InícioGraduaçãoEngenhariaSoftware para Engenharia Civil: quais são os mais usados?

Software para Engenharia Civil: quais são os mais usados?

A tecnologia trouxe o software para a Engenharia Civil, o que facilitou a criação de projetos. Então, todas as pessoas dessa área precisam conhecer quais existem,. já que o mercado se apossou desse recurso e o Conselho Federal de Engenharia aprovou.

Aqui você vai ver os principais e mais usados pelas empresas de engenheiros. Logo, continue lendo para saber quais precisa conhecer. Além disso, veja quais os destaques de cada um deles.

A infraestrutura da faculdade e o software para Engenharia Civil

Ver software para Engenharia Civil é um recurso importante para escolher a melhor faculdade. Afinal, isso te mostra os recursos tecnológicos que a universidade possui. Então, o estudante tem mais segurança na sua escolha.

Não observar esse fato pode fazer com que você não tenha um ensino de qualidade. Porém, nas faculdades do Grupo Kroton, você tem todo o suporte. Afinal, elas são reconhecidas por terem tecnologia de ponta e um bom ensino, mesmo no semipresencial.

É preciso estar informado das novidades que surgem nessa área, porque esses recursos facilitam o trabalho do profissional. Por isso, observe os mais usados no mercado e veja se a universidade que você escolheu trabalha com ele.

Como encontrar a melhor faculdade de Engenharia Civil?

O mais recomendado é que a instituição de ensino use um software para Engenharia Civil que auxilie o estudante. Assim, vai te ajudar a se preparar bem para concorrer a vagas de emprego. Enfim, uma dica é verificar alguns para uma faculdade de qualidade:

  • Gerenciamento de projetos;
  • Como elaboram desenhos;
  • Maneira que administram orçamentos;
  • Uso de materiais;
  • Criação de gráficos;
  • A gestão de mão de obra.

Os 5 software para Engenharia mais usados

Usar um software para Engenharia Civil é importante em qualquer obra, porque ele simula a realidade e mostra mais ou menos como a obra deve ficar. Além disso, te ajuda a lembrar tudo o que é preciso fazer em um projeto.

São muitos detalhes a serem lembrados na hora de tirar o trabalho do papel. Por isso, fazer o desenho, seja em 2D, seja em 3D, te ajuda pensar no que é necessário.

Como eles facilitam a vida dos engenheiros, é preciso conhecer cada um deles. Logo, a seguir, veja a lista dos principais:

  • Autocad;
  • Matlab;
  • Sketchup;
  • Revit;
  • Qibuilder

Autocad

O software para Engenharia Civil mais usado no mundo inteiro é o Autocad. Ele foi criado pela empresa Autodesk. Aliás, é um sistema prático e compatível com muitos tipos de arquivos externos.

Ele pode ser usado em dois tipos de projetos para desenhos técnicos. Sendo assim, trabalha com o 2D e na modelagem 3D. Ainda, a versão de 2017 dá a possibilidade de usar meios de compartilhar arquivos.

Existe um aplicativo desse sistema para smartphone o qual auxilia bastante no trabalho. Assim, você pode mudar o projeto em qualquer lugar que você estiver.

As grandes empresas de Engenharia usam e abusam desse recurso. Afinal, ele automatiza muitos setores e ações enquanto o projeto é criado. Além do mais, ele faz o cálculo estrutural, lê e interpreta desenhos.

Faculdades que usam o Autocad já estão te preparando para um trabalho futuro,  já que é completo e muito usado.

Software para Engenharia Civil: Matlab

Considerado um software para Engenharia Civil muito completo, o Matlab foi criado no século passado. No entanto, não é nem um pouco ultrapassado, já que é um dos mais usados.

Especialistas dizem que o diferencial dele são alguns cálculos mais complicados que ele faz. Assim, pode ser usado em projetos de carros, científicos e de Engenharia.

Tudo o que é feito nele é graças à sua grande biblioteca, com muitas matrizes e gráficos. Além disso, tem funções em seu sistema e processos de sinais. Logo, acessar os dados é muito fácil, uma vez que ele faz tudo por você.

Outra característica dele é fazer a conexão do algoritmo com as informações de cada projeto. Com isso, os cálculos podem ser mais específicos e próximos da realidade. Por outro lado, esses são os sistemas de computadores que o aceitam:

  • Windows;
  • Mac;
  • Linux.

Sketchup

O destaque principal desse software para Engenharia Civil é que ele é muito simples. Sendo assim, os usuários dizem que só com a intuição você consegue usá-lo. Aliás, quem mais usa são os arquitetos, engenheiros e designers de interiores.

Esse software tem uma grande biblioteca 3D. Por isso, é perfeita para engenheiros civis que querem fazer apresentações com mais detalhes.

Ele consegue te ajudar a fazer uma apresentação fiel à realidade. Porém, de maneira simples e fácil de modificar. Ainda, é possível fazer um passeio 3D pelo projeto nesse programa.

Você pode encontrar o Sketchup em duas versões. Sendo assim, a primeira é mais completa e tem um valor a ser pago para usá-la. Por outro lado, existe uma gratuita que não tem tantos recursos, mas ainda é muito usada.

Conheça o software para Engenharia Civil: Revit

Também é um software para Engenharia Civil criado pela Autodesk. Ele usa tecnologia BIM, a qual tem o objetivo de modelar os projetos das construções.

Nele você consegue sobrepor mais de um trabalho ao mesmo tempo. Esse é o maior destaque desse programa.

O ponto negativo é que, quando você muda algo em um plano, os outros também são alterados, porque essa relação é feita de modo automático. Mesmo assim, é um dos mais usados pelas empresas de Engenharia Civil.

No Revit, vários membros de uma equipe podem atuar, analisar e fazer simulações de modelos. Além disso, alguns estudantes podem baixar e utilizar o recurso de maneira gratuita por três anos. Isso se você for estudante da área.

Com certeza é uma oportunidade perfeita para entrar no mercado preparado. Por isso, busque aprender a utilizá-lo.

Como funciona o software para Engenharia Qibuilder?

Modelar uma obra é com o Qibuilder. Então, esse programa é mais usado para fazer projetos elétricos, estruturas sanitárias e outros detalhes.

Muitos engenheiros usam junto com o Revit. Isso é possível por causa da tecnologia BIM, a qual ambos possuem. Ele é um software para Engenharia Civil muito usado pelas empresas.

Para que o seu computador tenha suporte a ele, é preciso ter muita potência. Talvez esse seja o único ponto negativo desse sistema.

Use um software para Engenharia Civil

Como você já percebeu, existe uma infinidade de software para Engenharia Civil. Sendo assim, usando algum deles o seu projeto fica dentro dos padrões. Até mesmo das questões de exigências do Governo para construção.

Agora você já conhece os melhores e pode decidir quais usar. Além disso, já sabe como decidir a faculdade que vai cursar a partir desse recurso.

Não perca a oportunidade de estar de acordo com as exigências do mercado. Com isso, busque evoluir. Ver os sistemas para Engenharia Civil é um meio de fazer isso.

Ficou interessado? Então veja nesse outro conteúdo qual o preço da faculdade de Engenharia Civil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.