InícioDicasOrientação vocacional4 dicas para quem deseja mudar de profissão

4 dicas para quem deseja mudar de profissão

Você chegou a uma encruzilhada. Dedicou-se aos estudos, passou no vestibular, concluiu a graduação tão aguardada, se formou e arrumou seu primeiro emprego. Porém, ao final desse caminho, você começou a duvidar das suas escolhas. Além disso, suas experiências no mercado não corresponderam às suas expectativas. Nesse caso, você pode ter passado cinco ou até dez anos atuando em uma área, mas não se encontra mais satisfeito. Ou, quem sabe, você acabou de se formar, mas não consegue visualizar trabalhar com o ramo que estudou durante anos.

A situação descrita acima assusta muitas pessoas. Assim, milhares de jovens, todos os anos, prestam vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) convictos de que precisam tomar uma decisão para toda a vida. Logo, a pressão dos testes e da escolha pela faculdade agravam a ansiedade. Portanto, em muitos casos, quem é aprovado no vestibular nem pensa em trocar de curso ou em trabalhar com algo diferente do estudado durante anos.

Será que é esse o seu caso? Você está confuso sobre suas decisões profissionais e está pensando em mudar de profissão?

As muitas dúvidas sobre mudar de profissão

Pensar em mudar de profissão é uma atitude mais comum do que imaginamos. Muitas pessoas, talvez por terem tido a primeira experiência profissional no momento da escolha para o vestibular, cogitam essa possibilidade. Porém, os medos e as muitas dúvidas sobre mudar de profissão fazem com que essa decisão pareça tão difícil.

Não vamos mentir para você, caso esse seja o seu caso, principalmente. Na realidade, não é uma decisão fácil e, além disso, exige muita dedicação e estudo para os próximos passos. Mas, não é porque não seja fácil que não vale a pena. Podemos não perceber, mas é muito comum, durante ou após a faculdade, nos depararmos com possibilidades que, ao escolheremos uma faculdade, não nos atentamos. Para as situações nas quais a mudança de carreira ocorre após os quarenta, cinquenta anos, a experiência e a maturidade podem ser mais positivos do que negativos. Por isso, se o seu caso, seja você um estudante de uma faculdade ou um profissional com alguns anos de carreira, é mudar de profissão, siga a leitura.

Hoje, o Voomp trouxe algumas dicas para quem pensa em mudar de profissão. Se é a sua vontade, encare os desafios e vamos juntos! Nunca é tarde para começar e recomeçar.

4 dicas para mudar de profissão

Dica 1: identifique suas vontades e motivações

Para mudar de profissão, o primeiro passo é o mais importante: identifique suas vontades e as motivações que o impulsionam a pensar na mudança de carreira. Pode ser que o salário não o atraia mais e você pense em uma área com melhores remunerações. Ou, é possível que você não se sinta realizado profissionalmente e esteja mirando outra área. Ainda, possivelmente, no meio do caminho, você experienciou uma rotina profissional e, agora, pretende segui-la. As motivações são muitas e variadas. Porém, é importante tê-las claras em mente para que você consiga traçar um plano adequado a fim de mudar de profissão.

Diante das motivações e vontades, você consegue estabelecer novas metas. Por isso, se questione: precisarei cursar uma nova faculdade? Fazer um curso? Adquirir experiência, mesmo sem formação acadêmica? Conhecer melhor a realidade da nova rotina profissional que almejo?

Assim, através desses questionamentos que você fará a si mesmo, será possível identificar primeiramente quais são as suas motivações e, posteriormente, quais serão os próximos passos.

Dica 2: planeja a sua mudança de profissão

Identificadas suas vontades e motivações, rume para o próximo passo (que é, também, nossa segunda dica): planeje bem a sua mudança de carreira. Descubra se você precisará cursar uma nova faculdade (ou mudar de faculdade durante o processo). Ou, pense se você precisará realizar um curso, se inscrever em um estágio ou em um programa de trainee. Além disso, coloque no papel as semanas, meses e até anos que você precisará dedicar à sua mudança de carreira.

Outro ponto muito importante do planejamento para a mudança de profissão é ponderar como está o mercado da nova profissão almejada. Ao conhecer esse mercado, você identificará com mais facilidade as possibilidades reais de se inserir na nova profissão e, desse modo, construir a carreira desejada. Assim, ao planejar seus próximos passos, você poderá acertar com mais facilidade e concretizar suas ambições de forma mais rápida e segura.

Dica 3: networking e currículos atualizados

Além de planejar suas ações e identificar o mercado de trabalho, você precisará estar atento às suas capacidades. E isso você fará não desperdiçando sua experiência e seus contatos até aqui. Por isso, mantenha sempre seu currículo atualizado. Assim, você poderá mirar nos seus novos objetivos. Adicione suas pretensões de carreira ao seu currículo, mantenha-o em sites de emprego, dê atenção à maneira como você tratará as informações disponibilizadas. Mesmo que você precise fazer novos cursos e especializações – ou até mesmo uma nova faculdade – suas experiências até aqui valem muito. Saiba identificá-las e mostrá-las em seu currículo. Para as suas primeiras oportunidades na nova profissão, isso será de grande valia.

A mesma atenção que você dedicará ao seu currículo, é importante dedicar aos seus contatos profissionais. Amplie seu networking, mantenha seus contatos profissionais, converse com pessoas da área que você almeja. Além de ajudá-lo a pensar a sua estratégia, seus contatos poderão possibilitar novas chances profissionais. Fique atento ao seu currículo e ao seu networking na hora de mudar de profissão!

Dica 4: continue estudando!

Logo, se a sua vontade é mudar de profissão, saiba de antemão que você não pode ter medo de estudar! Continue estudando e se especializando. Mas, seus estudos dependerão da estratégia traçada. A depender da nova carreira escolhida, você precisará ponderar: devo cursar uma nova graduação ou investir em uma pós-graduação? Se a sua mudança de profissão localiza-se no mesmo campo (nas Ciências Humanas, por exemplo), pode ser que você só precise investir em alguns cursos de menor duração.

Assim, as possibilidades são variadas. Vão desde cursos de pós-graduação, MBA, cursos de curta duração especializados, cursos tecnológicos (de duração reduzida, mas que ainda são cursos com diploma de ensino superior). Pode ser que você precise investir em um curso de idiomas, como inglês, espanhol, francês, mandarim… A verdade é que, para mudar de profissão, você precisará estar em constante estudo e especialização, sem descartar sua experiência acumulada até aqui.

Por isso, não desista e mantenha seu foco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.