InícioDicas5 dicas para ser um empreendedor

5 dicas para ser um empreendedor

Não é novidade que ser um empreendedor é um grande desafio! Seja com uma loja física, online, ou até mesmo, oferecendo os seus serviços, você precisa estar preparado. O caso é que tudo demanda tempo e organização! Pensando nisso, separamos 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso e tirar essa etapa de letra. Vamos lá?

1- Disciplina e organização

A primeira das nossas 5 dicas para ser um grande empreendedor é: tenha disciplina. Isso mesmo!

Agora pode parecer bobagem e você já deve estar pensando: “ter disciplina é coisa para criança!” Mas é aí que você se engana. A disciplina é algo que uma boa parte dos seres humanos esquecem de desenvolver e observar ao longo da vida. Seja por o cotidiano ser conturbado ou difícil de manter em organização, ou até mesmo, porque você é alguém que realmente nunca se importou com isso. Mas, a disciplina e a organização te ajudam a manter-se focado em um objetivo.

É como uma fase de videogame em que você tem somente um propósito, mas muitos desafios pela frente. A disciplina te mantém na linha, sem que você se esqueça dos motivos que te fizeram seguir aquele caminho. E isso fica bastante claro quando você decide incluir essa conduta tão necessária em sua rotina.

A disciplina vai te ajudar a focar no objetivo e se manter ativo para fazer as coisas acontecerem. Mas, não fique ansioso! Tenha calma.

Você pode começar devagar, mas comece de alguma forma, mesmo que seja pouco, mesmo que seja bobo. Como, por exemplo, arrumar sua cama pela manhã e alinhar os travesseiros. E, então, vá para coisas maiores como definir um dia da semana para arrumar o guarda-roupa. Defina o momento certo em que entrará nas redes sociais. O celular não é o seu dono, não se esqueça! Você é o dono dele, só você pode dizer o momento que vai usá-lo para se distrair.

2- Estude o mercado, faça pesquisas

Chega um momento em nossas vidas que não podemos (e nem queremos) mais ser impulsivos, fazer as coisas sem pensar, bem como agir com as emoções a flor da pele e colocar os pés pelas mãos. Não é mesmo? Então uma das nossas 5 dicas para ser um empreendedor é: faça pesquisas!

A época de coisas “a flor da pele” aconteceu na adolescência, quando você faltava nas aulas para ir jogar bola com os amigos ou para assistir sua série favorita na TV. No mundo “adulto” e, observe, eu coloco isso entre aspas, pois não é uma questão de idade, mas sim de maturidade.
Temos que pensar muito bem antes de decidir algo. Pensar se aquilo vai nos trazer benefícios… E, se sim, quais? Pensar se aquela decisão interferirá na minha casa, na minha família, no meu trabalho ou na minha saúde. Contudo, para abrir o seu negócio e ser um empreendedor de sucesso não é diferente.

Entre as 5 dicas coloque ai que o empreendedor precisa pensar, e muito! Precisamos pesquisar e alimentar nossas cabecinhas com ideias sobre o projeto.

Em tese, colocar no papel é uma ótima dica. Escrever tudo o que pensa sobre o mercado e a área que deseja empreender. Tudo o que almeja para o futuro, como observa o seu negócio daqui há alguns anos. Talvez colocar dividido em tópicos para, eventualmente, decidir o que é melhor.

Portanto, minha segunda dica é: pesquise o mercado. Se aprofunde na sua área, mergulhe no que está pensando em realizar e fique expert naquilo. Esteja pronto para qualquer coisa quando decidir finalmente colocar em prática.

3- Ouça os clientes

Essa é uma parte interessante, pois podemos separá-las em dois casos distintos, mas com o mesmo grau de importância.

Já pensou sobre aquelas pesquisas de rua? Algumas empresas contratam pessoas para ficarem nas calçadas realizando perguntas sobre os seus produtos aos passageiros. Aquilo hoje em dia pode ter se tornado fora de moda. Mas, fazem quase a mesma coisa no que chamo de “outro universo”. Este seria o universo da internet onde pessoas são pagas para responderem pesquisas de conteúdo de produtos de diferentes marcas.

Percebe algo?

O que antes era feito nas ruas, atualmente, é realizado em plataformas de pesquisas pagas ou gratuitas. Isso pode parecer besteira, mas as empresas de Marketing usam muito para descobrir o público alvo do seu cliente.

Se você busca empreender com um negócio pequeno como uma loja virtual ou um Pet Shop, por exemplo, não precisa seguir a linha de pesquisas de mercado como eu disse.

Comece perguntando para os seus vizinhos e amigos próximos. Tente fazer uma lista com perguntas e respostas e vá ticando o que eles respondem.  Juro que isso vai te ajudar muito lá no final quando for escolher os produtos que comprar, os formatos de exposição ou, até mesmo, formas de pagamento.

No outro caso, seria o departamento que as empresas chamam ‘Ouvidoria’, ou seja, escutar os questionamentos dos clientes e conversar com eles sobre as formas de melhoria. Entre as 5 dicas para ser um empreendedor está que você escute e dialogue com seus clientes de maneira saudável. Defina com seus colaboradores formas de melhorar o sistema de compra/venda sobre a perspectiva do cliente.
Não é sempre que você receberá feedbacks positivos, mas valerá a pena o conhecimento para problemas futuros. Então, não deixe nada passar!

4- Cuide da sua saúde

Tenho grandes brigas com minha mãe  e o motivo é quase sempre o mesmo. A saúde dela.

Uma mulher que trabalhou a vida inteira para os outros, não se preocupar – ou melhor, não pensar, na saúde é um caso muito sério. Talvez por eu ser de outra geração, talvez seja somente o mundo que está mudando, mas eu não consigo aceitar isso.

Para você estar bem para trabalhar, você precisa estar saudável. É óbvio.

Portanto, se você é uma das pessoas que não se prendem tanto assim à saúde como a minha mãe, reveja isso agora mesmo. Não da para você trabalhar tanto. Montar o seu negócio, cuidar da sua família e ainda se divertir, se estiver doente. Então, cuide-se.

Use isso como um mantra e fale consigo: “a vida é somente uma e nós precisamos estar saudáveis para sobreviver às jornadas que nos colocamos”.

Por último, faça check-ups, marque consultas, faça exames, preste atenção em sua alimentação e pratique exercícios físicos! Cuide do seu corpo e da sua cabeça. Não tem outro caminho de sucesso, somente esse. Organização, paciência, estudo e saúde boa.

5- Seja paciente e guarde dinheiro

Não será do dia para a noite que você montará o seu negócio dos sonhos. Quando começar a pensar em empreender lembre-se das minhas palavras, seja paciente. O primeiro passo é pensar, planejar, organizar. O segundo passo é guardar dinheiro, realizar uma poupança ou fundo com a finalidade somente para aquela ocasião. O terceiro passo é orçar preços, consultar profissionais e fazer pesquisas de mercado. Tudo isso demanda tempo, mesmo que sua ansiedade esteja no auge, lembre-se que a paciência é o princípio ativo para isso dar certo.

O dinheiro é outra parte de extrema importância, pois sem ele não tem negócio. Junte um dinheiro. Não dependa somente de cartões de crédito, cheques, ou empréstimos, isso tudo são formas para conseguir comprar. Mas, ter o dinheiro a vista poderá te salvar algumas vezes. Use o seu projeto inicial como base. Faça colunas e decida o que pode ser usado com o cartão e o que será com o dinheiro. Pense numa quantia para iniciar o projeto e esteja pronto.

Esperamos que você tenha êxito e realize seus projetos com excelência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.