InícioGraduaçãoDireito3 principais dificuldades para estudantes de Direito

3 principais dificuldades para estudantes de Direito

Muita se fala sobre o curso de Direito ser um dos mais conhecidos e promissores em todo o mundo, não é? O que ninguém fala é que o estudante de direito enfrenta bastante dificuldade assim como outras profissões.

A pessoa que estuda direito tem uma perspectiva de vida bem atraente. Segundo a OAB, atualmente, existem cerca de 988.771 mil advogados no país. Como se tornar um profissional atrativo diante do tamanho desse mercado?

Listamos os 3 principais desafios que estudantes de Direito (Futuros advogados) irão enfrentar ou enfrentaram na sua carreira profissional. Vamos lá!

1)Diversidade de áreas

A primeira grande dúvida que o estudante de direito se depara é: qual área vai escolher? Qual a modalidade que mais tem a ver com os meus objetivos? Concurso, escritório próprio? É natural que ele passe bastante tempo pesquisando as vantagens e desvantagens de cada área da advocacia.

Existem várias áreas como direito do trabalho, direito criminal, direito civil, entre outras. O que importa é definir a que possua mais afinidade com seus interesses, para desta forma o processo ser mais fácil e certamente vai abrir mais portas profissionais.

A carreira de advogado — é a mais comum na sociedade — Uma parte importante do processo é além de mapear as afinidades de interesse. Portanto, o estudante deve procurar uma instituição de qualidade e inovação, para potencializar os rumos da sua carreira.

 2)Área de estudo bastante concorrida

Como falamos anteriormente, a concorrência em direito é definitivamente uma questão importante para quem quer seguir essa carreira. Ou seja, é uma graduação sempre com bastante oferta de mão de obra.

Assim como medicina, o direito é umas das faculdades mais concorridas. Então, não é de se espantar que esta é umas das dificuldades mais apontadas pelos futuros graduados, são que precisam se reinventar para se destacar no mercado.

Mesmo com esse cenário este curso possui alta taxa de empregabilidade. É uma graduação que sofre diretamente o impacto da transformação digital. Como é o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais o mercado de trabalho está sedento por esses profissionais.

3)Como conseguir clientes?

Muita se fala em ter experiências práticas no direito. A faculdade de Direito exige dos estudantes longos períodos de leitura, interpretação textual e escrita. Mas uma das principais dificuldades é como conseguir clientes com experiência?

Como em qualquer profissão é necessário ter um bom currículo, um bom contraponto é sobre a importância da construção de network é muito importante para conseguir boas opções de estágios e clientes. 

Direito é um curso que necessita além de gerenciamento de tempo, participação da maior quantidade de eventos extras preparatórios, sejam eventos jurídicos, networking, audiências públicas. 

Além disso, essa é uma importante forma para enfrentar as dificuldades relacionadas à aquisição de clientes. Separamos algumas dicas:

  • Invista em networking, participe ativamente da vida acadêmica
  • Busque se diferenciar da concorrência
  • Se mantenha sempre atualizado
  • Construa conteúdo para sua audiência
  • Invista em Marketing Jurídico. 

Rotina eficiente para superar os desafios.

É provável que muitos estudantes de direitos se identifiquem com algumas situações acima. Qual a melhor forma de aproveitar esse período estudando e superando esses desafios listados? Bom não é uma resposta tão simples. Mas para ajudar trouxemos algumas dicas que você pode aplicar na sua rotina. 

  • Tenha sua visão de futuro e onde pretende chegar
  • Responsabilidade: Tenha uma rotina de estudo/tempo organizado
  • Faça network: aproxime-se de pessoas com objetivos comuns. 
  • Participe eventos jurídicos e faça provas de anos anteriores
  • Estude materiais além das dicas dos professores
  • Trabalhe sua marca pessoal (blog, LinkedIn, marketing jurídico)
  • Faça intervalos, descanso são importante para produtividade. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.