InícioGraduaçãoAgronegócioPor que um curso de agronegócio é tão importante para o Brasil?

Por que um curso de agronegócio é tão importante para o Brasil?

Antes de mais nada, podemos dizer que um curso de agronegócio é tão importante para o Brasil simplesmente porque é o maior pilar econômico do país.

Carinhosamente, a área é chamada de Agro, e na mídia em geral esse termo já ficou bastante popular. E é exatamente isso que desejamos mostrar para todos vocês. Independentemente de onde você esteja ou quem seja. Toda a pessoa ou futuro estudante do curso precisa ter a noção exata da sua importância. 

Educação voltada para desenvolvimento do Brasil

Primeiramente, há muitas décadas exportamos vários tipos de itens provenientes da terra que cultivamos. Além dos animais que criamos, espécies e raças que aprimoramos. Sem falar nos milhares de lagos, viveiros, tanques artificiais e propriedades rurais de todos os portes que produzem toneladas de alimentos diariamente para consumo interno.

Resumindo, a existência de um curso com foco no Agronegócio mostra a seriedade que determinadas instituições de ensino têm junto ao setor, assim como o mercado de trabalho e a formação de pessoas com alto grau de qualificação para atuarem no motor da economia brasileira.

Por que um curso de agronegócio é tão importante para o Brasil? 

O Voomp aposta que conseguiu levar até você um pouco da importância do Agronegócio e de cursos relacionados a ele. E não somente para o país, eles são importantes para a criação de milhares de empregos abertos todos os anos, o que ficou ainda mais amplo e diversificado com a criação de startups, conhecidas como Agrotechs – um dos grandes braços da inovação dentro da área.

Em função da posição brasileira como um dos maiores produtores de alimentos e produtos de origem animal e grãos do globo, se mostra ainda mais vital a formação de profissionais prontos para o mercado de trabalho englobado pelo Agronegócio.

Vale destacar que as diversas instituições de ensino, órgãos governamentais e centros de pesquisa preparam e também enviam para todos os cantos do mundo alunos, estagiários e profissionais ligados ao agro. Tudo isso porque o Brasil é um país com grande expertise na educação, formação e aprimoramento de recursos humanos em agronomia, veterinária, zootecnia, agronegócios e outras formações acadêmicas com foco na indústria primária, commodities, genética, etc.

Agronegócios: contra dados não há argumentos

Segundo artigo publicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), mesmo em tempos de crise econômica e cenários sanitários graves, como por exemplo a pandemia de Covid-19, o agronegócio brasileiro cresceu. Como faz ano após ano.

Em meio à crise causada pelo vírus, o agronegócio brasileiro manteve a sua produção e, mais do que isso, aumentou de forma contundente. Uma prova disso são os dados apresentados pelos artigos e profissionais do CEPEA e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em relação aos diversos recordes atingidos pelo setor em 2020. 

O PIB do agronegócio, de acordo com os cálculos do estudo das duas instituições de pesquisa, avançou 24,3% no ano passado. Consequentemente, alcançando participação considerável de 26,1% do PIB brasileiro. Ou seja, o agronegócio mostra mais uma vez uma participação de quase 30% em nossa economia. Logo, estamos falando de crescimentos dentro das diversas culturas de grãos. Além disso, chamando a atenção para a exportação de carnes e derivados de proteína animal.

Comércio Exterior

Além disso, os dados do trabalho incluem informações sobre as exportações ligadas ao agronegócio. Isso mostra que o agronegócio atingiu recordes no aumento de volume e de receita com as exportações, respectivamente, de 10% e de 4% em relação a 2019.

Um curso que já nasceu grande: Agronegócios

Mais do que nunca o mercado de trabalho está sempre em expansão. Logo, a necessidade cada vez maior por profissionais voltados para o setor é uma realidade. Consequentemente, milhares de oportunidades e salários atrativos surgem com frequência. Enfim, todos esses são pontos de sobra para destacar a importância de uma formação em Agronegócio.

Pensando nisso, a graduação foi criada e planejada para ter duração de seis semestres (3 anos). E com foco em atividades a distância e presenciais. Abordando situações-problema, levantamento de hipóteses e situações experimentais. 

Logo, com o ensino híbrido, o aluno pode começar a trabalhar na área. Portanto, será possível colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Afinal, o curso é oferecido para alunos de todo o Brasil, e Agro precisa de mão na massa.

Para quem se destina o curso de Agronegócio?

Segundo o site das universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar, que oferecem o curso formação em Tecnólogo em Agronegócios, ele é ofertado para alunos com habilidades em análises de indicadores econômicos e que estejam dispostos a trabalhar no desenvolvimento e em implementações de ações estratégicas deste setor econômico.

Portanto, o estudante deverá se interessar em planejar, gerenciar e executar atividades no setor de agronegócio. Além disso, buscar otimizar os processos e utilizar racionalmente os recursos naturais ao seu redor.

Onde o profissional com formação em Agronegócios pode trabalhar?

Depois de obter o seu diploma de Tecnólogo em Agronegócios você poderá trabalhar em todas as etapas do processo produtivo do agro. Com o objetivo de ilustrar tudo o que falamos até agora, conheça algumas áreas de atuação do futuro profissional:

  • Empresas privadas do setor Agro
  • Manutenção e Gerenciamento de Silos
  • Logística Agropecuária
  • Órgãos Sanitários e Vigilância
  • Agrotechs e outros players de tecnologia
  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Agropecuária
  • Áreas comercias
  • Áreas de produção
  • Indústria de alimentos
  • Grandes fazendas 
  • Trabalhar como autônomo
  • Consultorias

O Agronegócio vai ser ainda mais importante para o mundo

O mundo precisa de petróleo, precisa de internet e tecnologia, mas sem comida ele não anda. Ou seja, as pessoas precisam comer mais do que necessitam de ouro.

Definitivamente, esta seria razão suficiente para ingressar no curso de Agronegócio e fazer parte de um setor cada vez mais importante para a sobrevivência do mundo.

Então, agora que você já sabe da importância do Agro para o País, veja aqui tudo sobre a duração do CST do Agronegócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.