O que faz um psicólogo hospitalar?

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.

Crédito: Foto de .Klaus Nielsen no Pexels.

Trabalhar como psicólogo hospitalar é uma profissão desafiadora, pois o profissional vai lidar com diversas situações. É preciso ter um perfil centrado e que não se deixe abalar facilmente. Mesmo assim, a empatia e a solidariedade com os pacientes são essenciais.

O mercado está em busca constante por profissionais com essa formação. Pois o setor da saúde é carente, principalmente na área de psicologia. Se você tem interesse em ingressar nessa carreira, aqui você encontrará todas as informações necessárias.

Qual a função de um psicólogo hospitalar?

A psicologia hospitalar presta atendimento terapêutico e seus profissionais normalmente são integrados a uma equipe multidisciplinar. Quem seguir carreira como psicólogo hospitalar vai atuar somente dentro dos hospitais, e vai desempenhar funções como:

Vai fazer vestibular para Psicologia?

Descubra qual área de atuação mais combina com você

 

  • Acompanhamento em casos de quadros delicados de doenças;
  • Cirurgias de alto risco;
  • Diagnósticos não esperados;
  • Falecimento de entes queridos.

Como se pode ver, o profissional não vai focar somente no paciente, mas também dos familiares que precisarão de atendimento terapêutico. Além disso, é possível que seja preciso atender até mesmo colegas profissionais de saúde.

Sua colaboração não será feita sozinha. Também poderá trabalhar junto a uma equipe composta por médico, enfermeiros, fisioterapeutas etc. Isso vai depender de cada caso, contudo ele nunca vai trabalhar totalmente sozinho!

Esse trabalho, como já dito, é desafiador, e o profissional precisa ter estrutura mental e física para acompanhar. É o psicólogo hospitalar que vai ouvir o paciente, entender a sua “dor” e minimizá-la da melhor forma possível. Este profissional é essencial para a recuperação de muitos pacientes!

Descubra como se tornar um psicólogo hospitalar

Quem deseja seguir essa carreira precisa realizar a graduação de psicologia em uma universidade. Um curso desses leva 4 anos para ser concluído. Há várias opções de faculdades que oferecem esse curso.

Na graduação de psicologia temos o tipo bacharelado e licenciatura. Se você quer seguir carreira como psicólogo hospitalar, o indicado é fazer o bacharelado. Já a licenciatura é para quem deseja se preparar para o âmbito acadêmico.

Ao escolher a faculdade para realizar a sua graduação, leve em consideração a “fama” da faculdade. Além disso, não esqueça de checar a nota do MEC, esse é um fator muito importante. Fazer uma graduação em psicologia em uma faculdade confiável vai fazer a diferença no futuro da sua carreira.

Durante o curso, você precisará estar preparado para a alta demanda de leituras, trabalhos, provas. Ao longo da graduação, você vai se deparar com disciplinas como:

  • Neuropsicologia;
  • Psicologia comportamental;
  • Teoria Psicoterápica;
  • Entre outras.

Qual o salário desse profissional?

O mercado de trabalho nessa área é muito bom, e o salário em média desse profissional pode chegar a R$3. 278,00. Considerando um profissional que leva uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.

Esta é apenas uma média, e pode variar de acordo com a região em que o psicólogo hospitalar trabalha. Além disso, hospitais particulares podem oferecer um salário maior.

Para quem deseja seguir essa carreira, também pode considerar prestar concurso na área. Dependendo do concurso, o profissional pode ganhar de R $2.000,00 a R $10.000,00. Outro fator que influencia no salário, é o nível de formação e qualificações.

Quem deseja trabalhar no SUS por exemplo, pode ganhar em média R $2.785,00 trabalhando 33 horas semanais. Além de receber outros benefícios.

Portanto, se você tem interesse em seguir carreira como funcionário público dentro dessa área, acompanhe os editais. E fica a dica de procurar sempre se especializar para conseguir as melhores vagas e benefícios.

Dicas de universidades para estudar Psicologia

Escolher uma universidade pode ser difícil, afinal existem muitas opções. Contudo, existem aquelas que são reconhecidas pela qualidade de determinados cursos. E você precisará estar atento à qualidade que a universidade oferece.

Durante o processo de escolha de uma universidade, pesquise sobre ela e descubra:

  • Qual a nota do MEC no curso de psicologia;
  • Pesquise sobre o corpo docente;
  • Veja como é a estrutura de universidade;
  • Valores da mensalidade;
  • Benefícios extras que a universidade pode oferecer (como desconto em uma pós-graduação).

Neste tópico você encontrará uma lista de algumas universidades que são reconhecidas pelo curso de psicologia. Não é obrigatório que você comece estudar em uma delas, mas pode ser uma forma de você começar a pesquisar, veja:

  • União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Norte do Pará (UNOPAR);
  • União Escolas Superiores Cuiabá (UNIC);
  • Faculdade de Mauá (FAMA).

Depois de realizar a sua graduação, planeje-se para fazer uma pós-graduação. Pois assim você fica mais qualificado, e além de adquirir conhecimento pode crescer na sua carreira.

Demanda no mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área de psicologia é promissor. Este é um cargo com alta demanda, e continua crescendo aqui no Brasil.

Como já dito, esse profissional é essencial na equipe médica, e colabora de forma efetiva na recuperação dos pacientes. Sendo assim, não vai faltar oportunidade para você conseguir um emprego nessa área.

Para ter sucesso no mercado, é preciso ter uma boa graduação, se possível uma especialização com relação na área. Além disso, a experiência na área é um ponto a favor. Principalmente é preciso estar com o registro ativo e regular ao conselho da classe.

Para acompanhar vagas de emprego na área não tem segredo, basta acompanhar os classificados ou sites de emprego. Além disso, se quer seguir carreira como funcionário público, precisa acompanhar os editais.

Por se tratar de uma área com alta demanda, a concorrência necessariamente não é um problema. Contudo, ela ainda existe, sendo assim, é preciso estar preparado para se destacar no mercado de trabalho.

Setores de atuação de um psicólogo hospitalar

Quando se fala da carreira de um psicólogo hospitalar, é comum pensar no trabalho no hospital de uma forma geral. Contudo, existem segmentos dentro da área hospitalar que o profissional pode atuar.

Dependendo da área e carga horária, isso também pode influenciar no salário do profissional. Veja quais são esses segmentos de atuação:

  • Atividades de apoio à gestão de saúde;
  • Atividades de terapia ocupacional;
  • Planos de saúde;
  • Atividades de atendimento hospitalar;
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências;
  • Educação superior – graduação (licenciatura);
  • Outras atividades de atenção à saúde humana.

Concluindo, esta é uma área que oferece ótimas oportunidades para quem deseja se tornar psicólogo hospitalar. Se você quer saber mais sobre a área da saúde, veja mais em nosso blog.

Conheça mais sobre a área de psicologia conferindo mais detalhes sobre o curso. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.