InícioGraduaçãoDireitoAs principais áreas para seguir na faculdade de Direito

As principais áreas para seguir na faculdade de Direito

Você conhece as principais áreas para seguir na faculdade de Direito? 

A faculdade de Direito continua como uma das mais desejadas pelos estudantes brasileiros. O Direito é a ciência que proporciona as boas relações e o cumprimento de regras jurídicas na sociedade, seu objetivo é cultivar o bom relacionamento entre os grupos e indivíduos de um país.

O motivo da graduação de Direito ser uma das favoritas é que ela permite muitas oportunidades, tanto públicas quanto privadas. Ao mesmo tempo que ela oferece especializações em várias áreas, todas com um bom valor de remuneração. 

Apesar dessa grande variedade de opções garantir muitos caminhos, ela ainda gera muitas questões e dúvidas para diversos brasileiros. Uma das principais perguntas é: qual das áreas da faculdade de Direito eu devo seguir?

Sabemos que essa decisão não é nada fácil e, principalmente, não deve ser tomada da noite para o dia. Dessa forma, criamos uma lista com 11 das principais áreas para seguir na Faculdade de Direito. Essa escolha deve ser definida com muita calma e paciência. Portanto, você não deve se precipitar e optar por um ramo que não tenha muita afinidade com o que você almeja para a sua vida profissional.

Vamos conferir a lista com as principais áreas para seguir na Faculdade de Direito?

1 – Direito Penal

O Direito Penal faz parte do Direito Público, responsável pela regulamentação do poder punitivo do Estado. Além disso, ele possui o dever de escolher as condutas da sociedade que são extremamente graves e que colocam em risco as relações humanas em uma sociedade. Portanto, é de obrigação do Direito Penal determinar penas e punições aos indivíduos violadores das boas regras do convívio social. 

2 – Direito Civil

O Direito Civil é o setor do Direito Privado que cuida das relações no campo privado. Por meio dele é realizada a criação de direitos e obrigações na esfera dos interesses de cada indivíduo, sendo conhecido como o Direito do Cidadão. Em conclusão, a sua área de estudo é o Direito Privado, com exceção do Direito Empresarial, do Consumidor e do Trabalhador.

3 – Direito Ambiental

O Direito Ambiental é responsável pela regulamentação da relação entre governos, empresas e indivíduos com o meio ambiente. Bem como, ele garante a harmonia  das questões ecológicas, econômicas e sociais, a fim de melhorar  a situação ambiental e o bem-estar da população. Desse modo, o Direito Ambiental tem como função defender o meio ambiente, impedindo danos a ele e garantir um desenvolvimento saudável e sustentável para as próximas gerações.

4 – Direito Empresarial

Conhecido como Direito Comercial, o Direito Empresarial é um setor do direito privado que engloba o conjunto de regras e normas da atividade empresarial. Ele analisa a atividade econômica de uma determinada empresa, resolvendo possíveis conflitos de interesses entre empresários e terceiros. 

– Direito do Consumidor

O Direito do Consumidor é uma das áreas na faculdade de Direito que garante que uma pessoa que adquiriu um produto ou serviço em um estabelecimento possua os seus direitos garantidos, ainda mais quando o indivíduo necessita ser protegido e advertido contra abusos.

Dessa maneira, os principais objetivos dessa área são:

  • Acesso aos dados de origem de determinado produto ou serviço;
  • Garantia à qualidade de serviços e produtos;
  • Proteção contra golpes e trapaças no mercado;
  • Reconciliação das relações empresariais por meio da intervenção jurídica.

6 – Direito Trabalhista

O Direito Trabalhista é umas das áreas mais intensas no Brasil, com muitos profissionais nessas causas. Ele é responsável pela regulamentação da relação entre empregados e empregadores. Além de ser um dos principais campos para a defesa da justiça na sociedade brasileira e nas relações trabalhistas.

7 – Direito Tributário 

A princípio, a tributação no Brasil é o motivo de muitos questionamentos por parte da sociedade brasileira, apesar dela ser extremamente fundamental para a preservação do país.  Desse modo, o direito tributário é a área do Direito Público que busca regulamentar a cobrança de tributos pelo Estado das pessoas físicas e jurídicas. 

Lembrando que o Direito Tributário estuda a relação entre a explicação dos tributos e como é feita a sua cobrança, excluindo a divisão e utilização desses mecanismos pelo Poder Público.

8 – Direito Internacional

O Direito Internacional engloba todas as regras estabelecidas que auxiliam no controle e na determinação das relações externas e do bom relacionamento entre países. Assim como, ele compreende os conceitos de justiça  e ultrapassa as barreiras de um estado nacional ou uma região. Portanto, o Direito Internacional deve ser respeitado pelos órgãos e entidades que buscam se inserir na comunidade internacional.

9 – Direito da Tecnologia da Informação

Conhecido como Direito da informática, Direito da internet ou Direito eletrônico, é uma vertente do Direito que estuda e analisa as questões jurídicas da tecnologia da informação. Ao passo que ele regulamenta todas as relações e questões sociais que ocorrem no campo da tecnologia da informação.

10 – Direito Agrário

O Brasil é um grande destaque na produção agropecuária, há uma grande extensão de terras que produzem toneladas de alimentos para o consumo interno e externo. Portanto, o Direito Agrário ou Rural é um setor do Direito extremamente importante para a atividade agropecuária do país. Dessa forma, seu objetivo é agrupar os conhecimentos fundamentais para a relação entre a sociedade e a propriedade rural, garantindo o aspecto social da vida no campo e as atividades relacionadas. 

11 – Direito imobiliário

Área do Direito Privado encarregada por comandar as relações jurídicas resultantes da propriedade de bens imóveis. Além de envolver as discussões legais sobre imóveis, como a posse, compra, venda, doação, troca e etc. Apesar de possuir um propósito bem definido, ele trabalha com outros campos do direito, como o Direito do Consumidor, Civil, entre outros.

Pronto, agora que você conheceu um pouco sobre as principais áreas da Faculdade de Direito, o que acha de descobrir um pouco mais sobre essa área? Confira abaixo algumas matérias que separamos especialmente para você. 

Faculdade de Direito: Tudo o que você precisa saber

Melhores Faculdades de Direito e como escolher

Tudo que você precisa saber para ter sucesso no vestibular para Direito

Conheça 10 profissões de Direito que estão em alta

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.