InícioGraduaçãoEmpreendedorismoQual a duração do curso de Empreendedorismo?

Qual a duração do curso de Empreendedorismo?

O sonho de empreender e ter o próprio negócio é algo comum a muitos brasileiros. Para diversas pessoas ser dono de uma empresa é sinônimo de sucesso e dinheiro, entretanto para alcançar êxito é preciso de muito empenho. Por isso, o curso de Empreendedorismo e Novos Negócios é uma boa oportunidade para quem tem esse objetivo na vida. 

A formação é um curso superior de tecnologia, que forma tecnólogo para a profissão. Dessa forma, a faculdade oferece uma prática e objetiva em um período mais curto – se comparado com as graduações de licenciatura e bacharelado. 

O curso auxilia o estudante a ampliar os horizontes nos negócios e a tornar os sonhos de empreender uma realidade prática. Além de contribuir para ter um negócio de sucesso – desde pequeno salão a uma empresa grande.  

Portanto, a faculdade é um excelente início para abrir o próprio negócio ou pode contribuir na gestão de um comércio já existente. Caso tenha interesse na área, neste artigo você vai poder conhecer melhor a formação e atuação no mercado de trabalho. Vem com a gente! 

O que é empreendedorismo? 

O ato de empreender pode ser classificado como algo diferente no mercado, de uma empresa ou para a sociedade. Além de ser colocado como referência  ao profissional  que busca novas oportunidades através da criatividade e inovação. 

Atualmente, o empreendedorismo é visto como o ato de abertura de novas empresas – principalmente de pequeno porte. Entretanto, empreender resulta em diversos resultados tanto para o profissional quanto para a sociedade. Como, por exemplo, a geração de emprego e renda em uma comunidade. 

Já as principais vantagens para o empreendedor são a liberdade para tocar seu próprio negócio e a flexibilidade nos horários. Além de não precisar prestar esclarecimentos a chefes e coordenadores. 

 Ainda é preciso contar que existem segmentos de empreendedorismo. Estão entre as principais características: 

Empreendedorismo corporativo

Empreendedorismo social

Empreendedorismo digital

Empreendedorismo em série

Em resumo, empreendedorismo é colocar em prática ideias e ações no mercado. Primeiro, a ação visa oferecer um serviço diferenciado e de qualidade a sociedade que o negócio está inserido. Então, é preciso que o empreendedor seja um explorador em busca de desafios.  

Curso de Empreendedorismo e Novos Negócios

A graduação tem o intuito de ensinar conhecimentos específicos para novos negócios, capacitar nas áreas de planejamento financeiro e organização de processos. Além de tornar o profissional apto a realizar o planejamento de marketing, lidar com comportamento do consumidor, liderança, relações humanas, negociação e controladoria. 

Dessa forma, o profissional se torna especializado em  atuar como gestor de seu negócio numa visão “macro” de um negócio não apenas com conhecimento técnico. Os estudantes ainda se tornam aptos a empreender em todos os setores e tamanhos. Como, por exemplo, empresas de nível micro, pequenas, médias e grandes.

Portanto, o objetivo é formar empreendedores que possam abrir negócios novos ou renovar atividades atuais – sempre de olho em oportunidades futuras. O curso é mais procurado por estudantes que já têm o seu próprio negócio ou que sonham em abrir uma empresa. Além de funcionários que buscam ampliar sua visão para levar adiante projetos na empresa que exercem serviços. 

 Ainda é importante ressaltar que por ser uma graduação de menor duração é indicado para quem pretende com rapidez aprimorar seu negócio ou adquirir conhecimentos na área de gestão de serviços e administração de empresas.

Grade curricular no curso de Empreendedorismo 

O Curso tem por objetivo formar profissionais que estejam aptos a planejar, coordenar e gerenciar sistemas logísticos. Além de preparar o empreendedor para os aspectos econômicos, socioculturais e ambientais de forma ética, responsável e humanística. 

Sendo assim, a formação conta com conteúdos de gestão, pesquisa, análise, matemática, logística e responsabilidade social. De Acordo com grade curricular da Anhanguera, os estudantes vão encontrar entre as principais materiais: 

Análise De Investimentos E Fontes De Financiamento

Comportamento Do Consumidor

Composto Mercadológico

Estratégia Empresarial E Negociação

Gestão De Pessoas e Projetos

Matemática Financeira

Planejamento Financeiro E Orçamentário

Modelos De Gestão

Responsabilidade Social E Ambiental

Vale ressaltar que a graduação ainda busca ensinar com a prática, através de simulações de criação de uma empresa. Além do  plano de negócios, viabilidade mercadológica e de todo o panorama econômico em que ela está inserida. 

O curso ainda busca estimular as habilidades de organização, planejamento, visão de futuro, disciplina, autonomia, iniciativa, ousadia e liderança.  

Características de um bom empreendedor 

Um bom empreendedor conta com características e habilidades essenciais para conduzir uma empresa de sucesso. Com toda a certeza, todas as competências podem ser aprendidas ou potencializadas durante a graduação. 

Por isso é importante conhecer as principais aptidões para as áreas e a melhor forma para obter elas são se dedicando aos estudos especializados da área. Em primeiro lugar é importante que o profissional da área tenha capacidade de antecipar os fatos e notar as oportunidades em novos serviços. 

Em segundo, é importante que o profissional seja persistente e acredite em seus objetivos para alcançar o sucesso. Já em terceiro lugar, o empreendedor precisa ter comprometimento com o negócio, seus funcionários e clientes. 

Além disso, é importante que o profissional tenha preocupação com qualidade, eficiência, persuasão e autoconfiança. Ainda é preciso ser um bom planejador e estabelecer objetivos para a empresa.

Em resumo, o Curso de Empreendedorismo e Novos Negócios ensina os estudantes a adquirir as habilidades e desenvolver as melhores capacidades para se tornar um bom empreendedor. 

Diferencial para empreender 

Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 aponta que 53,4 milhões de brasileiros estão à frente de alguma atividade empreendedora. Dessa forma, é possível notar que para alcançar sucesso é preciso ter um diferencial. 

Considerando o número de pessoas que buscam alternativa para carreira profissional com empreendedorismo, se preparar é importante. Por isso, a graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios é essencial. 

Bem como explicado anteriormente, a graduação em empreendedorismo ajuda a desenvolver características de planejamento, autonomia, liderança, iniciativa e organização. Dessa forma, o profissional sai da faculdade com os atributos necessários para a vida de empreendedor, além de diminuir o caminho para o sucesso de negócios. 

Enfim, o curso é um auxílio importante para aqueles que sonham em empreender e ter êxito em seu próprio negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.