Pós-graduação em Administração vale a pena?

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

Se formou em Administração e está em dúvida com o futuro? Calma, os primeiros meses após a graduação na faculdade tendem a ser um período confuso. Dessa maneira, bate dúvidas nos recém-formados se vale a pena investir, logo em seguida, em uma pós-graduação.

Não existe um caminho único para se tornar um profissional de sucesso na área escolhida. Entretanto, investir em educação nunca é em vão. Atualmente, os estudantes brasileiros estão se dedicando mais a aumentar o currículo escolar.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o Brasil conta com 122.295 estudantes de pós-graduação, sendo 76.323 de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado.

Conforme os dados da pesquisa, a região sudeste concentra o maior número de pós-graduandos: 31.274 no doutorado; 45.856 no mestrado acadêmico e 2.893 no mestrado profissional. Em contrapartida, o Distrito Federal é o que tem a menor taxa de matriculados.

Aliás, uma dica importante para esse momento de transição, é não comparar seu caminho com os dos colegas. Por mais que seja difícil, é preciso entender que cada um tem seu caminho

Sem dúvida, quando uma área é tão ampla como Administração é essencial se especializar. Por isso, neste artigo será discutido qual o melhor momento para iniciar uma pós-graduação e os principais cursos na área.

O que é pós-graduação?

É preciso entender o que é uma pós-graduação. Em Resumo, é um curso – para quem tem diploma de nível superior – que busca aprimorar os conhecimentos em áreas específicas.

Entre os modelos diferentes de cursos, são divididos em lato sensu e stricto sensu. Entre os modelos disponíveis, se destacam Master in Business Administration (MBA), mestrado e  doutorado.

Diferenças entre os cursos 

Como dito anteriormente, os cursos de pós-graduação estão divididos entre duas áreas principais. Além disso, os termos em latim podem gerar mais confusão entre os estudantes. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre eles para escolher o que melhor se adequá ao seu objetivo.

De acordo com o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), especialização, MBA, mestrado e doutorado são enquadrados como pós-graduação. Por isso, vamos esclarecer as diferenças:

A especialização se encontra no modelo de lato sensu e conta com um período curto para sua conclusão. Normalmente, os cursos variam entre seis meses a um ano e meio. Dessa maneira, no término dos estudos, o aluno recebe um certificado de conclusão – não um diploma.

O MBA  é um curso mais aprofundado – sendo do grupo lato sensu – voltado para a área de Administração e negócios. A duração varia, normalmente, entre um ano e meio a dois anos. Visto que é mais aprofundado, o formato é voltado para os profissionais que estão no mercado de trabalho e almejam progredir na carreira.

Já o mestrado é o primeiro curso de especialização da stricto sensu. Em resumo, o objetivo é científico e adequado para aqueles que buscam uma carreira acadêmica. O curso costuma ter duração de  24 meses, podendo se estender até 30.

Além disso, para concluir o mestrado o estudante precisa entregar escrever e defender uma dissertação no tema escolhido para estudo.

Por último, o doutorado é uma formação ainda mais aprofundada na modalidade  lato sensu. Atualmente, a especialização dura em média quatro anos e durante o período o estudante fica focado na pesquisa – além de atividades extraclasse.

Enfim, para receber o título de doutor, o estudante tem que defender a tese, que traga um conhecimento inédito para a ciência, e ser aprovado por uma banca de doutores.

Momento ideal para pós-graduação 

A área de Administração conta com muitos estudantes e um mercado de trabalho concorrido. Conforme o último Censo da Educação Superior, realizado pelo MEC, a graduação conta com mais de 1 milhão de graduandos matriculados.

Com o intuito de se destacar é necessário ter um bom preparo e se qualificar diariamente. Primeiramente, para escolher uma pós-graduação adequada para você, é preciso decidir qual área específica pretende se aprofundar.

Em segundo lugar, é importante ainda considerar que um curso de especialização pede dedicação. Por isso, é necessário abrir o tempo necessário na agenda para ampliar os conhecimentos.

Em terceiro, e mais importante, é preciso ponderar se é o momento ideal para você voltar à universidade ou somente se dedicar ao trabalho na área. Com toda a certeza, você também pode escolher se dedicar aos estudos e ao mercado de trabalho em simultâneo.

