InícioDicasMercado de trabalho4 Dicas para quem quer mudar de carreira

4 Dicas para quem quer mudar de carreira

Chegou o momento de tomar uma atitude e fazer uma mudança em sua vida profissional? Se a resposta for sim, consequentemente ela vai repercutir em sua vida pessoal, e é aí que você deve tomar todos os cuidados para que o processo de migração de uma área para outra não seja oneroso e estressante.

Antes de mais nada, tudo que envolve mudanças de trabalho, curso superior e escolhas profissionais vão dar uma ou outra dor de cabeça. Não se preocupe, isso é natural para qualquer pessoa.

Afinal, tudo que engloba trabalho, vida pessoal e alteração da zona de conforto possui um preço a ser pago. Seja a cobrança vinda na forma de tempo, planejamento, organização ou resiliência. 

Sabendo que para você e outros estudantes, estagiários e profissionais, trata-se de um momento importante e delicado, a Voomp trouxe algumas dicas para quem deseja mudar de carreira. 

Dicas não devem ser consideradas recomendações

Exatamente isso que você leu acima.

As dicas têm por objetivo orientar diferentes tipos de pessoas que vivem momentos ainda mais diversos umas das outras. Portanto, cada um dos tópicos deve servir como uma fonte de conhecimento e, por isso, ser analisado de acordo com a situação e contexto de forma individual.

Logo, não se tratam de recomendações do que você deve seguir à risca. Como o seu momento atual necessita de orientação séria, todo o processo de mudança vai ter como fator decisivo final as suas próprias ações.

Como diria o sábio chinês: 

As pessoas calçam sapatos diferentes.
Se serve para você, pode ser que não sirva no pé de outra pessoa.

Enfim, leia cada ponto, avalie e veja se eles podem ser aplicados ao seu contexto ou se adaptam à sua realidade. 

Dicas para quem quer mudar de carreira

Dica n° 1: Saiba qual é a sua motivação?

Antes de mais nada, mudar de carreira não é como mudar uma peça de roupa e escolher entre um sapato azul ou outro vermelho.

Alterar os rumos profissionais é como mudar seu estilo de vida e o que você vai fazer nos anos seguintes. Além disso, a mudança acadêmica ou profissional tem impacto direto em quem você vai se tornar.

Sobretudo, é preciso que você saiba qual é a sua principal motivação para escolher uma mudança na carreira, e se isso é um fator fundamental para essa migração de área.

Entre as motivações dentro do cenário acadêmico e profissional podemos pontuar as mais frequentes:

  • Falta de perspectivas na carreira atual

  • Incompatibilidade e dificuldades técnicas 

  • Afinidade com as disciplinas e áreas de atuação

  • Falta de condições materiais e financeiras 

  • Mudanças de endereço ou fatores geográficos externos

  • Motivos familiares, pessoais e psicológicos

  • Sentimentos de frustração, dúvidas e escolhas precipitadas

  • Mercado de trabalho escasso e falta de oportunidades 

Logo, é preciso encontrar a motivação principal que vai lhe mover para iniciar uma transição de carreira. Pense com cuidado.

Dica n° 2: Conheça a sua nova carreira ou área de atuação

Certamente, você já deve ter ouvido a frase que diz: conhecimento é poder. Em função disso, queremos mostrar para todas as pessoas que, quanto  mais conhecer a sua nova carreira ou área de atuação, mais as situações que podem surgir no meio da mudança de carreira serão fáceis de serem encaradas.

Logo, estude, esclareça as suas dúvidas, não deixe de fazer perguntas, entenda as áreas de conhecimento ligadas a elas e como está o mercado de trabalho atual. Além disso, tenha noção de quais são as perspectivas futuras das profissões ligadas à sua nova carreira.

Em suma, quanto mais você souber e tiver embasamento (informações, fontes, dados, etc.) mais simples e tranquilo será o momento de iniciar a mudança de área. Seja ela acadêmica ou profissional.

Dica n° 3: Projete os próximos anos

Agora que já falamos do passado, do presente e suas motivações para mudar de carreira, é momento de chamar a sua atenção para os seus próximos anos. Ou seja, para o futuro.

A questão é que, além de decidir para qual área e carreira você vai migrar, também vale à pena projetar os seus próximos anos dentro de sua nova vida. Antes de mais nada, pode parecer exagerado. Entretanto, se trata de um exercício que você deve fazer a todo momento.

Não basta apenas mudar em função de perspectivas de emprego ou melhores salários, sem ter a noção de quais trabalhos pretende fazer ou ingressar, se estará com disposição e resiliência para encarar as novas necessidades desta futura carreira e como será daqui há alguns anos. 

Exatamente isso, pense como será sua nova área de estudo e trabalho daqui a 5 ou 10 anos. Afinal, o mundo está em constante mudança. Você sabe muito bem disso. Imediatismo é comportamento de amadores. Por isso, o planejamento vai ajudar e enxergar longe.

Dica n° 4: Planejamento é o seu melhor amigo

Mudanças e planos necessitam de prazos. Logo, todo o processo vai ter um começo, um meio e um fim. Este último será a concretização da mudança de carreira. 

Contudo, você precisa realizar um projeto. Resumindo, mudança de área de atuação acadêmica e profissional deve ser encarada com um projeto de vida. Consequentemente, necessita de planejamento, organização, foco e boa execução.

Enfim, não é uma vontade de ontem que vai ser decidida amanhã. Uma mudança como essa deve ser pensada e estudada com calma. Pressa e imediatismo combinam com problemas futuros.

Neste caso, o planejamento minimamente organizado, mostrando direções diversas, prós e contras ajudam os desavisados a não cometer novos erros. Você já está desejando sair de uma situação que não lhe satisfaz para uma que te traga mais alegria, conforto e sentimento de realização. 

Por isso, o planejamento é o seu melhor amigo. Respire e tenha calma. Um passo de cada vez. Definitivamente, a sua nova carreira não vai fugir e estará lá esperando uma pessoa sensata e organizada para ingressar nela.

Esperamos que tenha apreciado nossas 4 Dicas para quem mudar de carreira. Lembre-se, não se tratam de recomendações. Conheça mais artigos como este em nossa home.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.