InícioDicas3 Dicas de como usar o Google Drive para estudar

3 Dicas de como usar o Google Drive para estudar

Não sabe como usar o Google drive para estudar? Aqui você vai entender quais as melhores formas de otimizar seus estudos utilizando o Google drive. Provavelmente em algum momento da sua vida, você ouviu a expressão: “salvar o arquivo na nuvem!” Contudo, pode ser que até hoje você não tenha utilizado nenhuma ferramenta para isso.

O Google drive é uma ferramenta online e gratuita. E nesse post você vai descobrir o que é e como usar a ferramenta  para gerenciar melhor os estudos.

Aproveite o nosso conteúdo e todas as maravilhas das tecnologias disponíveis na rede para facilitar os seus estudos!

 O que é o Google Drive?

O Google drive é uma plataforma em nuvem usada para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Com ela você pode gerar do zero, planilhas em Excel, documentos em Word, Powerpoint e outros. Além de criar documentos do zero, você pode salvar os seus arquivos online e também compartilhar os documentos que você salvou no drive.

O aplicativo faz parte do uma gama de apps da gigante empresa de internet, que servem para otimizar nossas vidas. Para utilizar a ferramenta, basta ter uma conta Google. Ou seja, se você tem um Gmail por exemplo, já tem acesso automático a esses serviços.

Por tanto, é importante você saber como usar o Google drive para estudar de forma correta e obter muito mais praticidade em seus estudos.

A ferramenta online possibilita que você mantenha seus arquivos sincronizados com os seguintes dispositivos:

  • Notebook
  • PC
  • Smartphone
  • Tablet
  • Smart TV

Como otimizar o uso do Google Drive?

Para ganhar tempo e obter os melhores resultados utilizando o drive, você pode acessá-la sempre pelo navegador Chrome. Um navegador próprio da empresa detentora do app de armazenamento online.

É importante também que você faça o download do Google drive nas máquinas que mais acessa, no seu celular e notebook. Assim, você terá como acessar seus arquivos de qualquer lugar que estiver.

1 – Organize seus Arquivos 

Mantenha seus arquivos organizados por pastas, desta forma, você localizará facilmente o tema que precisa. A ferramenta possibilita que você crie quantas pastas quiser. O ideal é que você separe as pastas por assuntos, como o nome das disciplinas do seu curso, por exemplo: Português, Matemática, etc.

Para criar uma pasta clique em “Novo” ou no símbolo de “+” em dispositivos móveis, escolha a opção “Pasta”, dê um nome e salve.

Criando textos com Google Docs

Uma das ferramentas que o drive disponibiliza é o Google docs. Onde você pode manter seus arquivos de textos, em Word, e facilita a vida de quem precisa criar textos, compartilhar com amigos, professores, etc. Por fazer parte das ferramentas do Google, você pode manter os arquivos criados no Docs, salvos automaticamente na nuvem. Mais uma facilidade para acessar o seu texto quando quiser, onde quiser, basta ter acesso à internet. 

A ferramenta é semelhante ao Word, editor de textos mais utilizado no mundo, criado pela Microsoft. As vantagens do Google Docs são que além de gratuito é possível compartilhar com outras pessoas que poderão editar o seu textos online. 

2 – Caderno de Anotações

É possível fazer anotações de forma infinita e você vai ter um “caderno online” para suas aulas. Basta ter um smartphone e o app do drive instalado. Prontinho!

O recurso de utilizar as anotações facilita para você que não pode carregar notebook para aula, reuniões, etc.

Organizar estudos com Google Agenda

Uma das melhores formas de se manter informado sobre seus eventos do dia a dia e não perder nenhum compromisso, é com o Google Agenda. Outra ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Com o Google Agenda você poderá manter todas as suas reuniões, compromissos previamente agendados e será avisado sobre cada um deles. 

Você pode acessar a ferramenta tanto pelo PC quanto pelo app em seu celular. Desta forma, você terá o controle e planejamento dos seus compromissos, eventos, trabalhos para entregar, na palma da sua mão. 

 

3 – Use o APP Off-line

Se você ficar sem internet e não conseguir nenhum sinal de wi-fi no local que estiver, fique tranquilo(a). O Google Drive disponibiliza uma função para que você possa manusear os arquivos sem precisar de conexão com a internet.

Para isso, basta instalar  em seu navegador, usando o Chrome,  o app Web do Google Drive.

 

 

Dica Bônus Incrível de como usar o Google drive para estudar

Sim! Temos para você um bônus com dicas que irão facilitar ainda mais o seu dia a dia de estudos.

O Google drive pode:

-Transformar imagens em texto: ele conta com um software de OCR (Reconhecimento óptico de caracteres) , aquele livro da biblioteca poderá ser transformado de forma muito mais prática! Saiba como aqui.

 

Para você que pretende fazer uma faculdade a distância, mais conhecida como EAD, temos um post sobre como aproveitar melhor a faculdade ead.

Com todos os recursos que apresentamos aqui para você entender como estudar melhor com Google drive, sua vida ficará muito mais fácil. Organize os seus arquivos, mantenha suas pastas bem nomeadas e, se possível, insira cores para facilitar a identificação.

Além disso, você pode configurar o idioma para que fique mais prático e rápido de utilizar todas as funcionalidades do drive. E se você utiliza o gmail como principal ferramenta de e-mail, existe a possibilidade de anexar de forma instantânea os arquivos do drive. Para isso, basta clicar no triângulo, conforme imagem abaixo!

Agora é só baixar o Google drive em seus aparelhos e curtir seus estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.