O que um dentista faz?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Anna Shvets no Pexels.

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo? Isso mesmo, você não leu errado! Segundo uma publicação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com mais dentistas no mundo. E ainda tem mais, desde 2010, o número de dentistas já aumentou mais de 42,27%, bastante né? Confira mais detalhes aqui

Portanto, em um país com um mercado tão aquecido e promissor para profissionais da odontologia, nós queremos te fazer a seguinte pergunta: Você sabe o que um dentista faz?

Vem que a gente te explica!

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

O dentista e suas principais funções

De maneira geral, o dentista é responsável pela saúde, pelo bem-estar e pela estética bucal das pessoas. Ele possui todo o entendimento sobre os dentes, maxilar, gengiva e todas as diversas áreas que envolvem a boca. Além disso, atua na realização de diagnósticos, nos cuidados preventivos e no tratamento de doenças na região da boca.  Logo, suas principais funções são:

  • Limpeza da região bucal;
  • Restauração;
  • Instalação e manutenção de próteses;
  • Tratamento contra cáries;
  • Realização de cirurgias;
  • Procedimentos estéticos;
  • Elaboração de diagnósticos;
  • Prevenção de doenças.

O perfil do dentista

Sabemos que cada profissional exige perfis e habilidades diferentes, além de adquirir os conhecimentos teóricos e práticos que uma graduação oferece, o profissional deve possuir um perfil “específico” para a área desejada. Assim sendo, o dentista também apresenta algumas características que a profissão demanda. As principais são:

  • Saber lidar com as pessoas;
  • Ser altruísta e gostar de cuidar de todos os indivíduos;
  • Não distinguir os pacientes, todos são importantes para o dentista;
  • Ser empático e demonstrar segurança e confiança;
  • Adquirir habilidades manuais, demonstrando uma boa coordenação motora;
  • Saber resolver problemas diversos;
  • Possuir espírito de equipe;
  • Ter bastante paciência e estar atento aos detalhes.

Onde o dentista pode atuar?

Já explicamos as principais funções de um dentista e o perfil que o profissional deve seguir. Portanto, agora você deve estar se perguntando quais áreas que o dentista pode atuar?

A área de Odontologia no Brasil é bem diversa e, cada vez mais, surgem novas áreas. Em outras palavras, o mercado é bem atrativo pois o profissional pode se especializar em algum nicho ainda pouco explorado. 

Ficou com curiosidade? Venha descobrir onde o dentista pode atuar.

Clínico geral

Área responsável pelo cuidado geral da saúde bucal do paciente, suas principais funções são limpeza, tratamento de tártaros e cáries, remoção dos dentes de leite, restaurações, entre outras. 

Odontologia estética

Essa especialidade tem como função unir a beleza com a saúde bucal, os profissionais dessa área buscam preservar a integridade dos dentes, tornando- os mais bonitos.

Implantodontia

Essa área dedica-se a realizar implantes dentários, por meio da instauração de pinos. Os processos são realizados por meio de cirurgias.

Odontopediatria

Os profissionais dessa área são responsáveis pelo cuidado da saúde bucal de bebês, crianças e até adolescentes.

Endodontia

Setor da Odontologia que realiza o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a raiz dos dentes.

Radiologia Odontológica

Ramo da Odontologia e da Radiologia que utilizam a obtenção de imagens da face e da arcada dentária para a realização de diagnósticos. 

Odontologia legal

O profissional dessa área analisa todas as causas possíveis que podem ter atingido e prejudicado determinada pessoa. Os estudos são realizados a partir do maxilar e da arcada dentária.

Odontogeriatria

Especialização que promove todos os cuidados bucais de idosos, realizando o tratamento de doenças e problemas comuns nos indivíduos dessa faixa etária.

Prótese Dentária

Área que implementa próteses dentárias, a fim de recuperar a harmonia do sorriso e suprir a deficiência estética que a falta de dentes pode provocar. 

Cirurgia Buco-Maxilo Facial

Setor da Odontologia que cuida das doenças bucais e das cavidades orais como traumatismos, deformidades, traumas, entre outros.

Além disso, o dentista pode abrir uma clínica particular, trabalhar em hospitais, fazer atendimento a domicílios, entre outros. Há também a possibilidade de realizar algum concurso público ou seguir a carreira acadêmica. Enfim, as oportunidades são várias.

O cotidiano do dentista

O dia a dia de um profissional da Odontologia varia de acordo com a área de atuação, assim como em todas as outras profissões. As situações podem até ser diferentes, mas a maneira que o serviço é realizado irá ser muito parecido, na maioria das vezes.

Portanto, na maior parte dos casos, o dentista atua dentro de um consultório, recebendo pacientes e atendendo às suas necessidades. Assim sendo, o bom relacionamento com os pacientes é fundamental para o sucesso profissional do dentista.

Passos para se tornar um dentista.

Ficou com vontade de fazer parte do mundo da Odontologia? Separamos algumas dicas, confira abaixo.

  • O primeiro passo é escolher a instituição de ensino desejada, lembrando que ela deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Aproveitar ao máximo todo o conhecimento teórico e prático adquirido na graduação;
  • Obter um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
  • Após concluir a faculdade, buscar por cursos de especialização a fim de se destacar no mercado de trabalho;
  • Dedique-se para tornar-se um excelente profissional.

Agora que você descobriu que Odontologia é uma carreira promissora, já pensou em seguir nessa área?

Caso você queira seguir carreira nessa área e não se sente 100% seguro da sua decisão, não se preocupe! Separamos algumas dicas para te ajudar. Dê uma olhada:

  • Não esqueça de sempre estudar as suas preferências pessoais.
  • Avaliar quais disciplinas você possui afinidade.
  • Estudar  as suas habilidades.
  • Pesquisar todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.