InícioGraduaçãoEngenharia Civil5 filmes sobre Engenharia Civil para entrar no clima

5 filmes sobre Engenharia Civil para entrar no clima

Sabemos que é durante a faculdade que começamos a ter contato com os desafios da profissão escolhida. Em seguida, escolhemos estágios e colocamos em prática todo conteúdo aprendido nas salas de aula.

Quer saber mais sobre o universo da Engenharia Civil? Entenda que você não precisa esperar ingressar na faculdade para cultivar esse grande interesse. 

Sabemos que filmes são uma ótima fonte de entretenimento e conhecimento, e quem não ama um bom filme com uma pipoquinha, não é mesmo?

Por isso, criamos uma lista com 5 filmes sobre Engenharia Civil para entrar no clima e ir se aprofundando, cada vez mais, no fascinante mundo da construção civil.

Separe sua pipoca e venha com a gente!

1 – Elefante Branco

Filme argentino que conta a história do padre Julián (Ricardo Darín) e do padre Nicolás ( Jérémie Renier). Os dois trabalham juntos, ajudando os menos favorecidos em uma favela da periferia de Buenos Aires. O filme mostra um grande edifício que foi projetado para ser o maior hospital da América Latina, contudo, ele torna-se uma grande ocupação habitacional. Confira o trailer aqui.

Duração: 1h45 minutos

Ano de lançamento: 2012

2 – A ponte do Rio Kwai

Você é fã dos clássicos do cinema americano? Então vai amar esse grande sucesso da década de 50. Ganhador de sete Oscars, o filme anglo-americano narra a história da construção, em plena selva, de uma ponte de transporte ferroviário sobre o Rio Kwai. O filme se passa na Tailândia durante a Segunda Guerra Mundial, onde  prisioneiros britânicos são responsáveis pela construção da ponte, sob o comando de oficiais japoneses. Apesar da estrutura ter sido bombardeada durante os conflitos, ela existe até hoje. A obra é baseada no romance de 1952: “Le pont de la rivière Kwai”, do autor Pierre Boulle. Ficou curioso? Confira o trailer.

Duração: 2h41 minutos

Ano de lançamento: 1957

3 – Elevado 3:5

Cadê os amantes de documentários? Esse longa brasileiro é um filme sobre o encontro de pessoas que se cruzam ao longo dos 3,5 km do Elevado Presidente Costa e Silva. A obra, localizada no centro de São Paulo, foi construída durante a ditadura militar e é popularmente conhecida como Minhocão. Ao longo do filme, o espectador é transportado por vários pontos de vista sobre o elevado. Além de ser narrado por meio de histórias reais de pessoas que convivem com essa grande estrutura de concreto. Assista o trailer

Duração: 60 minutos

Ano de lançamento: 2010

4 – Print the Legend

Outro documentário para a lista é o longa da Netflix intitulado “Print the Legend”. O longa revela os bastidores de um mercado cada vez mais promissor: o das impressoras 3D. No entanto, o filme vai além dos fatores tecnológicos e apresenta a realidade dos empreendedores, ressaltando a importância da inovação, os desafios enfrentados e as contradições dessa nova indústria. Nesse documentário, são retratadas três empresas que fabricam  impressoras 3D: 3D Systems, MakerBot e Formlabs.  

O filme é uma ótima oportunidade para perceber como essa indústria já está transformando a produção de roupas, alimentos e, também, o mercado da construção civil. Dê uma olhada no trailer.

Duração: 1h39 minutos

Ano de lançamento: 2014

5 – A travessia

O nosso último longa-metragem da lista é baseado na história real do equilibrista Philippe Petit, conhecido por atravessar as torres  gêmeas utilizando apenas um cabo. Apesar de não possuir uma autorização legal para a travessia, ele reuniu um grupo de assistentes e um mentor para o ajudarem na realização e execução de um plano bem sucedido. No dia 7 de agosto de 1974, ele realizou ilegalmente a travessia e ficou conhecido no mundo inteiro. Para os amantes de Engenharia Civil, esse filme é uma ótima opção para compreender os cálculos realizados para tornar a travessia possível. 

Atenção, se você possui medo de altura nós não recomendamos que você assista a esse filme. Confira o trailer

Duração: 2h03 minutos

Ano de lançamento: 2015

E aí? O que achou da nossa lista de filmes sobre Engenharia Civil ?

Você não precisa esperar entrar na faculdade de Engenharia Civil para saber de alguns assuntos. Esperamos que os filmes listados possam inspirar você e seu futuro como engenheiro civil. 

Não esqueça de conferir outras matérias essenciais para você que quer seguir carreira nessa área. Confira:

Faculdade de Engenharia Civil:Tudo o que você precisa saber.

Bolsa de Estudo para Engenharia Civil: Conheça as suas opções.

Vestibular para Engenharia Civil: Como funciona.

Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades.

Faculdade de engenharia Civil: Quanto custa?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.