InícioDicasTrabalho e estudos: 5 dicas para vencer esse desafio?

Trabalho e estudos: 5 dicas para vencer esse desafio?

Pois é, meu amigo, não está fácil para ninguém! Trabalhar e estudar não é para qualquer um, mas vamos te contar o porquê será para você.

Talvez você já tenha ouvido muita gente falando que conciliar trabalho e estudos é uma tarefa muito difícil. Ou que isso não vai dar certo e que todo mundo que começa acaba desistindo. Então, vou usar aquela frase que toda mãe adora dizer: você não é todo mundo! 

Realmente, muitas pessoas acabam tendo muitas dificuldades, outras até desistem pelo caminho. No entanto, algumas decisões e dicas que daremos podem fazer toda a diferença e te ajudar a ter sucesso nesta empreitada! Este artigo vai te indicar 5 atitudes que tornarão sua vida de estudante mais tranquila. Vamos a elas:

Escolha a modalidade que mais se adequa a sua vida

Muitas pessoas acabam não se planejando para o momento em que decidem pelo ensino superior. Não refletem a respeito de como essa escolha impactará diretamente a sua vida. A decisão por fazer uma faculdade é sempre a mais acertada, mas é preciso ponderar a respeito de alguns pontos, para que esse desejo não acabe em frustração.

Se você tem uma carga de trabalho muito grande, em período integral, precisa se dividir entre o emprego e a família, possivelmente a escolha pela modalidade a distância (EAD) ou semipresencial seja a mais adequada para você. Mas, se ainda sim você prefere estar na sala de aula todos os dias, ou optou por um curso que só é ofertado na modalidade presencial, então vai precisar ficar de olho na nossa segunda dica.

Seja organizado, e tenha uma agenda (sempre)

Eis aqui uma atitude para levar para a vida! Não existe como essa dupla – trabalho e emprego – dar certo se você não juntar a elas a ‘organização‘ e formar um trio de sucesso. Pois é, o dia continuará tendo 24 horas, sua jornada de trabalho não será alterada, você precisará tomar banho e comer como todo mortal, então a única saída é se organizar. Como? Temos algumas sugestões.

Pode ser que você ainda tenha algumas tarefas além de trabalhar e estudar. Precise levar os filhos à escola, se deslocar de casa para o trabalho de transporte público, ou até mesmo faça um outro curso. Então “coloque o tempo para trabalhar a seu favor”. Tenha sempre uma agenda. Anote todos os seus horários e compromissos nela. Observe como é sua rotina e aproveite cada momento da melhor maneira. Por exemplo, algumas pequenas coisas podem ser úteis para você:

 Aproveite o trajeto até o trabalho para colocar a leitura em dia.

Hoje, existem muitos aplicativos que transformam textos em áudios e também leitores de PDF. Seja no ônibus, no carro ou no metrô, você pode aproveitar o momento para colocar as leituras do curso em dia!

Não marque outros compromissos em semanas de prova

Se possível, deixe para marcar aquela ida ao dentista, comprar uma roupa nova ou visitar aquela amiga fora da semana ou dias de provas. Nesses períodos você precisará de maior dedicação aos estudos, e será o momento de estabelecer prioridades.

Separe um momento do seu dia para olhar sua agenda

Parece exagero, mas, afinal, de que adianta ter uma agenda se você não usar? Observe seus horários disponíveis e estabeleça metas reais.

Não seja um procrastinador

Não seja, não seja! Sim. Este é o pior inimigo do estudante e de todos os integrantes da “Acadêmicos do amanhã eu faço”! Deixar tudo para a última hora é a pior atitude que você pode ter frente aos seus estudos. Você perceberá em pouco tempo que essa escolha te causará estresse, sensação de culpa, e o pior de tudo,  quando “picado pelo mosquito da procrastinação” os indivíduos costumam colocar a culpa na falta de tempo, na correria do dia a dia, na inflação, enfim, ficam “chorando o leite derramado”.

Adote a filosofia “devagar e sempre”. Faça os trabalhos da faculdade conforme eles forem sendo pedidos. No trabalho, não adie as tarefas que são de sua responsabilidade. Cumpra seu prazos. Se você já tem uma tendência a procrastinar, coloque lembretes no celular, post-its na geladeira. Isso te ajudará a não fingir que esqueceu das atividades. O procrastinador é um auto sabotador, livre-se desse hábito.

Crie uma rotina que concilie trabalho e estudos

Nada do que você fizer será suficiente, nada disso funcionará se você não tiver uma rotina. Aproveite seu dia, tenha dias e horários inclusive para os momentos de lazer. Procure tirar suas férias para casar com o mesmo período das férias escolares, pois, assim, você terá mais tempo com seus filhos. Afinal, qualidade de vida é o que todo mundo deseja no fim das contas. Seja precavido. Separe tempo até para o imprevisto. Como? Quando você é organizado e não procrastina, o mundo gira a seu favor. Mesmo que “eventualidades batam à sua porta”, o fato de você ter bons hábitos permitirá que você reagende compromissos, negocie prazos, e etc.

Foque no resultado dos seus estudos

Nada pode ser mais motivador do que pensar no porquê você está fazendo as coisas. Pensar a longo prazo, e se imaginar na situação que você deseja, pode ter dar ânimo para continuar se esforçando.

Pense que esse será apenas um período de sua vida, e que estudar e trabalhar não serão sua rotina para sempre. Medite no que a conquista de um diploma poderá agregar à sua vida. Lembre-se de que seus pais ou avós provavelmente não tiveram as mesmas condições que você está tendo. Sabemos que, até há bem pouco tempo, trabalhar e estudar ao mesmo tempo era um opção quase impossível, enquanto hoje usufruímos dessa possibilidade. E o melhor: a preços acessíveis!

Use a experiência que for ganhando enquanto cursa sua faculdade para participar do plano de carreira de sua empresa. Muitas oferecem oportunidades excelentes para aqueles que estão se qualificando. Assim, você poderá ver seus esforços recompensados antes mesmo de tirar a sua foto de beca. Quer mais estímulo que esse?

Se ainda precisar de mais razões para não desanimar, assista a vídeos, veja filmes e depoimentos de quem conseguiu, e do que é possível fazer quando se tem dedicação e não se fraqueja na primeira oportunidade. Por fim, uma última coisa precisa estar firme e ecoar em sua mente: você não é todo mundo!

Confira também essas dicas para organizar seu tempo na prova do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.