O que faz um estagiário de Engenharia Civil?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Basicamente, o que a maioria dos estagiários de Engenharia Civil faz quando se forma é auxiliar na fiscalização de serviços em canteiros de obras e atividades administrativas.

Outro exemplo de atividade que é atribuída ao estagiário é a gestão de serviços gerais dentro de um projeto.

A fiscalização ocorre muitas vezes para que a construtora continue a possuir sua certificação de qualidade, pois é preciso apresentar evidências de que as verificações de rotina são feitas periodicamente. É aí que entra o estagiário de Engenharia Civil, que é quem faz essa verificação através de um formulário chamado de Ficha de Verificação de Serviço (FVS). Não é necessário nenhum conhecimento extra além do que é ensinado na faculdade para o preenchimento da ficha.

No caso das obras, quando essa está na fase de finalização, são repassadas ao estagiário:

  • Alguns controles de materiais,
  • O controle da equipe com o gerenciamento do tempo de trabalho por tarefas,
  • E o controle de produção e folha de pagamento.
  • De maneira geral, todos os tipos de gerenciamento são repassados ao estagiário ou auxiliar técnico da obra.

Veja na matéria a seguir o que você precisa saber se quiser estagiar no setor da Engenharia Civil. 

Treinamentos e verificações de projetos

Uma função que é destinada a um estagiário do setor é o treinamento da Equipe de Produção. Toda vez que um profissional inicia um serviço na obra, necessita de um treinamento que é realizado pelo estagiário de Engenharia Civil ou pelo Técnico em Edificações, dependendo do caso.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Outra atividade bem comum para a categoria é a atenção destinada aos projetos de arquitetura, hidráulica, entre outros. Os projetos geralmente chegam prontos, feitos por escritórios a parte. Assim, é muito comum que ocorram verificações no projeto digital são solicitadas ao estagiário.

Isso pode ocorrer quando acontecem erros, dúvidas ou até mesmo necessidade de revisão e alteração de pequenos detalhes dos projetos no decorrer de uma obra.

Aprendizado e curiosidade constantes

De início, é recomendado que o graduando possua conhecimentos em Excel, seja de nível intermediário ou avançado. Com esse conhecimento, é possível se destacar e conquistar uma vaga importante na administração de obras de engenharia.

Além disso, o conhecimentos de software AutoCAD é a necessidade da maior parte dos estágios atuais do setor. A matéria é normalmente ensinada na grade curricular dos cursos em Engenharia Civil, mas, possuir um conhecimento avançado na área pode proporcionar melhores oportunidades.

Outro fator essencial para um estagiário do setor é ser um eterno curioso. Por exemplo: não ter medo de perguntar pode ajudar o estagiário a obter um sucesso maior na empresa em que está inserido.

Muitas vezes o aluno entra no setor de construção civil sem nenhuma prática, mas ao exercitar as curiosidades e questionar os colaboradores, é possível adquirir novos conhecimentos e melhorar enquanto profissional.

Mão na massa!

Um bom exemplo prático é desenvolver conversas com os pedreiros e aprender as características da profissão de uma maneira diferente do que foi ensinado pela faculdade.

Não ter medo de colocar a mão na massa também é essencial para ter sucesso ao estagiar nessa área. Quando você se doa e dá o máximo de si em seu serviço, cria uma rede de amizade e conexões muito importante para o futuro engenheiro civil.

Aliás, se você pretende se destacar no setor, será necessário realizar bastante networking, respeitar e ser respeitado pelas pessoas. Dessa forma, através de uma rede de relacionamento profissional, as oportunidades aparecem mais facilmente para o estagiário.

Realizando um bom serviço, é possível subir de cargo na empresa onde o estágio é realizado e continuar a trilhar a carreira de maneira a subir o nível profissional constantemente.

Onde um estudante de Engenharia Civil pode estagiar?

Apesar da última crise decorrente da pandemia, aos poucos há o das atividades dos setores da Engenharia Civil e permanecem os questionamentos sobre quais as melhores empresas ou setores para se estagiar nos tempos atuais.

Podemos dizer que os setores que mais contratam são aqueles de construção civil, industrial e manutenção dentro das indústrias. A demanda de empregos pode depender da região onde o estudante de Engenharia Civil está inserido.

Outro posto são as indústrias alimentícias,  cooperativas de industrializados em amplo crescimento. Se acompanharmos o crescimento da população mundial, fica óbvio que essa área sempre irá necessitar de ampliações e, consequentemente, de mais colaboradores para aumentar sua produção e crescimento. Não é difícil encontrar vários profissionais no setor alimentício, pelo fato dele ser um dos maiores do Brasil.

Diversidade de áreas e de conhecimento

O estudante de Engenharia Civil é um profissional com facilidade para aprender novos conhecimentos. Logo, como o graduando passa por diversas matérias difíceis durante o curso, ele se torna uma pessoa com enorme facilidade de estudar e aprender. Assim, qualquer novo desafio que vier, sem dúvidas, será possível de estudar e aprender.

É possível que o estagiário atue em outras áreas as quais seu amplo conhecimento abrange, como é o caso dos cargos diferentes que não trabalham diretamente com obras. Um exemplo é o do profissional analista.

Além disso, engenheiros civis aprendem a resolver problemas e desenvolver estratégias de crescimento para as empresas. Existem casos de estagiários que trabalham com marketing e vendas de produtos da sua área, mas não trabalham como engenheiros civis.

Portanto, os candidatos a estagiário de Engenharia Civil devem aproveitar as oportunidades até mesmo em outras áreas. Essas podem ser no mercado financeiro, como bancos e empresas de contabilidade. Por possuírem facilidade em trabalhar com números e habilidades de gestão, engenheiros podem se tornar líderes em instituições financeiras.

Experiência é sempre bom!

Em outras palavras, buscar alternativas é sempre bom. Deixe as oportunidades surgirem, pois, quanto mais experiência, mais você poderá se desenvolver profissionalmente. Assim, é possível filtrar interesses e afinidades a fim de escolher a melhor área de atuação.

Se interessou pela graduação e pelo mercado de trabalho da Engenharia Civil? Então descubra mais sobre o curso e sobre as habilidades necessárias aos engenheiros em mais matérias no nosso site:

O que faz um engenheiro civil?

Vestibular para Engenharia Civil: como funciona

Tudo o que você precisa saber sobre Engenharia Civil EAD

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

As novas áreas da Engenharia Civil

Quando ganha um engenheiro civil que atua no interior do Brasil?

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.