InícioGraduaçãoEnfermagem4 filmes sobre Enfermagem para te inspirar

4 filmes sobre Enfermagem para te inspirar

Ok, ficção e realidade são coisas bem diferentes. Mas filmes sobre Enfermagem, além de colocarem você em contato com personagens e histórias diferentes, podem te ajudar a sentir os dramas e as alegrias dessa carreira.

Sem contar que trajetórias inspiradoras também dão aquele incentivo extra na hora de decidir qual faculdade cursar.

Nesse sentido, separamos quatro filmes sobre Enfermagem para você conhecer mais sobre a área e ir sentido o clima da profissão. Divirta-se!

Tempo de Despertar (1990)

O primeiro filme sobre Enfermagem, estrelado por Robert de Niro e Robin Williams, é baseado na história real de um experimento conduzido pelo neurologista britânico Oliver Sacks no fim dos anos 1960, nos Estados Unidos.

Na ficção, o médico Malcolm Sayer (Robin Williams) trata de pacientes aparentemente catatônicos. No entanto, após perceber que há sinais de consciência nos internados, o neurologista resolve estudar a literatura médica. Por fim, descobre que, na verdade, os pacientes sofrem de encefalite letárgica.

Em sua tentativa de “despertá-los”, Dr. Sayer conta com a ajuda da enfermeira Julie Kavner para realizar testes com a droga levodopa, usada no tratamento do Mal de Parkinson. O primeiro paciente do experimento Tempo de Despertar é Leonard Lowe (De Niro). Os resultados animadores, entretanto, duram pouco tempo.

Florence Nightingale (2008)

Não poderíamos fazer uma lista de filmes sobre Enfermagem sem mencionar a inglesa Florence Nightingale. Precursora da Enfermagem moderna, Florence ignorou o preconceito e a desvalorização em torno da profissão e seguiu sua vocação.

Entre 1853 e 1856, enquanto a Inglaterra lutava contra a Rússia na Guerra da Crimeia, os soldados ingleses eram dizimados pela cólera e outras doenças. Florence, então, foi convidada pelo Ministro da Guerra a trabalhar como enfeira-chefe do exército.

Graças aos seus esforços na implantação de protocolos de higiene e no controle de infecções, ela reduziu o número de mortes de soldados de 43% para apenas 2%. Florence Nightingale é tão importante para a profissão que o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado na data de seu nascimento, 12 de maio.

O filme, que mostra a trajetória de Florence e é baseado em seus diários, pode ser assistido aqui.

Brava Gente – Ana Néri (2002)

A baiana Anna Nery é lembrada como a primeira enfermeira do Brasil. Por isso, não poderíamos deixá-la de fora da nossa lista de filmes sobre Enfermagem.

Anna revolucionou a assistência aos soldados feridos durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Embora tenha se voluntariado para não ficar longe dos filhos, que eram soldados, Anna tinha noções básicas de enfermagem. Já no Rio Grande do Sul, ela aprimorou  suas habilidades com freiras locais.

As condições de higiene à época eram extremamente precárias. Doenças como cólera, varíola e febre tifoide, por exemplo, eram comuns entre os soldados. Assim, Anna implantou medidas de assepsia que incluíam a limpeza dos uniformes, instrumentos médicos e do ambiente.

Do mesmo modo, ela ergueu uma enfermaria-modelo com seu próprio dinheiro e organizou os hospitais de campanha. Tanta dedicação rendeu à Anna condecorações do imperador D. Pedro II e a inscrição no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria.

O filme sobre Enfermagem Brava Gente – Ana Néri, no qual a enfermeira é interpretada por Marília Pêra.

Mãos Talentosas: a História de Ben Carson (2009)

Apesar de a estrela desse filme sobre Enfermagem ser um médico, a vida de Benjamin Carson é uma lição de como a dedicação, a fé e a perseverança são fundamentais na vida de quem pretende trabalhar com saúde.

Vindo de uma família pobre dos Estados Unidos, Ben era um péssimo aluno na infância. Sua mãe, embora analfabeta, sempre encorajava o filho a explorar seu potencial por meio da educação.

Quando decidiu ser médico, Ben entrou de cabeça nos estudos, melhorou suas notas e se tornou um aluno exemplar. Mesmo sofrendo preconceito por ser negro, ele manteve o foco e foi admitido pela Universidade de Yale, uma das melhores faculdades de medicina do mundo.

A ascensão de Ben como neurologista foi meteórica. Com apenas 33 anos ele já chefiava o departamento de neurocirurgia pediátrica do John Hopkins Memorial Hospital. Em 1987, seu talento o fez ser escolhido para conduzir uma cirurgia extremamente complexa: a separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça.

O longa, que tem Cuba Gooding Jr. no papel de Ben Carson, foi baseado na biografia do médico.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.