InícioGraduaçãoTeologiaPara estudar Teologia no século XXI, precisa ser religioso ou ter alguma religião?

Para estudar Teologia no século XXI, precisa ser religioso ou ter alguma religião?

Pensou que para estudar Teologia precisa, necessariamente, ter religião? Está enganado. Tampouco é somente para àqueles que pretendem entrar em uma instituição confessional ou religiosa: padres, freiras, pastores ou religiosos de diferentes crenças. Então, podemos concluir que a Teologia é o estudo para quem gosta de conhecer, ler e pesquisar mais profundamente a vida e as religiões.

O estudante vai se deparar com uma ciência humana que analisa como as crenças e a fé influenciam culturas e sociedades. O futuro teólogo analisará a fé e as religiões sob diferentes aspectos, opiniões e contextos históricos.  Enfim, seus estudos englobarão as mais diferentes crenças e suas influências na sociedade. Afinal, o curso de Teologia segue todas as normas e regras do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Órgão está ligado ao Ministério da Educação (MEC), responsável por regulamentar a vida acadêmica dos estudantes no país.

Novo perfil de quem estuda Teologia

O perfil de quem estuda mudou muito ao longo da história. No início do Cristianismo, cabia-lhe apenas dupla função. Seu papel era “sistematizar criticamente a doutrina e traduzi-la para os homens da cultura da época”.  Como resultado, de apenas um único modo cristão a seguir. Mas, isso mudou com as reformas e as transformações sociais e religiosas ao longo dos séculos. O Cristianismo foi ficando plural e ganhou novos adeptos. Então, surgiram novas denominações religiosas.

Por conta disso, o papel de quem estuda atualmente também se alterou e se ampliou. Sobretudo, os teólogos são estudiosos preparados para atuar em diferentes frentes sociais. Podem ser religiosas ou não. Em suma, farão abordagens antropológicas, sociológicas e filosóficas sobre povos e nações, interpretando suas leis e seus dogmas a partir da religião e da fé. Vão aprofundar o conhecimento sobre a fé e desvendarão o mundo das distintas religiões que habitam o mundo.

Conheça mais sobre a Teologia na história (clique aqui)

A carreira religiosa deixou de ser a prioridade para quem busca o curso, diz o atual presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), César Kuzma, em uma entrevista, em 2017.  Nesse ínterim, Kuzma avaliava a mudança que se estava configurando no perfil do teólogo e que hoje está mais definida. Segundo o teólogo, leigos com interesse em aprofundar seus conhecimentos pessoais fazem parte deste novo perfil. Outros estão interessados  em  aplicar a Teologia em outras áreas da sociedade também têm procurado cada vez mais o curso.

Mudanças nos cursos de Teologia

As universidades também têm se preocupado e olhado com mais atenção à essa realidade. Há instituições que desenvolvem  cursos para que atendam a diferentes denominações religiosas, com um diálogo inter-religioso. Outros que seguem uma doutrina religiosa, mas cientes destes novos ares, focam em formar bacharéis com um perfil ecumênico e crítico-reflexivo, e que também dialoguem com a diversidade. Afinal, podem atuar como consultores na política, na economia, na empresa privada.

Outro pensador, o leigo italiano Christian Albini, antevia anos atrás que havia “canteiros abertos”, nos quais  os teólogos deveriam estar preparados para atuar. Em suma, temas em ascensão ainda hoje, como pluralismo religioso, as novas fronteiras da ética (bioética, ética sexual, ética ambiental…), a laicidade e a democracia. Também endossou assuntos não menos importantes e que ainda requerem atenção. Enfim, a pós-modernidade, a justiça social no contexto da globalização, a relação com a ciência, a dimensão feminina, o aprofundamento da comunhão para ir rumo a uma Igreja menos clerical, são tema citados por Albini.

Conheça perfis teólogos leigos contemporâneos

Teólogo William Lane Craig

Teólogo e filósofo estadunidense. Como teólogo, suas especialidades são estudos sobre o Jesus histórico e teologia filosófica. Craig fez contribuições importantes para discussões sobre o argumento cosmológico em favor da existência de Deus. Trabalha também a onisciência divina, teorias do tempo e eternidade e para a historicidade da ressurreição de Jesus. Enfim, sua pesquisa atual está relacionada com a auto existência de Deus (asseidade divina) e o desafio que concepções platônicas sobre objetos abstratos apresentam para esta doutrina.

Teóloga Marcella Maria Althaus-Reid

Teóloga argentina, catedrática de Teologia Contextual e Docente Sênior de Teologia Sistemática e Ética Cristã na Escola de Teologia de New College, Universidade de Edimburgo, Escócia. Quando tomou posse era a única professora de Teologia em uma universidade escocesa. Como resultado, tornou-se a primeira professora em New College em seus 160 anos de história. Participou dos movimentos LGBT e feminista.

Teóloga Alister McGrath

Teólogo cristão irlandês, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. Possui pós-doutorado em biofísica molecular. Doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Portanto, como ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.

Exemplos brasileiros de teólogos

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Doutora em Teologia, com graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.  Atualmente é professora titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio. Tem experiência em Teologia Sistemática. Desta forma, atua nos seguintes temas: Deus, alteridade, mulher, violência e espiritualidade. Dessa forma, tem pesquisado e publicado nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil. Atualmente, seus estudos e pesquisas vão primordialmente na direção do pensamento e escritos de místicos contemporâneos e da interface entre Teologia e Literatura.

Cesar Augusto Kuzma

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da PUC-Rio – Graduação e Pós-Graduação. Em síntese, desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Escatologia, Eclesiologia/Laicato, Pastoral e Ética, correlacionando temas de escatologia, eclesiologia e cristologia. Em suma, procura sempre discernir a partir da visão do cristão-leigo e sua situação na Igreja e na sociedade.

Leia mais

O que é o curso de Teologia

Confira 7 áreas para quem quer trabalhar com teologia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.