InícioGraduaçãoDireitoQuais as maiores dificuldades que o estudante encontrará na faculdade de Direito?

Quais as maiores dificuldades que o estudante encontrará na faculdade de Direito?

Despontando entre os cursos mais procurados pelos estudantes brasileiros, está a faculdade de Direito. Do mesmo modo que é muito procurada, essa faculdade também oferece uma variedade de áreas para atuação profissional. Por isso, costuma ser a primeira opção de muitos jovens universitários.

Assim, ao almejarem tanto um futuro como advogados, é possível que os estudantes percam de vista as dificuldades que a área apresenta. Portanto, caso você seja um aspirante a advogado, vamos ajudá-lo a se preparar. Logo, você estará preparado para os principais desafios e dificuldades da faculdade de Direito. Vamos lá? Pegue papel e caneta e anote tudo!

1º dificuldade: o vestibular

Podemos dizer que o futuro advogado já começa a sua carreira enfrentando um desafio. O vestibular para a faculdade de Direito costuma ser bastante concorrido, justamente por conta do curso ser um dos mais procurados no país. No entanto, nem tudo está perdido. Para enfrentar o primeiro desafio da faculdade de Direito, você precisará de foco e muito estudo.

Portanto, conheça e anote bem as datas dos vestibulares das instituições nas quais gostaria de estudar. Procure opções que considerem a renda e modo (por exemplo, bolsas e descontos nas faculdades particulares e modalidade de ensino a distância). Organize uma rotina de estudos que contemple as matérias exigidas e cuide da sua saúde. Desse modo, você poderá focar no vestibular para Direito e conquistará a sua vaga apesar da concorrência.

2º dificuldade: a carga de leitura

A faculdade de Direito é um curso das Ciências Humanas que demanda alta carga de leitura e escrita. São longos períodos dedicados à leitura (de textos jurídicos e acadêmicos), à interpretação textual e à escrita. Por isso, para os estudantes com maior dificuldade nessas áreas, a faculdade de Direito poderá demandar mais. Porém, é importante lembramos que a capacidade para leitura e escrita efetivas não “nasce” com o estudante. São técnicas que podem ser aperfeiçoadas e um treinamento adequado junto à prática constante podem ajudá-lo a superar esse desafio.

A duração da faculdade de Direito é de, em média, cinco anos. Nesse período, são muitas disciplinas focadas nas Ciências Sociais e Humanas. Por isso, é fundamental desenvolver uma técnica de estudos efetiva. Você pode ler e marcar, fazer resumos, estudar em grupo. A técnica que melhor se adequar ao seu estudo será a mais efetiva. Por fim, não esqueça que o advogado costuma ler e escrever com muita frequência ao longo da profissão, não apenas enquanto frequenta os bancos universitários. Assim, domine essa habilidade para exercer a sua profissão.

3º dificuldade: o estágio

Aqui está uma dificuldade que pode se tornar uma aliada do estudante. Por um lado, conciliar estudos e trabalho é uma tarefa bastante cansativa. Por outro, o estágio é o caminho mais efetivo rumo à qualificação profissional e à conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Assim, a faculdade de Direito costuma exigir estágio supervisionado, uma experiência na qual o estudante entrará em contato com o cotidiano profissional ainda durante o curso.

Nesse sentido, é interessante que o estudante busque por oportunidades de estágio que o qualifiquem para a área escolhida. Em muitos casos, o estágio oferece remuneração, o que poderá ajudá-lo nas contas básicas. Portanto, apesar da extensa carga horária que os estudos e o trabalho demandam, não hesite em se dedicar a um estágio. Através dessa experiência, é mais possível que você encontre boas oportunidades de emprego após formado.

4º dificuldade: o TCC

Voltando para as questões acadêmicas, uma das dificuldades que costumam assustar os estudantes de Direito é o tal do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No caso da faculdade de Direito, assim como de muitas outras faculdades, a apresentação de um TCC é requisito básico para a obtenção do diploma. O TCC costuma ser realizado no modo de monografia, mas seu formato depende da instituição de ensino (pode ser um artigo final, por exemplo). Esse trabalho acadêmico costuma ser realizado nos semestres finais do curso e, para a aprovação, precisa ser apresentado a uma banca avaliadora.

Para a realização de um bom TCC, o estudante de Direito precisará escolher um tema de interesse (sobre o qual será feita a pesquisa) e um professor orientador. Assim, após essas definições, é importante se informar sobre os elementos que o TCC exige. No caso das monografias, será preciso realizar um TCC de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Portanto, nos últimos semestres do curso, enfrente essa dificuldade selecionando bem seu tema de pesquisa e aprendendo sobre as normas de padronização exigidas para o texto. Com leitura e prática, é possível apresentar um bom TCC e esse trabalho concederá a você o diploma tão aguardado.

5º dificuldade: a escolha da área de atuação

A quinta dificuldade enfrentada pelo estudante na faculdade de Direito também é um fator que atrai muitos jovens a essa profissão: a variedade de áreas de atuação. Assim como isso representa potencial de mercado e atuação profissional, também gera ansiedade e indecisão por parte do estudante de Direito. Para enfrentar essa dificuldade, sugerimos que você pesquise muito bem sobre as áreas do Direito nas quais pensa em atuar.

Dentro do dilema das áreas de atuação, os estudantes de Direito costumam pensar: concurso público ou advocacia na esfera privada? Se você escolher o setor público, muito estudo e muitas provas o aguardam, mas, se esse for o seu desejo, com dedicação e prática você será aprovado. Mas, se a sua escolha for advogar na iniciativa privada, saiba que é possível construir sólidas carreiras também nesse setor e que as muitas opções do Direito podem mais ajudá-lo que prejudicá-lo. Cogite uma especialização após a faculdade de Direito, por exemplo.

Além de conhecer as áreas, tenha em mente que as decisões não precisam ser definitivas. Você poderá mudar de rumos se assim desejar. Dedicação e estudo serão necessários a qualquer caminho que você escolher. Portanto, não tema recomeçar e começar quantas vezes sentir que for necessário.

Algumas áreas de atuação

Para os que decidem seguir no mercado da advocacia, há uma ampla gama de possibilidades. Algumas dessas opções são:

  • Direito Civil
  • Direito Trabalhista
  • Direito Empresarial
  • Direito Penal 
  • Direito Ambiental
  • Direito Tributário
  • Direito do Consumidor
  • Direito Contratual
  • Direito da Tecnologia da Informação
  • Direito da Propriedade Intelectual

Para os casos de carreira pública, as instâncias de atuação mais concorridas entre os profissionais do Direito são:

  • Polícia Civil
  • Polícia Federal
  • Magistratura
  • Ministério Público Federal
  • Ministério Público Estadual
  • Defensoria Pública

Por fim, não tema a concorrência na área. Assim como há muita procura, há setores para atuação profissional. Conheça os desafios e aprenda a enfrentá-los. O seu sonho de trabalhar como advogado estará cada vez mais próximo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.