3 principais dificuldades para estudantes de Direito

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing.Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: pexels-august-de-richelieu-4427553

Muita se fala sobre o curso de Direito ser um dos mais conhecidos e promissores em todo o mundo, não é? O que ninguém fala é que o estudante de direito enfrenta bastante dificuldade assim como outras profissões.

A pessoa que estuda direito tem uma perspectiva de vida bem atraente. Segundo a OAB, atualmente, existem cerca de 988.771 mil advogados no país. Como se tornar um profissional atrativo diante do tamanho desse mercado?

Listamos os 3 principais desafios que estudantes de Direito (Futuros advogados) irão enfrentar ou enfrentaram na sua carreira profissional. Vamos lá!

Se inspirou em Suits e vai fazer vestibular para Direito?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil na série

1)Diversidade de áreas

A primeira grande dúvida que o estudante de direito se depara é: qual área vai escolher? Qual a modalidade que mais tem a ver com os meus objetivos? Concurso, escritório próprio? É natural que ele passe bastante tempo pesquisando as vantagens e desvantagens de cada área da advocacia.

Existem várias áreas como direito do trabalho, direito criminal, direito civil, entre outras. O que importa é definir a que possua mais afinidade com seus interesses, para desta forma o processo ser mais fácil e certamente vai abrir mais portas profissionais.

A carreira de advogado — é a mais comum na sociedade — Uma parte importante do processo é além de mapear as afinidades de interesse. Portanto, o estudante deve procurar uma instituição de qualidade e inovação, para potencializar os rumos da sua carreira.

Ainda dá tempo de se organizar em 2021!

 

Preparamos um planner para você não deixar nada passar

 2)Área de estudo bastante concorrida

Como falamos anteriormente, a concorrência em direito é definitivamente uma questão importante para quem quer seguir essa carreira. Ou seja, é uma graduação sempre com bastante oferta de mão de obra.

Assim como medicina, o direito é umas das faculdades mais concorridas. Então, não é de se espantar que esta é umas das dificuldades mais apontadas pelos futuros graduados, são que precisam se reinventar para se destacar no mercado.

Mesmo com esse cenário este curso possui alta taxa de empregabilidade. É uma graduação que sofre diretamente o impacto da transformação digital. Como é o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais o mercado de trabalho está sedento por esses profissionais.

Vai cursar Direito e é fã da série How To Get Away With Murder?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil entre os “Keating 5”

3)Como conseguir clientes?

Muita se fala em ter experiências práticas no direito. A faculdade de Direito exige dos estudantes longos períodos de leitura, interpretação textual e escrita. Mas uma das principais dificuldades é como conseguir clientes com experiência?

Como em qualquer profissão é necessário ter um bom currículo, um bom contraponto é sobre a importância da construção de network é muito importante para conseguir boas opções de estágios e clientes. 

Direito é um curso que necessita além de gerenciamento de tempo, participação da maior quantidade de eventos extras preparatórios, sejam eventos jurídicos, networking, audiências públicas. 

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

Além disso, essa é uma importante forma para enfrentar as dificuldades relacionadas à aquisição de clientes. Separamos algumas dicas:

  • Invista em networking, participe ativamente da vida acadêmica
  • Busque se diferenciar da concorrência
  • Se mantenha sempre atualizado
  • Construa conteúdo para sua audiência
  • Invista em Marketing Jurídico. 

Rotina eficiente para superar os desafios.

É provável que muitos estudantes de direitos se identifiquem com algumas situações acima. Qual a melhor forma de aproveitar esse período estudando e superando esses desafios listados? Bom não é uma resposta tão simples. Mas para ajudar trouxemos algumas dicas que você pode aplicar na sua rotina. 

  • Tenha sua visão de futuro e onde pretende chegar
  • Responsabilidade: Tenha uma rotina de estudo/tempo organizado
  • Faça network: aproxime-se de pessoas com objetivos comuns. 
  • Participe eventos jurídicos e faça provas de anos anteriores
  • Estude materiais além das dicas dos professores
  • Trabalhe sua marca pessoal (blog, LinkedIn, marketing jurídico)
  • Faça intervalos, descanso são importante para produtividade. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.