InícioGraduaçãoEngenhariaO que faz um estagiário de Engenharia Civil?

O que faz um estagiário de Engenharia Civil?

Basicamente, o que a maioria dos estagiários de Engenharia Civil faz quando se forma é auxiliar na fiscalização de serviços em canteiros de obras e atividades administrativas.

Outro exemplo de atividade que é atribuída ao estagiário é a gestão de serviços gerais dentro de um projeto.

A fiscalização ocorre muitas vezes para que a construtora continue a possuir sua certificação de qualidade, pois é preciso apresentar evidências de que as verificações de rotina são feitas periodicamente. É aí que entra o estagiário de Engenharia Civil, que é quem faz essa verificação através de um formulário chamado de Ficha de Verificação de Serviço (FVS). Não é necessário nenhum conhecimento extra além do que é ensinado na faculdade para o preenchimento da ficha.

No caso das obras, quando essa está na fase de finalização, são repassadas ao estagiário:

  • Alguns controles de materiais,
  • O controle da equipe com o gerenciamento do tempo de trabalho por tarefas,
  • E o controle de produção e folha de pagamento.
  • De maneira geral, todos os tipos de gerenciamento são repassados ao estagiário ou auxiliar técnico da obra.

Veja na matéria a seguir o que você precisa saber se quiser estagiar no setor da Engenharia Civil. 

Treinamentos e verificações de projetos

Uma função que é destinada a um estagiário do setor é o treinamento da Equipe de Produção. Toda vez que um profissional inicia um serviço na obra, necessita de um treinamento que é realizado pelo estagiário de Engenharia Civil ou pelo Técnico em Edificações, dependendo do caso.

Outra atividade bem comum para a categoria é a atenção destinada aos projetos de arquitetura, hidráulica, entre outros. Os projetos geralmente chegam prontos, feitos por escritórios a parte. Assim, é muito comum que ocorram verificações no projeto digital são solicitadas ao estagiário.

Isso pode ocorrer quando acontecem erros, dúvidas ou até mesmo necessidade de revisão e alteração de pequenos detalhes dos projetos no decorrer de uma obra.

Aprendizado e curiosidade constantes

De início, é recomendado que o graduando possua conhecimentos em Excel, seja de nível intermediário ou avançado. Com esse conhecimento, é possível se destacar e conquistar uma vaga importante na administração de obras de engenharia.

Além disso, o conhecimentos de software AutoCAD é a necessidade da maior parte dos estágios atuais do setor. A matéria é normalmente ensinada na grade curricular dos cursos em Engenharia Civil, mas, possuir um conhecimento avançado na área pode proporcionar melhores oportunidades.

Outro fator essencial para um estagiário do setor é ser um eterno curioso. Por exemplo: não ter medo de perguntar pode ajudar o estagiário a obter um sucesso maior na empresa em que está inserido.

Muitas vezes o aluno entra no setor de construção civil sem nenhuma prática, mas ao exercitar as curiosidades e questionar os colaboradores, é possível adquirir novos conhecimentos e melhorar enquanto profissional.

Mão na massa!

Um bom exemplo prático é desenvolver conversas com os pedreiros e aprender as características da profissão de uma maneira diferente do que foi ensinado pela faculdade.

Não ter medo de colocar a mão na massa também é essencial para ter sucesso ao estagiar nessa área. Quando você se doa e dá o máximo de si em seu serviço, cria uma rede de amizade e conexões muito importante para o futuro engenheiro civil.

Aliás, se você pretende se destacar no setor, será necessário realizar bastante networking, respeitar e ser respeitado pelas pessoas. Dessa forma, através de uma rede de relacionamento profissional, as oportunidades aparecem mais facilmente para o estagiário.

Realizando um bom serviço, é possível subir de cargo na empresa onde o estágio é realizado e continuar a trilhar a carreira de maneira a subir o nível profissional constantemente.

Onde um estudante de Engenharia Civil pode estagiar?

Apesar da última crise decorrente da pandemia, aos poucos há o das atividades dos setores da Engenharia Civil e permanecem os questionamentos sobre quais as melhores empresas ou setores para se estagiar nos tempos atuais.

Podemos dizer que os setores que mais contratam são aqueles de construção civil, industrial e manutenção dentro das indústrias. A demanda de empregos pode depender da região onde o estudante de Engenharia Civil está inserido.

Outro posto são as indústrias alimentícias,  cooperativas de industrializados em amplo crescimento. Se acompanharmos o crescimento da população mundial, fica óbvio que essa área sempre irá necessitar de ampliações e, consequentemente, de mais colaboradores para aumentar sua produção e crescimento. Não é difícil encontrar vários profissionais no setor alimentício, pelo fato dele ser um dos maiores do Brasil.

Diversidade de áreas e de conhecimento

O estudante de Engenharia Civil é um profissional com facilidade para aprender novos conhecimentos. Logo, como o graduando passa por diversas matérias difíceis durante o curso, ele se torna uma pessoa com enorme facilidade de estudar e aprender. Assim, qualquer novo desafio que vier, sem dúvidas, será possível de estudar e aprender.

É possível que o estagiário atue em outras áreas as quais seu amplo conhecimento abrange, como é o caso dos cargos diferentes que não trabalham diretamente com obras. Um exemplo é o do profissional analista.

Além disso, engenheiros civis aprendem a resolver problemas e desenvolver estratégias de crescimento para as empresas. Existem casos de estagiários que trabalham com marketing e vendas de produtos da sua área, mas não trabalham como engenheiros civis.

Portanto, os candidatos a estagiário de Engenharia Civil devem aproveitar as oportunidades até mesmo em outras áreas. Essas podem ser no mercado financeiro, como bancos e empresas de contabilidade. Por possuírem facilidade em trabalhar com números e habilidades de gestão, engenheiros podem se tornar líderes em instituições financeiras.

Experiência é sempre bom!

Em outras palavras, buscar alternativas é sempre bom. Deixe as oportunidades surgirem, pois, quanto mais experiência, mais você poderá se desenvolver profissionalmente. Assim, é possível filtrar interesses e afinidades a fim de escolher a melhor área de atuação.

Se interessou pela graduação e pelo mercado de trabalho da Engenharia Civil? Então descubra mais sobre o curso e sobre as habilidades necessárias aos engenheiros em mais matérias no nosso site:

O que faz um engenheiro civil?

Vestibular para Engenharia Civil: como funciona

Tudo o que você precisa saber sobre Engenharia Civil EAD

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

As novas áreas da Engenharia Civil

Quando ganha um engenheiro civil que atua no interior do Brasil?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.