Dessa forma, é preciso ponderar suas necessidades e o que melhor se adequá ao seu cotidiano. Caso escolha ingressar na pós-graduação, pesquise as opções e se dedique aos seus objetivos.

Vantagens de cursar uma pós-graduação 

Ao concluir o curso de pós-graduação se torna especialista na área escolhida, o que é um diferencial para o mercado de trabalho. Ainda, auxilia o profissional a conseguir vagas mais disputadas, além de se tornar apto a executar tarefas mais complexas.

Ao mesmo tempo, o estudante tem a oportunidade de fazer networking com demais profissionais da área escolhida. Conhecer novos colegas de profissão pode auxiliar a encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho e alavancar a carreira.

Além de tudo, a pós-graduação é uma forma de se atualizar nas novidades na área de trabalho e reforçar os conhecimentos da graduação. Ainda terá a oportunidade de escolher estudar uma área de conhecimento que gosta.

Pós-graduação em Administração

Como dito anteriormente, a formação de Administração apresenta diversas oportunidades de trabalho e conta com muitas áreas do conhecimento. Sobretudo, os administradores contam com habilidades nas  para gerenciar pessoas, recursos e negócios.

Assim sendo, os profissionais da área encontram mais oportunidades estão ligadas à logística, marketing, finanças e gerenciamento de equipes. Por isso é importante se especializar para encontrar destaque no mercado.

Nesse sentido, os profissionais de Administração tem uma variada gama de escolhas para se especializar após a graduação – além de atuar no mercado de trabalho. Entre as principais áreas da Administração para escolha estão: gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão de marketing, planejamento estratégico, comércio exterior, controle de produção, pesquisa de mercado, gestão de processos e Carreira acadêmica.

Por isso, quando for escolher a sua pós-graduação considere todos os pontos específicos da área e qual você se sente mais confortável em atuar. Além de buscar uma instituição de ensino qualificada e aprovada pelo MEC.

Principais escolhas em Administração

Os profissionais da área de comunicação tem uma grande lista de escolhas para cursos de pós-graduação. Entretanto, existem as áreas de estudos que são mais procuradas pelos estudantes no Brasil.

Um levantamento do instituto Quero Bolsas aponta as 10 principais escolhas dos administradores para aprofundarem os conhecimentos. Entre os mais procurados estão, em ordem de preferência:

Gestão Empresarial

Empreendedorismo

Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

Administração Estratégica

Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo

MBA Executivo em Gestão de Clínicas e Consultórios Veterinários

Gestão Ambiental de Empresas

Administração Financeira

Gestão de Operações, Produção e Serviços

Administração de Igrejas (ou Administração Eclesiástica)

Pós-graduação presencial ou EAD 

Os cursos de pós-graduação são encontrados nas instituições de ensino tanto no modelo presencial como a distância. Cabe ao aluno encontrar o formato de estudo que melhor se adequá ao seu cotidiano e expectativa. Por isso, é importante se informar, entender as diferenças e os melhores pontos de cada.

O modelo de curso de forma presencial é o tradicional, onde as aulas acontecem no espaço físico da faculdade e com horários pré-estabelecidos. Inegavelmente, estão entre as vantagens do formato, a rotina fixa, menos distrações, contato direto com ambiente acadêmico e os colegas de profissão.

Por outro lado, o formato de pós-graduação a distância torna possível o profissional estudar de casa, sem a necessidade do deslocamento. Ainda é possível para o aluno ter uma maior autonomia no horário, em ensino dinâmico e a economia com os gastos.

A escolha da pós-graduação 

Sem dúvida, cabe a cada estudante escolher entre as opções disponíveis no mercado aquela sendo melhor na rotina. Além de ponderar aquela que tem maior facilidade para aprendizado, já que é o ponto principal da pós-graduação.

Enfim, o profissional de Administração conta com bastante escolhas de como agir após a graduação. A melhor forma de começar a carreira – seja com a pós-graduação ou focado no mercado de trabalho – é a definida pelo profissional. Seja como for, a dedicação após a escolha é o diferencial para o sucesso.

Caso ainda esteja em dúvida, continue lendo nossos conteúdos sobre Administração e faça sua escolha com mais sabedoria.

 

Quais carreiras da Administração estão com falta de profissionais?

O que ninguém te conta sobre o mercado para um profissional de Administração

Descubra áreas da Administração não tão conhecidas

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.