InícioGraduaçãoEngenharia Civil3 principais dificuldades para estudantes de Engenharia Civil

3 principais dificuldades para estudantes de Engenharia Civil

De início, um estudante pode passar por muitas dificuldades durante sua formação de engenharia civil.

Para ter sucesso e aproveitar ao máximo a graduação, vamos mostrar as principais dificuldades que um aluno de engenharia civil pode passar durante a faculdade.

Na realidade, nenhum curso é fácil, toda engenharia possui seus momentos de dificuldades durante o curso, o que é totalmente normal.

De fato, a engenharia civil possui algumas matérias, principalmente específicas onde o grau de cobrança é maior e, consequentemente, sua dificuldade.

Professores exigentes

Primeiramente, antes de se tornar um engenheiro(a) civil você precisa saber os conteúdos que são cobrados pelos professores

Por esse motivo, alguns professores gostam de complicar um pouco a matéria, para realmente testar os conhecimentos dos graduandos.

Eles tornam as provas realmente difíceis para testar os conhecimentos dos alunos. Sua rigorosidade é justificada, devido à importância e responsabilidade da profissão.

Porém, isso não é uma exclusividade da engenharia, a maioria dos cursos é assim, sempre haverá professores chamados de “carrascos”. Eles são conhecidos por dificultarem em suas avaliações, fato que não ocorre em apenas uma graduação específica.

Quanto melhores os métodos, mais exigentes são os professores

Quando a faculdade fornece uma boa estrutura, seu método de ensino é bem classificado, além de exigente. Os professores por sua vez também serão mais criteriosos.

De modo a garantir que os graduados sejam os melhores em suas áreas exercidas. Tudo isso depende da faculdade escolhida.

Normalmente, o início das faculdades de engenharia civil são cheias. Porém, com o passar dos semestres, com auxílio dos professores e métodos exigentes, apenas os disciplinados e organizados conseguem se manter sem pendências.

Projetos, estágios e atividades extracurriculares

Estes são outros fatores que acabam sendo uma dificuldade para os alunos de engenharia.

Não basta apenas fazer as matérias da grade curricular, você precisa participar de projetos de pesquisa, assim como extensões de projetos voluntários. Existe a necessidade de ir em palestras e assim por diante.

Você terá que ocupar seu tempo com isso, além de estudar outras atividades. Elas servem para te deixar um pouco mais apurado, no entanto acabam deixando seu tempo um pouco mais corrido.

Apesar do grau de dificuldade, é totalmente possível que você consiga se organizar para não ter problemas com isso.

Então, não se preocupe, pois isso é totalmente normal e acontece em todos os cursos. E, caso haja bastante organização, você poderá conciliar as matérias com essas atividades extracurriculares.

O que são os projetos e atividades na engenharia civil?

Nessas atividades, você aprenderá as etapas de um projeto completo de engenharia civil. O projeto é o princípio que guia o engenheiro civil no andamento das construções.

Assim, do início ao fim da obra, o engenheiro responsável deverá supervisionar todos os processos.

Por essa razão, na faculdade de engenharia civil diversos projetos são apresentados, para que o aluno se acostume desde já com a atividade. Pois, ela será de responsabilidade total do engenheiro civil fora da instituição.

Dedicação do aluno

Para finalizar, não é realmente complicado para os estudantes de engenharia civil conseguirem se formar.

A engenharia civil não é tudo isso que as pessoas falam, elas gostam de exagerar e elevar muito seu grau de dificuldade.

Além disso, ela não é impossível, se você for uma pessoa esforçada e organizada, que consiga unir estudos e atividades extracurriculares além dos projetos.

Se você não for organizado e dedicado, precisará se tornar. Pois, você não conseguirá se formar se for desorganizado(a).

Nesse caso, você precisa se identificar com o curso, porque são cinco anos de muitas atividades e projetos.

Então, de certa maneira, tudo começará um pouco difícil se você não tem um pouco de afinidade com a matéria, a disciplina de Cálculo por exemplo. Mas, depois de se dedicar, seu desempenho vai melhorar muito.

Certas ahbilidades são um diferencial para um(a) engenheiro(a) civil entrar no mercado de trabalho. Foto de Pixabay no Pexels.

Certas habilidades são um diferencial para um(a) engenheiro(a) civil entrar no mercado de trabalho. Foto de Pixabay no Pexels.

Coisas que todo estudante de engenharia civil deveria saber

Agora, vamos dar algumas dicas para você alcançar o sucesso em sua graduação de engenharia civil, apesar das dificuldades.

Aprenda um segundo ou terceiro idioma

Se você é, ou pretende estudar engenharia, aprender ou saber um segundo idioma como inglês é um diferencial.

Não precisa ser apenas esse idioma, pode ser francês, italiano ou alemão. Pois isso é uma necessidade no mercado de trabalho atual. Se você tem dois idiomas além do português, por exemplo, vai se destacar nos processos seletivos em que concorrer.

Participe de projetos

É muito importante participar dos projetos de engenharia da faculdade. Se possível, participe o máximo que conseguir. Sejam eles, projetos de extensão, monitoria, empresa júnior, ou iniciação científica.

Participar destes projetos te dá experiência da vivência como engenheiro civil. Quando você for para uma entrevista de estágio ou emprego, serão questionadas as principais atividades feitas na faculdade. Os projetos irão te auxiliar com isso.

É normal pegar uma DP

Se você vai fazer ou está fazendo engenharia civil, tenha uma coisa em mente, é normal reprovar ou pegar DP (dependência) em alguma matéria.

Não queremos dizer que isso é uma regra, mas ser reprovado acontece com qualquer pessoa, sendo algo perfeitamente normal.

Aproveite e veja o que você fez de errado nessa matéria para você não repetir o erro e conseguir a aprovação no próximo semestre.

Portanto, reprovar em alguma matéria é normal, não ajuda ficar intrigado(a) ou triste. Tudo faz parte do processo.

Mas, caso você reprove mais de três vezes em alguma matéria deve haver algo errado, é bom que o problema seja identificado para que ocorra uma solução definitiva.

Conclusão

Para finalizar, a faculdade de engenharia civil possui diversas dificuldades para os estudantes, assim como outras graduações.

O importante é se manter perseverante, dedicar-se ao máximo e sempre buscar o maior número de conhecimentos, para que você entre o mais preparado possível no mercado de trabalho.

Caso ocorram dificuldades em algumas disciplinas, as instituições sempre buscam proporcionar o melhor auxílio disponível aos alunos. Proporcionando aulas e atividades extras, assim como revisões, por exemplo.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.