InícioGraduaçãoDireito5 filmes sobre Direito para entrar no clima

5 filmes sobre Direito para entrar no clima

Direito é um dos temas favoritos do mundo cinematográfico pela carga que possui, nos 

conflitos éticos. Entretanto, as narrativas não estão apenas centradas nisso, mas são bem diversificadas, desde a esfera criminal, ambiental entre outras. 

No geral, o cinema é um aliado, é um instrumento de crítica social e pode contribuir para a construção de bons argumentos. Para o estudante, é muito importante selecionar filmes com essas temáticas para construção de repertório e aprendizado interdisciplinar. 

Pensando nisso, reunimos algumas indicações cinematográficas para constar na sua lista de direitos a que você deve assistir!

1)Dark Water — O Preço da Verdade (2019)

A trama principal é sobre um trabalho de 20 anos de um advogado (Mark Ruffalo), para levar aos tribunais a empresa DuPont por crimes ambientais envolvendo a criação do Teflon. O que torna a trama ainda mais interessante é por ser baseada em uma história real. 

O filme tem direção de Todd Haynes, que acompanha batalhas da cidade de West Virginia contra uma das poderosas empresas do ramo químico no mundo. O caso teve bastante repercussão mundial. 

O filme traz um dado chocante: estima-se que 99,5% dos seres humanos do planeta Terra já entraram em contato com as substâncias nocivas advindas do teflon.

Disponível na Amazon Prime.

2)O Juiz (2014)

Na trama, o advogado de sucesso interpretado por Robert Downey Jr, retorna a sua cidade natal e recebe a notícia da perda da sua mãe. Lá, porém, a história se desenvolve entre conflito familiar entre o pai (Robert Duvall) e o filho, o enredo aborda conflitos como a ausência na sua criação.

Tudo muda quando o advogado decide defender o pai, por ser um dos principais suspeito de uma acusação de assassinato: um atropelamento seguido de morte. O filme tem direção de David Dobkin, talvez você se recorde dele pela direção do filme Penetras bom de bico. 

Disponível na Netflix

3)O Poder e a Lei (2011)

Nos filmes jurídicos mais populares, os chamados filmes de tribunal costumam ter bastante aceitação do público. O filme jurídico conta a história do advogado criminalista Mick Haller (Matthew McConaughey) que conduz os seus negócios dentro do seu automóvel modelo Lincoln.

Nas primeiras partes do enredo o advogado passa o tempo defendendo criminosos e oportunistas. Quando ele se depara com o caso de um milionário (Ryan Phillippe) acusado de tentativa de homicídio. Embora, seu cliente omita informações, escondendo a verdade, deixando o caso mais complexo e sinistro.

Disponível na Amazon Prime

4) A Luta por justiça (2019)

Em luta por Justiça, Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard, ele renuncia a escritórios renomados, para assumir o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), a trama possui temáticas importantes sobre racismo e manobras legais.

O autor por trás do longa é o Destin Daniel Cretton, o que deixa a narrativa mais interessante é uma história baseada em fatos reais.  

Disponível no YouTube e globo Play

5)Legalmente loira (2001)

E por que não uma comédia? Se engana quem pensa que esse gênero não traz poderosas reflexões. O filme aborda a história de Elle Woods (Reese Whiterspoon), considerada pelo namorado uma patricinha que tinha tudo. 

O filme aborda o importante tema sobre acreditar no seu potencial. Decidida a surpreender, ela é aprovada em Harvard, a temática principal é a defesa dos animais. O filme tem mensagem poderosa sobre perseguir os nossos sonhos com esforço e dedicação.

Disponível na Amazon Prime e Telecine. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.