Quais os maiores desafios no curso de Agronomia?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Então, você vai ingressar no curso de agronomia e está querendo saber tudo sobre ele, certo? E, uma de suas dúvidas são quais os maiores desafios no curso de Agronomia? Acertei?

Da mesma forma que você, outras pessoas devem estar buscando respostas para isso. Neste artigo, vamos tentar responder.

Afinal, o curso de Agronomia é muito diversificado, engloba dezenas de disciplinas, e vem mudando a cada ano e seus desafios são considerados cada vez maiores.

Vai prestar vestibular para Agronomia?

Descubra qual área mais combina com você

 

Entretanto, não se assuste. Grandes profissões possuem grandes desafios e isso vai repercutir lá na frente quando você se formar. Sabe por quê?

Simplesmente, por que você vai estar pronto para vencer cada um dos desafios do curso de agronomia e, também, da atividade em sua totalidade.

Vem com a gente neste bate-papo em forma de artigo.

Quais os maiores desafios no curso de Agronomia?  

Antes de tudo, a profissão de engenheiro agrônomo continua em alta. Porém, todos os anos é fato que ela se torna cada vez mais importante e vital para nosso país. Com isso, vem os diversos desafios. Como, por exemplo: novas tecnologias, técnicas diferentes e conhecimentos cada vez mais aprofundados. 

Conheça aqui os maiores desafios no curso de Agronomia e entenda mais sobre a área:

  • Duração do curso

Geralmente, os cursos do tipo Bacharelado costumam durar de 3 a 6 anos. A faculdade de Agronomia está dentro dessa média, com duração de 5 anos. Porém, é muito comum que este período ganhe acréscimos de meses ou até anos em função de uma especialização.

  • Quantidade de disciplinas

Certamente, este é um dos grandes desafios do curso de agronomia. A abundância de disciplinas deve ser considerada. Entretanto, uma profissão tão ampla oferece múltiplas oportunidades de emprego. 

Portanto, sempre pense nisso de forma positiva!

  • Evolução tecnológica

O agronegócio no Brasil investe em diversos tipos de tecnologias. Entre elas, podemos citar os drones, sensores, o Big Data, uso de satélites, criação de softwares, etc.

Tudo isso vai necessitar de você tempo e dedicação para absorver tantas mudanças em tão pouco tempo. Lembre-se, em um curso longo, com diversas disciplinas, as tecnologias e inovações serão proporcionais. 

  • Trabalho no campo

Sobretudo, agronomia é contato com o solo, animais e todos os outros aspectos da natureza. Se você tem dificuldades de sujar as mãos, ama o seu sofá, seu wi-fi e o conforto de casa, temos uma notícia importante para lhe dar: seus dias de mordomia acabaram.

Um dos grandes desafios para muitos estudantes de agronomia é colocar a mão na massa. Literalmente, o curso faz com que você tenha que sujar as mãos, os pés, enfim, o corpo todo. Agronomia é solo, é vento, é água, é vaca, é boi, é tudo o que você considerar vida no campo. Sem a prática, não se formam bons profissionais. 

Coloque uma bota e boa sorte!

Por que ingressar no curso de Agronomia ?

Assim, como falamos anteriormente, a profissão será sempre essencial para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, ela desenvolve-se em áreas nunca pensadas, e com elas, novas oportunidades surgem anualmente.

Primeiramente, quando perguntamos sobre qual o seu porquê de ingressar no curso de agronomia acreditamos que você tenha diversas razões interessantes para fazê-lo.

Na verdade, cada estudante tem um motivo forte para tornar-se um profissional de agronomia. Em função disso, a resposta mais frequente seria algo como: eu gosto de alimentar o mundo. Ou, eu não gosto de rotina. E, também, o agronegócio é a locomotiva econômica do país.

Entretanto, um dos grandes porquês das pessoas estudarem agronomia na faculdade é a familiaridade dos estudantes com o ambiente rural. Em outras palavras, a questão da tradição familiar passada de pai para filha, de mãe para filho, ou inclusive, uma forma de seguir tocando os negócios da família são razões que movem diversas pessoas. 

Experiências do passado

Atualmente, sabemos que diversos profissionais se tornaram engenheiros agrônomos por experiências que viveram no passado.

Um caso disso, é durante sua infância, quando você teve muitas experiências com o campo e os animais, com a presença de profissionais da agricultura da época.

É, portanto, o típico caso de ensinar e motivar através do exemplo. Em outras palavras, a pessoa ingressou no curso devido à admiração pelo fazer da Agronomia ao observar o ofício de um engenheiro agrônomo. 

Melhorar o mundo e a vida das pessoas

Ainda, há aqueles que desejam estudar agronomia como forma de ajudar o próximo. À primeira vista, esta espécie de altruísmo fornece um sentido para vencer os desafios no curso.

Primordialmente, a ideia é ajudar os pequenos produtores e as diversas famílias localizadas no campo a terem um sustento e uma produção de qualidade. Consequentemente, isso gera renda, melhora a qualidade de vida e fornece assistência técnica de qualidade para quem não tem como pagar pelo serviço.

Bem como, outro fator que motiva o futuro estudante é seu amor pelo campo, os animais e o profundo desejo de alimentar o mundo todo. Inclusive, acabando com a fome, sendo essa uma motivação incrível.

Nossas conclusões sobre os desafios no curso de Agronomia

Desde já, é fato colocar na mesa todos os desafios que existem no curso de agronomia. Sobretudo, sendo possível encarar cada um deles como partes do seu processo para atingir um sucesso futuro.

Atualmente, o Brasil é um ícone do agronegócio e isso tem consequências diretas nas exigências presentes na faculdade de Agronomia (técnicas, tecnologias, conhecimentos, disciplinas e qualificação).

O estudante que deseja ser um engenheiro agrônomo deve estar preparado para longas maratonas de estudo, saber trabalhar em equipe e ser versátil. Já que aqui estamos falando de um curso muito amplo e com diversas ramificações. 

Em função disso, a facilidade vinda com a tecnologia, a proatividade e a mão na massa são habilidades fundamentais para vencer cada um destes desafios.

Por fim, o curso de agronomia é um dos que mais crescem em interesse todos os anos e com ele a quantidade de obstáculos a serem vencidos. Desafios são normais, em especial, na jornada de um engenheiro agrônomo.

Leia mais:

Matérias da Faculdade de Agronomia

Descubra as principais áreas em Agronomia

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.