InícioGraduaçãoQual é a grade curricular do curso de História?

Qual é a grade curricular do curso de História?

Para compreendermos como o mundo e a sociedade funcionam, a história é uma ferramenta extremamente necessária. Afinal, para entendermos o presente, precisamos estudar o passado. Nesse sentido, a história nos ajuda a estudar todas as transformações que ocorreram nos últimos anos e décadas. Além disso, ela colabora para manter a memória viva para as próximas gerações. 

Dessa forma, a graduação em História prepara os alunos e profissionais para dominarem todos os fatos dos processos históricos. Assim, eles estarão aptos para entender todas as questões de cultura, economia, religião, conflitos, poder, entre outras.

Portanto, se você pensa em construir uma sólida carreira em história, continue aqui com a gente! Pois, no conteúdo de hoje, você irá conhecer um pouco mais sobre essa área e descobrir qual é a grade curricular do curso de História.

Como é a graduação de História?

A graduação em História, de acordo com o  Ministério da Educação (MEC), precisa oferecer uma carga mínima de 2.400 horas de aulas. Normalmente, essas horas são distribuídas em quatro anos de estudos. Vale ressaltar que todas as instituições que possuem aprovação do governo para administrar o curso devem seguir essa norma.

Além disso, há dois tipos de graduação do curso de História: o bacharelado ou licenciatura. Em suma, as duas são bem parecidas, porém diferem-se em alguns aspectos. Então, veja abaixo as principais diferenças entre essas duas modalidades:

Bacharelado: O bacharelado em História é muito comum em universidades. Ao finalizar  esse tipo de formação, o aluno terá a oportunidade de trabalhar como historiador e pesquisador.

Licenciatura: A licenciatura é focada na formação de professores. Portanto, aqueles que optarem por essa modalidade, poderão atuar em escolas e colégios, auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais, entre outras funções. 

Por fim, a grade curricular de ambas as formações são bem parecidas, visto que os primeiros anos são focados em matérias mais teóricas e, os anos finais, são voltados para a prática da profissão. Contudo, o curso de licenciatura adiciona matérias específicas para o ramo da educação, como tecnologias e práticas educativas, fundamentos da educação, entre outras. 

As diretrizes curriculares do curso de História

Toda graduação deve seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, por meio dessas diretrizes, a graduação em História apresenta todo o seu conteúdo básico e complementar baseado em três vertentes: conteúdos históricos, conteúdos especializados e conteúdos complementares.

Os conteúdos históricos contemplam todas as atividades de pesquisa e aprendizado sob diversos tipos de metodologias. Logo, nas matérias que fazem parte dessa área, os alunos passarão pelos principais fatos históricos da humanidade, desde o começo até o dias atuais. 

Os conteúdos especializados contemplam assuntos de diversos temas e não somente os conteúdos históricos. Sendo assim, os alunos podem explorar outros assuntos e tópicos. Além disso, os conteúdos especializados variam de acordo com cada instituição. Porém, cada uma deve garantir que os estudantes também façam atividades acadêmicas de outras áreas.

Por fim, os conteúdos complementares irão fornecer conhecimentos para as diversas áreas de atuação do historiador, como por exemplo: atividades extras, estágios, disciplinas relacionadas à arquivologia e museologia, entre outras. 

Vale ressaltar que as diretrizes acima são para a modalidade de bacharelado. Logo, para as graduações do tipo licenciatura, o MEC inclui conteúdos definidos para educação básica e didática.

A grade curricular do curso de História

Ao longo dos semestres da graduação em História, os estudantes passarão por estudos sobre a  História Antiga, a Idade Média, a Era Moderna e da História Contemporânea. Além disso, eles também aprofundarão seus conhecimentos na História do Brasil.

A grade curricular do curso de História também permite os alunos estudarem sobre diferentes épocas, culturas e países. Sendo assim, é possível estudar a História Indígena, Africana, Asiática, entre outras. 

Então, pensando nisso, separamos alguns exemplos das principais matérias da grade curricular do curso de História. Confira.

  • Fundamentos Filosóficos;
  • Historiografia;
  • História Antiga;
  • História Medieval;
  • História da América;
  • História do Brasil Colonial;
  • História Moderna;
  • Metodologia do Ensino de História; 
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos; 
  • História Contemporânea: Do Século XVIII ao XIX;
  • História da África; 
  • História do Brasil Imperial;
  • Teorias da História;
  • Geografia Geral;
  • Gestão Educacional;
  • História do Brasil República I;
  • Patrimônio, Museus e Arquivos;
  • Geografia do Brasil;
  • História Contemporânea: Do Século XX ao XXI;
  • História do Brasil República II;
  • História do Pensamento Político e Econômico.

Lembrando que a grade curricular pode variar de acordo com a faculdade ou universidade. Além disso, como dito acima, na modalidade licenciatura ela poderá ser diferente devido às especificidades.

Como escolher uma boa faculdade de História?

Uma parte muito importante para aqueles que estão finalizando ou finalizaram o ensino médio é a escolha da faculdade ou universidade. Afinal, é muito importante ter uma boa formação em uma instituição de ensino prestigiada. Dessa maneira, é fundamental estudar e analisar todas as opções.

Contudo, essa etapa não precisa ser tão angustiante, pois a Voomp reuniu algumas dicas para ajudá-lo nessa jornada. Antes de tudo, verifique se a instituição de ensino desejada é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Outro fator muito importante é avaliar as notas dos alunos nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade). Para aqueles que não sabem, esse exame avalia a qualidade de ensino de todas as faculdades e universidades. Por último, tente conversar com alunos, ex-alunos e professores, temos certeza que eles o ajudarão bastante.

Tente sempre optar por uma instituição de ensino que ofereça uma ótima infraestrutura e mensalidades acessíveis. Nesse sentido, separamos algumas das melhores do mercado. Confira:

  • Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

  • Unopar

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

  • Anhanguera

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão em diversas áreas do conhecimento.

E aí? O que achou da grade curricular do curso de História?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.