência e diversidade de conhecimentos. Com certeza, isso fará toda diferença na sua formação.

Afinal, é durante o curso de Engenharia Civil que a sua imersão dentro da profissão é iniciada. Serão anos dedicados em estudos práticos e teóricos, com muitos cálculos, tomada de decisões, aprendizados constantes e assimilação de novas tecnologias.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil? 

O curso de Engenharia Civil tem um período de duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. A faculdade em si pode ter uma variação de programas de disciplinas e grades curriculares de instituição para instituição.

Ciências Exatas

Porém, a grande maioria das disciplinas são voltadas para as Ciências Exatas. Iniciando das matérias introdutórias até à sua conclusão, portanto esteja avisado. Você vai precisar dessa habilidade, e até uma inclinação, para as áreas de matemática e física, resumidamente falando.

Química, planejamento e gestão, cálculos e fórmulas de todos os tipos e aplicações possíveis, isso e muito mais integram os conteúdos existentes dentro do programa de estudo de um Engenheiro Civil. 

E não esqueça da criatividade, praticidade em resolver as coisas, atitude, inteligência emocional, além de curtir tecnologia e inovação. Isso vai fazer a diferença em todo o curso caso você possa demonstrar essas habilidades e competências.

Mas, afinal de contas.

O que faz um engenheiro civil?

Você pode pensar: “Com certeza ele constrói casas, edifícios, pontes, etc.”  Sim, está certo. Porém, essa é basicamente a interpretação popular do conceito de engenheiro civil. 

As atribuições e as atividades inerentes à ocupação são imensas e tem influência direta na vida de todos, especificamente quando falamos em um país em desenvolvimento como o nosso.

Construção, controle de qualidade e segurança, supervisão e criação de projetos, coordenação de equipes, gerenciamento de insumos, por exemplo, materiais de construção e sua logística, criação de novas ferramentas para aplicação na engenharia, melhorias e reformas. Portanto, o engenheiro civil é um profissional envolvido em diversas áreas e projetos. 

Enfim, podemos somar à sua área de atuação: a criação, o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, rodoviários, entre diversos outros. 

A engenharia civil está no cotidiano

E muito do que você enxerga no dia a dia em sua cidade, nas estradas ou outros locais. Tudo isso é resultado do trabalho de um engenheiro. Quer ver?
Acompanhe esta lista abaixo:

  • Residências
  • Edifícios Residenciais e Comerciais
  • Rodovias
  • Pontes
  • Barragens
  • Estádios e ginásios
  • Reformas e restauração
  • Grandes projetos
  • Criações de novas tecnologias

Trabalho em equipe 

Canteiros de obras e suas dezenas de profissionais envolvidos, fornecedores, gestores, parceiros, rotina, projetos, prazos e pessoal administrativo. 

O engenheiro civil não constrói apenas prédios e casas, ele deve construir “pontes de relacionamento”. Para isso, ele precisa ter habilidade para trabalhar em equipe.

Muitas vezes, o resultado final da sua obra ou outro projeto vai depender do relacionamento no local de trabalho. Da mesma forma, a sua presença e a maneira de gerenciar diversos tipos de pessoas.

Novas tecnologias e inovações

A profissão de engenheiro civil trabalha diretamente com maquinários e ferramentas dotadas de alta tecnologia. Portanto, durante sua rotina, o profissional vai estar em contato com diversos tipos de inovações e softwares que vão exigir bastante domínio. 

Além desse cenário de adaptação, existe o engenheiro civil que tem na criação de novas tecnologias o seu trabalho diário.

Em função da sua familiaridade com exatas e sua tendência à inovação, diversos profissionais têm criado novas máquinas e ferramentas, resumindo, invenções – o que faz da engenharia civil uma área ainda mais versátil e cheia de possibilidades para quem deseja ingressar no curso.

Desafios e sucesso

Frequentemente, os desafios para quem inicia na graduação ou mesmo para os que já estão formados serão constantes. Mas valem a pena, o trabalho e o estudo sempre vem antes do sucesso.

Por isso comece a enfrentá-los desde cedo, se qualifique, tenha foco e seja resiliente.  O engenheiro civil é um profissional que está envolvido em muitas áreas e o seu mercado exige uma qualificação constante.

Logo, você estará colhendo os frutos de um sucesso promissor na área de engenharia civil.

Conheça outros artigos sobre o curso que procura ou acesse nosso site para saber mais sobre outras profissões. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.