InícioGraduaçãoPsicologiaO que faz um psicólogo escolar?

O que faz um psicólogo escolar?

A psicologia é crucial para o desenvolvimento do autoconhecimento. Entretanto, engana-se quem pensa que os profissionais dessa área atuam exclusivamente como psicólogos clínicos. 

Dessa forma, entre tantos ramos disponíveis, um deles é a psicologia escolar. Pouco valorizada, quase nada falada, menor ainda é a prática dessa profissão. 

Mas não porque os bacharéis dessa graduação não querem e sim porque nem todas as escolas contratam esse tipo de serviço. 

Instituições de educação que possuem menos poder aquisitivo acham desnecessário contratar um Psicólogo Educacional para aumentar o desenvolvimento da escola. Isso porque o investimento financeiro pode ser além do possível dentro daquele sistema. 

Sobretudo, é importante destacar que o desenvolvimento de uma escola acontece juntamente com coordenadores, professores, diretores, presença dos pais e, principalmente, com o apoio de um psicólogo escolar

Ou seja, a importância de um terapeuta educacional se dá, justamente, por causa de seus estudos realizados na área escolar. Pois, estuda-se sobre os comportamentos dos discentes, melhorias na gestão da instituição, capacitação psicológica e emocional para os docentes, entre outras análises. 

O psicólogo escolar

Antes de mais nada, é preciso elencar o que um terapeuta educacional faz. A seguir veremos algumas das atribuições realizadas por esses profissionais no âmbito escolar: 

  • Estimulação, aconselhamento profissional e vocacional;
  • Ações preventivas;
  • Instrução e aconselhamento familiar;
  • Intervenção na melhoria de questões educacionais;
  • Desenvolvimento de ações grupais com toda equipe escolar a fim de gerar melhorias nas relações interpessoais. 

Além das atribuições citadas anteriormente, há outras que são cruciais para o convívio escolar. 

Dessa forma, o psicólogo presta um serviço fundamental no ato de instruir os estudantes e professores sobre assuntos importantes naquele determinado momento. Podemos mencionar temas como bullying, drogas, perigo da internet, problemas psicológicos, relacionamento familiar, entre outros. 

Ao mesmo tempo em que realiza essas capacitações, o terapeuta é responsável por perceber as necessidades especiais no aprendizado dos alunos. Sempre colaborando para o desenvolvimento escolar dos discentes. 

Em síntese, o psicólogo é um personagem indispensável para promover o desenvolvimento dos discentes, docentes e as demais pessoas interligadas ao contexto educacional. 

Principais funções de um psicólogo escolar

 Acompanhar alunos e pais

 O acompanhamento de pais e alunos, geralmente chamado de orientação psicológica, não é uma psicoterapia. Pois, aqui, o terapeuta educacional não tem a função de um psicólogo clínico. 

Assim, o terapeuta fica responsável por desenvolver ações mediadoras juntamente com outros profissionais da escola. A finalidade é superar as adversidades nas relações entre os alunos e suas famílias para com a escola. Ou seja, para  criar uma relação de bem-estar entre os envolvidos. 

Incentivar projetos de prevenção

 Posteriormente, foi falado como a prevenção é um dos papéis atribuídos a esse profissional. 

Nesse sentido, os terapeutas são responsáveis por avaliar o âmbito educacional. Isso é feito prestando apoio e aconselhando os estudantes – a fim de evitar ou tentar reduzir alguns problemas que possam prejudicar o desenvolvimento escolar do discente. 

Além disso, o psicólogo atua também na efetivação de projetos voltados para o combate ao uso de drogas, a conscientização sobre o bullying e aos problemas alimentares (como anorexia e bulimia). Ainda podemos mencionar o enfrentamento à depressão e ansiedade, ações que melhorem o convívio entre os alunos, as famílias e os funcionários da escola. 

Propiciar métodos para melhorar o aprendizado

 O terapeuta escolar é encarregado de observar os alunos e pontuar questões psicológicas ou de relações familiar e escolar objetivando, juntamente com, o corpo docente e demais profissionais, desenvolver uma melhor adaptação daquele discente em relação ao ambiente escolar.

Conhecer a instituição de ensino

Definitivamente é impossível um psicólogo educacional atuar dentro de uma escola sem conhecê-la. É crucial o conhecimento do colégio para que ele compreenda como é o seu funcionamento interno. Dessa forma, poderá estudar métodos educacionais para melhorar o desempenho da escola. 

Estimular as habilidades socioemocionais

Primeiramente, vamos saber o que são essas habilidades: questões que cada indivíduo adquire para lidar melhor com as suas próprias emoções.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes precisam estar aptos para lidar com suas emoções ao longo da carreira estudantil, do mercado de trabalho e da própria vida. 

Essas habilidades são presenciadas desde o início da vida escolar de cada discente, por esse motivo entrou como base curricular no ensino brasileiro.

 Algumas competências socioemocionais

  •  Empatia: essa palavra significa a capacidade de entender (ou pelo menos tentar) os sentimentos dos outros.

 O psicólogo atuará como um esclarecedor das diferenças sociais, econômicas e emocionais de cada indivíduo, dentro do ambiente escolar. 

  • Foco: manter o foco pode ser muito difícil para algumas pessoas. Por isso o terapeuta irá observar, compreender e trabalhar em cima do problema causador desse desfoque no aluno.

Ao passo que mostra a importância do foco no desenvolvimento escolar e pessoal do discente. 

  • Persistência: persistir em algo pode ser um trabalho árduo se você não tiver motivação. Assim, o psicólogo ajudará a manter o indivíduo (tanto os alunos, quanto os profissionais da instituição) motivado. O objetivo é ativar a persistência de acordo com as particularidades e prioridades de cada um. 
  • Responsabilidade: uma das principais habilidades, pois é o ato de gerenciar as próprias obrigações e, com isso, realizar todas as tarefas dentro do parâmetro estabelecido. 

Então, o terapeuta auxiliará no ensino de métodos para organizar e planejar as atividades diárias dos indivíduos.

  • Criatividade: esse é o ato de criar coisas novas e úteis. O psicólogo trabalhará na incitação da liberdade criativa, utilizando métodos psicológicos para fazer com que a pessoa liberte seus próprios pensamentos sem se importar com o julgamento alheio. 
  • Consciência social: essa é a prática da capacidade que uma pessoa tem em observar e compreender a sociedade ao seu redor. 

Por fim…

O trabalho de um terapeuta nessa área pode parecer fácil, mas muitas vezes acaba se tornando algo mais complicado. 

Primeiramente, os indivíduos precisarão saber o que isso significa, em seguida deverão estar abertos para lidar com as divergências que encontrarão durante todo o desenvolvimento dessa habilidade. 

Sabemos que o ambiente escolar é carregado de diferentes vivências, costumes e culturas. Por isso, é de importância máxima que essa habilidade seja desenvolvida diariamente para que não haja a exclusão de nenhum indivíduo por causa de sua particularidade. 

Portanto, o psicólogo escolar será responsável por encontrar métodos de trabalhar a consciência social envolvendo todo o corpo estudantil e os colaboradores daquele ambiente escolar. Tendo como resultado um bom convívio e um excelente desenvolvimento interpessoal entre todos os envolvidos. 

Se você está pensando em cursar psicologia, veja tudo o que você precisa saber antes do vestibular e descubra se você tem o perfil para a profissão.

Você também pode conferir outros detalhes da graduação em psicologia clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.