InícioDicasMercado de trabalhoSaiba o que faz e quanto ganha um endodontista

Saiba o que faz e quanto ganha um endodontista

No âmbito odontológico, existem diversas especializações para os profissionais da área. A Endodontia é uma das atuações mais fundamentais para saúde dos dentes, pois trata do que chamamos de coração do dente. Mas você sabe o que faz um Endodontista?

Considera-se que os Endodontistas atuam na proteção inicial da saúde bucal, pois cuidam principalmente da raiz e das camadas mais profundas do dente.

Por isso, os profissionais que se especializam na área exercem uma função muito importante para garantir a proteção dos dentes do paciente, pois cuidam essencialmente da estrutura interna dos dentes.

A atuação do profissional é dada através de tratamentos profundos de cáries, fraturas e outros traumas que podem ocasionar o agravamento da saúde bucal.

Veja algumas competências essenciais para a especialização em Endodontia:

  • Tratamento de fraturas na raiz dentárias
  • Tratamento de conservação da polpa dentária
  • Tratamento de traumas dentários
  • Tratamentos na cavidade endodôntica

Mas afinal, vale a pena se especializar na área? Conheça mais sobre as oportunidades no mercado de trabalho.

Quanto ganha um Endodontista?

Os profissionais da área geralmente possuem consultórios próprios e acabam por não receber um salário fixo. No entanto, a faixa salarial de um Endodontista varia em torno de R$ 3.000,00 à R$ 6.000,00, dependendo da demanda de pacientes.

A média salarial tende a ser mais elevada no setor público, devido aos diversos benefícios disponibilizados e também a segurança de valores mensais fixos.

No entanto, outros fatores como a experiência profissional e as habilidades específicas também influenciam na faixa salarial do Endodontista.

Além disso, vale lembrar que a Endodontia é uma das especializações mais escolhidas por dentistas no Brasil. Sendo esta, responsável por concentrar cerca de 14% do número total de profissionais da área.

Oportunidades no mercado de trabalho para Endodontistas

A Odontologia em geral é considerada uma área muito tradicional no mercado de trabalho. Essa, é consolidada como profissão essencial e de grande prestígio social há algumas décadas.

É fato que a saúde bucal começa com os pequenos cuidados e que para ter dentes belos e limpos, é indispensável cuidar, primeiramente, da estrutura dentária interna.

Dessa forma, o profissional Endodontista atua na prevenção e na etapa inicial da proteção dentária. Este, pode exercer sua função em empresas privadas, serviços públicos, grupos de pesquisa e também em um consultório próprio.

A seguir, você pode analisar as vantagens e desvantagens de cada uma das oportunidades de atuação.

Endodontia em empresas privadas

Muitas empresas de produtos odontológicos contratam profissionais especializados em Endodontia para atuarem como gestores, em estudos científicos ou até mesmo como representantes comerciais da marca.

Além da seguridade de ter um salário fixo e benefícios disponibilizados pela empresa, o profissional também possui grande oportunidade de crescimento profissional na área, já que terá contato com clientes que de antemão, frequentavam a clínica.

Por outro lado, as empresas privadas, muitas vezes, exigem disponibilidade para horas extras, eventos e viagens, o que pode ser um obstáculo para você que busca autonomia e liberdade para gerir sua jornada de trabalho.

Endodontia no serviço público

A principal vantagem de atuar no serviço público é a garantia de diversos benefícios e um salário mensal fixo. Assim, torna-se possível superar as oportunidades vindas do setor privado.

Neste contexto, é possível atuar em diversos programas do governo, seguir na carreira acadêmica e prestar concursos para vagas permanentes no setor.

Além disso, a troca de conhecimento com uma grande equipe é uma ótima vantagem para agregar valor ao seu currículo. Ao conviver com outros profissionais, é possível sofisticar ainda mais a sua bagagem.

Mesmo que a maior parte dos programas possuam carga horária intensa, é válido pensar também que é possível conciliar uma jornada de trabalho no setor privado, com a atuação no serviço público.

Endodontia para estudos científicos

A área científica oferece oportunidades para diversos profissionais da Odontologia e promove a pesquisa através de programas universitários.

Escolher a orientação científica é uma excelente opção para você que pretende contribuir com novos estudos e continuar com um tema de estudo já existente.

No entanto, as vagas para iniciação científica são limitadas e exigem muita dedicação desde a graduação.

Endodontista particular

Desse modo, você pode criar sua agenda de horários e gerir de maneira autônoma seus pacientes.

Optar por um consultório particular é um caminho muito escolhido por dentistas especializados em Endodontia. Esta, é uma forma de garantir mais autonomia, mas exige bastante capital de giro, especialmente nos primeiros anos.

Porém, é essencial ter um plano de carreira bem estruturado antes de pensar em investir em uma clínica própria.

Outro ponto importante, é considerar que o sucesso do seu negócio, assim como qualquer outro empreendimento, depende da sua dedicação tanto para aprofundar conhecimentos, técnicas e também para a prospecção de novos pacientes.

Como escolher minha área de atuação como Endodontista?

Se especializar em Endodontia significa se aprofundar na prevenção de doenças dentárias, através de diagnósticos, prognósticos e tratamento que se iniciam na polpa e nos tecidos mais profundos da estrutura dentária.

A escolha depende das preferências de cada profissional, mas também das oportunidades atribuídas a cada um. É muito importante considerar sua disponibilidade de horários e planos a longo prazo.

É claro que a segurança de ter um salário fixo pode ser ponto muito relevante para a escolha de um setor de atuação, porém seu crescimento profissional também pode ser alavancado de maneira autônoma. Um investimento consciente, informação e especializações são grandes propulsores.

Caso você se identifique com a área de pesquisas, também é viável alcançar uma carreira sólida no setor. Por isso, deve-se buscar programas governamentais que disponibilizam bolsas e dão suporte monetário ao pesquisador.

Existem diversas formas de se especializar e atuar como Endodontista, basta você definir bem quais são seus objetivos e metas profissionais e analisar as possibilidades no mercado de trabalho.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.