InícioDicasMercado de trabalhoTodo redator web deveria ser Jornalista?

Todo redator web deveria ser Jornalista?

A formação em jornalismo é muito ampla, e permite ao futuro profissional optar por diferentes carreiras. Entre elas podemos destacar a Assessoria de Imprensa, o Radiojornalismo, o correspondente internacional, o repórter esportivo e até o analista econômico e político.

Isso apenas para começar a falar das profissões. Já que as possibilidades existentes dentro da área de comunicação aumentam a cada ano, o que se tornou ainda mais evidente com a chegada de grandes inovações dentro do jornalismo. Com destaque para a internet, o mobile e as redes sociais.

Definitivamente, estes três pilares alteraram a rotina do meio jornalístico. Eles fazem com que estudantes e profissionais assimilem as novas tecnologias em prol da divulgação de informações e produção de conteúdos em plataformas multimídia. 

Jornalismo multimídia

Primeiramente, falar em multimídia é falar das diversas formas de mídia presentes no mercado. Isso se tornou mais dinâmico com o aprimoramento das comunicações. Além, claro, da chegada de tecnologias de produção e consumo de conteúdo. 

Um exemplo perfeito disso são os smartphones, que, ao mesmo tempo, possuem capacidade de produzir fotos e vídeos, gravam, realizam chamadas em vídeo e permitem editar os materiais. E, posteriormente, publicarem nas dezenas de redes sociais e canais digitais existentes. Sobretudo, em questão de segundos e minutos. Sem limites geográficos e 24 horas por dia.

O que é um redator web?

Na esteira das profissões que surgiram com o mundo digital e dos três pilares que expomos acima, e que mudaram a cara do jornalista, está a posição de redator web. 

Como já descreve o próprio termo, o especialista tem a função de criar e redigir conteúdos para uma diversidade de canais, plataformas, públicos, serviços e produtos dentro da esfera digital. Ou seja, na web. Parece óbvio, mas apenas desejamos esgotar a interpretação correta das palavras.

Se fizermos uma pequena lista dos locais dentro do mundo digital em que atua um redator web, você poderá ter uma ideia de como são grandes as oportunidades de trabalho. Além de ver, também, o quanto são versáteis as suas atividades. 

Aliás, se ficou curioso, confira abaixo somente alguns exemplos do que o este profissional faz:

  • Sites e portais de notícias;
  • Sites e portais corporativos;
  • Landing Pages para venda ou apresentação de serviços e produtos;
  • Redes sociais;
  • Conteúdos para blogs, e-books, Ad Vetoriais, entre outros formatos;
  • Criação de conteúdos multimídia: textos e roteiros de podcast, artigos e posts, roteiros para vídeos, implementação de Search Engine Optimization (SEO), elaboração e redação de pautas jornalísticas, entre outras centenas de publicações;
  • E-mail marketing e mensagens em interfaces digitais;
  • Planejamento de postagens, desenvolvimento de cronogramas e análises de concorrência.

Enfim, acima pontuamos uma dezena de tarefas que um redator web costuma realizar em seu cotidiano de trabalho. Porém, elas aumentam a cada dia e, de tempos em tempos, se modificam, dando lugar a outras profissões ainda mais especializadas. 

Todo redator web deveria ser Jornalista?

Antes de mais nada, como já trouxemos em outros artigos, o estudante do curso de Jornalismo tem uma formação completa. Ela engloba uma multiplicidade de conteúdos para capacitar você a atuar na área de comunicação. Seja com a produção, apuração e divulgação de notícias em diversos veículos e plataformas.

Durante o curso, ele vai conhecer e se ambientar com os diversos tipos de produção jornalística. Isso inclui veículos de comunicação convencionais (impresso, rádio e TV), e os digitais que já citamos acima.

Entretanto, os conhecimentos teóricos e as aulas práticas dentro dos laboratórios da instituição de ensino superior oferecem uma formação em todos os aspectos. A ideia é não deixar margem para que o aluno tenha uma graduação deficitária.

Em função da formação dentro das ciências da comunicação, a de jornalismo sempre é recomendada para pessoas que pretendem trabalhar com redação em todas as suas formas.

Planejamento e Estratégia de Conteúdo

Uma das exigências mais frequentes nas posições de redator web é a necessidade de realizar um planejamento. Além disso, criar uma estratégia de conteúdo para clientes, empresas, produtos e serviços com foco em ambientes digitais.

Definitivamente, tal nível de trabalho requer experiência e noções de planejamento de comunicação, domínio da língua portuguesa e mais. Isso inclui conhecimento de branding, o que é bastante abordado em cursos de comunicação social, como é o caso do jornalismo.

Além disso, estudantes e profissionais formados na área possuem grande bagagem voltada para pesquisa, análise e investigação. Isso ajuda na criação de pautas, interpretação de dados de Business Intelligence (BI) e outros conceitos importantes, que serão úteis no dia a dia da criação de textos.

Outro ponto bastante abordado na academia e que é utilizado em todos os momentos do redator web são as técnicas de redação a serem empregadas diariamente. Lembre-se de que um texto de qualidade é embasado na pesquisa, nos diferenciais a serem explorados de suas fontes e no uso correto da língua portuguesa. Sem falar no cuidado com a ordem de importância dos dados a serem publicados, formatações de textos e as peculiaridades características do canal, cliente e público.

Redator web com formações diversas

Sempre é recomendada uma formação para qualquer pessoa que tenha um dom para escrever e pretende ingressar na área. É comum estudantes de letras migrarem para posições que envolvam criação de conteúdo e somarem o seu domínio da língua portuguesa aos conhecimentos de redação.

Entretanto, existem outros diversos tipos de formações dentro do dia a dia do redator web. Neste caso, temos publicitários, estudantes de humanas, pessoas com paixão por escrever e se expressar. Enfim, profissionais liberais e todos os tipos de entusiastas das letras, da internet e leigos.

O mais importante é você desenvolver suas habilidades. Enfim, se quiser aumentar ainda mais a sua credibilidade, saiba que toda a forma de estudo e boas práticas são úteis na profissão de redator web ou qualquer outra. Os seus leitores e usuários da internet merecem o melhor.

A Voomp te deseja boa sorte na sua carreira e espera ter lhe incentivado a escrever cada vez mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.