InícioDicasListamos 4 filmes para quem deseja cursar História

Listamos 4 filmes para quem deseja cursar História

Antigamente, as pessoas falavam que a arte imitava a vida. Porém, a cada lançamento do cinema tudo parece tão real: efeitos, cenários, maquiagens, fotografia e interpretações incríveis por parte de atores cada vez mais imersos em seus personagens. Ainda mais quando falamos de personagens históricos.

E é nesse cenário de super produções e filmes com uma temática na história da humanidade que vamos bater um papo breve com você, e trazer aqui 4 filmes para quem deseja cursar história.

Escolhendo os filmes para nosso artigo

Entretanto, com o intuito de sugerir filmes históricos, com foco na realidade e não na ficção, escolhemos o que podemos considerar quatro obras-primas. Como a maioria de vocês é jovem, decidimos falar sobre duas produções mais contemporâneas. Logo, e para não deixar de fora os amantes do cinema, trouxemos outras duas mais antigas.

Porém, todas elas têm até hoje um impacto muito grande entre seus espectadores, e abordam momentos históricos fundamentais para nossa evolução. Todavia, a Voomp buscou produções cinematográficas para quem deseja cursar História e goste de aprender mais comendo uma pipoca no sofá ou na poltrona do que em uma sala de cinema.

Agora, vamos a uma pergunta para quem está aqui agora lendo este post específico sobre história, filmes e é claro, o curso de história:

Qual é o tipo de filme de história que você gosta?

Abaixo, podemos fazer uma lista para entender mais sobre os gostos e preferências dos milhares de estudantes que acessam a Voomp:

    • Pré-história

    • História Antiga

    • História do Império Romano ou Grécia

    • História das Guerras

    • Primeira Guerra Mundial 

    • Segunda Guerra Mundial

    • História do Brasil

    • História da Escravidão e Período Colonial

    • História Mundial 

    • Acontecimentos marcantes da história

    • Personagens históricos 

    • Ficção histórica e filmes de época

    • Última opção: eu gosto de todas as temáticas acima.

Resumindo, a indústria cinematográfica atual permite a reprodução de momentos inesquecíveis da história humana. Ainda mais com a evolução e a grande quantidade de descobertas no campo da paleontologia, antropologia e todos outros tipos de disciplinas históricas.

Logo, o campo para lançamento de filmes é imenso, e quem mais pode aproveitar essa quantidade de novidades sem dúvida somos nós, as pessoas que amam o cinema. Afinal, a Voomp  gosta de tudo que ajuda nossos futuros universitários a conquistarem suas vagas dentro da universidade.

4 filmes para quem deseja cursar História

1 – O Primeiro Homem (2018) 

O primeiro filme a ser apresentado em nosso artigo leva em pauta a chegada do homem à lua. Não vamos entrar na discussão de terra plana ou se a viagem ao satélite da Terra é uma invenção da CIA. Logo, nosso foco é na produção cinematográfica. 

Afinal, O Primeiro Homem, acompanha passo a passo a vida pessoal e a trajetória profissional do astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua, o programa Apollo e sua evolução, inclusive os problemas.

O filme é cheio de detalhes marcantes, e mesmo com efeitos especiais do momento do pouso na lua, o que chama atenção é a interpretação dos atores ao longo da jornada do próprio Neil Armstrong. A documentação deste momento histórico e a qualidade da produção o colocam na lista da Voomp.

2 – Doutor Jivago (1965)

Definitivamente, um clássico. Doutor Jivago é um filme icônico e conhecido por quem realmente ama o tema e tem carinho pela cultura do cinema. Se você é um estudante cinéfilo, pode ser que já tenha ouvido falar dessa grande produção. Além disso, ele é uma adaptação do livro homônimo, de autoria de Boris Pasternak.

Longo, porém com atores de qualidade ímpar, é o que podemos chamar de filme histórico, pela riqueza de detalhes, narrativa, locações, personagens e tudo mais.

Em quase três horas de filme, são contados fatos que ocorreram antes, durante e depois da Revolução Russa de 1917, quando os partidos de linha comunista e outros derrubaram a monarquia e instituíram uma nova forma de governo.

Breve Sinopse

Primeiramente, o filme é contado pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Porém, grandes momentos da história russa e mundial são narrados e mostrados com detalhes, no mínimo, incríveis. Tudo por meio de flashbacks por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão do protagonista do filme. 

O filme é um marco do cinema, e se você tem dificuldades ou mesmo curiosidade pelo tema da Revolução de 1917, este é o  mais indicado. Sem dúvida é o mais premiado entre os 4 filmes para quem deseja cursar História:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Ator Coadjuvante
  • Melhor Montagem
  • Melhor Mixagem de Som
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Figurino

3 – Guerra de Canudos (1966)

O único dos filmes de produção nacional em nossa lista, Guerra de Canudos é uma produção brasileira da década de 1990. Dirigido por Sérgio Rezende,  é baseada em um livro do jornalista e autor, Euclides da Cunha.  E, certamente, você já ouviu falar dele: Os Sertões

Um episódio real da história brasileira. Guerra de Canudos narra o período em que o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro (José Wilker). Ocorrida entre 1896 a 1897, ela terminou com o massacre dos insurgentes pelas tropas federais. 

O filme levou mais de dois anos para ser produzido. Além disso, é rico em detalhes, e mostra acontecimentos históricos como pano de fundo das histórias de vários personagens.

4 – O Rei (2019)

Enfim, chegamos ao nosso último filme para quem deseja cursar a faculdade de história.

Lançado pelo canal de streaming Netflix, O Rei conta a história do rei Henrique V da Inglaterra. Muitas fontes documentam que a narrativa desse monarca é baseada também na obra de mesmo nome de William Shakespeare – famoso por obras como Romeu e Julieta e Macbeth.

Ambientado e ocorrido durante a Guerra dos 100 anos, em que franceses e ingleses disputavam o trono do território francês, O Rei mostra a ascensão de Henrique V e sua jornada para reivindicar o território da França. 

Em síntese, o filme é curto para padrões de temas relacionados à história. Porém, sua narrativa é muito bem estruturada, e possui um grande valor histórico. Além disso, como todos os filmes da lista, quem o assiste acaba tendo uma imersão no período histórico.

Além do mais, O Rei oferece aos fãs de cinema de história, guerra e drama uma qualidade incontestável. Assim, acaba culminando com a cena da célebre Batalha de Azincourt – esta uma das mais famosas do mundo.

Gostou das sugestões de filmes? Veja aqui, então, 5 filmes sobre Engenharia Civil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.