InícioDicasMercado de trabalhoQuais profissões são mais impactadas pelas mídias digitais?

Quais profissões são mais impactadas pelas mídias digitais?

Não é de hoje que o mercado de trabalho está mudando, e profissões que antes eram chamadas de tradicionais vêm sendo impactadas com a chegada das mídias digitais.

Ao passo que uma nova tecnologia é criada, surge a necessidade de que os profissionais se adaptem para atender às novas necessidades do mercado.

Hoje vamos falar sobre carreiras profissionais, que assumiram novos formatos para atender às demandas do mundo digital.

Antes de mais nada, é preciso entender  a que nos referimos quando estamos falando de mídias digitais

Afinal o que são Mídias Digitais?

De acordo com texto publicado na Wikipedia, trata-se de um termo que se refere a qualquer mídia que utiliza como meio de comunicação um computador ou dispositivo digital que tem como suporte a internet. 

Em suma, o conceito de mídia digital é: toda comunicação realizada por meio da internet.

Considerando também publicações e interações em redes sociais, como Instagram ou Facebook, pode-se dizer que uma rede social é também uma mídia digital.

A forma de se comunicar mudou

A maneira preferencial dos humanos se comunicarem mudou, a comunicação está na palma da mão de cada cidadão o tempo todo. 

Fato interessante: estamos dizendo menos “alô”.

Com a chegada das mensagens instantâneas, as pessoas têm optado por escrever umas às outras, ao invés de se falarem.

  • informações simples, como: “estou chegando em 10 minutos”,
  • realizar transações comerciais,
  • confirmações de pagamentos,
  • transferências de documentos para estudos
  • compartilhamento de fotos entre familiares e amigos.

As pessoas estão se deslocando menos

Seja para comprar um produto ou contratar um serviço, o consumidor tem dado preferência para fazer isso por meio da internet.

Hoje, você não precisa mais se deslocar para participar de uma reunião do seu time de trabalho. Também não para comprar um produto para sua casa, ou iniciar um relacionamento ou cursar sua graduação universitária. 

Acesso à informação em tempo real

Outro fenômeno que ocorreu foi que as redes sociais deram voz aos consumidores que antes não podiam opinar. Agora, fazem isso em tempo real sobre as marcas, empresas e profissionais que contratam. 

A possibilidade de compartilhar informação em tempo real, expor opiniões, criar movimentos sociais são certamente vantagens da chegada das mídias digitais.

Contudo, os profissionais tiveram de se adaptar para utilizar as novas ferramentas disponíveis de comunicação com seu mercado.

A reinvenção da comunicação profissional

Profissionais de diversas áreas se reinventaram no que tange à maneira de atuarem nas mídias digitais.

As pessoas têm tido maior acesso a informação. Enfim, agora possuem maior agilidade em resolver suas necessidades e tratar com rapidez de processos antes burocráticos.

Em contrapartida, se tornam cada dia mais exigentes quanto à agilidade e qualidade no atendimento das empresas e dos profissionais que contratam.

Uma das Soft Skills (conjunto de habilidades e competências desejáveis no comportamento humano) mais procuradas no profissional contemporâneo, tem sido o termo inglês: “Adaptability and flexibility”. Em outras palavras, é a capacidade de se adaptar às mudanças do nosso tempo.

Ser um bom profissional hoje requer, além de uma boa formação universitária, o conhecimento das novas tecnologias e funcionamento das principais redes sociais.

Saber como e onde o seu cliente ou parceiro de trabalho está navegando vai te dar ferramentas para uma comunicação mais eficaz e de poucos ruídos.

Confira aqui:

Carreiras Profissionais em Transformação 

Médicos e Terapeutas

Com o “boom” das reuniões por vídeo e a chegada da pandemia da Covid-19, um serviço que ganhou muita força foi a telemedicina.

Modelo de atendimento médico por meio de uma chamada de vídeo, permite que o profissional de saúde realize diagnósticos e receituários à distância.

Existem, inclusive, consultas virtuais com mais de uma médico simultâneo. Nesses casos, é dado um atendimento remoto multidisciplinar ao paciente.

Por exemplo: um pediatra e um otorrino juntos analisam o estado do paciente. Na mesma consulta, mãe e criança estão em casa, e ainda contam com a participação do pai, que está no escritório.

Professores

Estudar online é uma realidade mundial. A formação acadêmica à distância é cada vez mais presente na sociedade, e os benefícios são inúmeros. Entre eles estão a possibilidade de rever as aulas gravadas, de aprender no seu tempo disponível e de onde estiver.

Os professores definitivamente são os profissionais mais transformados com a chegada das mídias digitais. Aliás, neste novo cenário, a capacidade didática precisa ser aprimorada.

Em suma, saber falar por meio de vídeo aulas, discursar olhando para uma câmera, conhecer sobre gravação de cenas e edição de vídeos se tornou rotina na vida de um bom professor.

Da mesma forma, outras habilidades são necessárias. Saber se comunicar bem por meio de “directs messengers” e-mails e fóruns, em turmas muitas vezes 100% remotas, é ainda mais necessário.

Carreiras Artísticas e Profissionais da Cultura

Ocorrem mudanças significativas também em carreiras artísticas. 

Quem aqui já não ficou aguardando a live do seu cantor favorito, como se estivesse esperando pelo início de um show? 

Entretanto, não somente músicos tiveram que se adaptar. Profissionais de teatro e produção de audiovisual, artistas plásticos, pintores e artesãos, têm sido positivamente impactados pelas mídias digitais.

O setor cultural cresceu exponencialmente por meio das tecnologias móveis. Isso envolveu desde cursos, antes inacessíveis, agora ministrados online, à concertos musicais e à venda de obras de arte, feitas exclusivamente via e-commerce.

Profissionais de Educação Física

Professores e preparadores físicos têm sido cada vez mais procurados. São chamados para montar treinos remotos e, desta forma, prestarem acompanhamento online pessoal. 

Esses profissionais ganham destaque nas redes sociais transmitindo informações de qualidade de vida e saúde como uma rotina adequada de atividade física.

Profissional, Digital Influencer ou os dois ?

Vale destacar que muitos profissionais hoje são considerados figuras públicas e influenciadores digitais. Isto aconteceu devido à sua capacidade de adaptação às redes sociais.

Como resultado, alguns atraem multidões de seguidores, e suas opiniões têm muita relevância em suas áreas de atuação.

Concluímos que algumas carreiras profissionais definitivamente são essenciais, e sempre existirão.

Entretanto, jogar com sabedoria o jogo das mídias digitais, além de manter o profissional atualizado, é fundamental. Isso oferece facilidades na execução de seu trabalho e pode destacá-lo como uma referência em sua área.

Agora que você já sabe do impacto das mídias digitais em algumas  profissões, que tal descobrir quais as profissões consideradas cringe pela Geração Z?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.