InícioDicasEstágio5 habilidades valorizadas em um estagiário

5 habilidades valorizadas em um estagiário

Chegou aquela hora de começar a colocar em prática tudo o que o seu curso técnico, graduação e faculdade lhe proporcionaram até aqui. Está na hora de testar e colocar a mão na massa. 

Logo, é chegado o momento de descolar um dinheiro para você pagar algumas coisas e até assumir despesas em casa. Enfim, chegou o momento de estagiar ou aprimorar as suas ações dentro do estágio atual. 

Entretanto, tenha em sua mente que todo o processo de melhoria vai depender somente de você. Por um lado, a Voomp enxerga isso como algo positivo, já que o poder está nas suas mãos e não de outra pessoa. Portanto, aproveite essa independência para dar um “up” na sua vida acadêmica e profissional. 

Venha com a gente para entender um pouco mais sobre como você vai começar a fazer isso.

Boa leitura.

Habilidades valorizadas em um estagiário

1 – Reconhecer suas limitações dentro do local em que está

Como diria o sábio: comece pelo começo!

Porém, onde é o início para um estagiário?

Basicamente, o começo para quem deseja entender sobre as habilidades mais valorizadas em um aspirante a profissional é saber o porquê você está interessado nisso. Se está precisando melhorar, qual o seu objetivo e uma infinidade de perguntas bem pessoais e que só você saberá responder.

Logo, podemos classificar que uma das habilidades mais importantes para o estagiário é reconhecer suas limitações dentro do local em que está trabalhando. Seja uma empresa, instituição pública ou outras estruturas organizacionais.

Este processo de descoberta vai mostrar em que pontos você pode melhorar. Contudo, é necessário ter humildade para isso. Resumindo, o seu crescimento depende da forma como enxerga as suas fraquezas como estudante e futuro profissional. 

Isso é sinal de maturidade, e as pessoas dentro do seu trabalho vão começar a te enxergar como parte fundamental da equipe.

2 – Proatividade

Antes de mais nada, você é um estagiário. Gestores e líderes inteligentes vão saber delegar tarefas a você todos dias. 

Primeiramente, é fundamental você compreender as solicitações e, posteriormente, saber executá-las. Caso tenha dificuldade, fique em paz – esta é uma dica bastante fraterna da Voomp para você que está lendo este post.

Repetindo, a habilidade n° 1 é reconhecer suas limitações. Logo, a nº 2 é demonstrar proatividade para começar perguntando e esclarecendo suas dúvidas. Definitivamente, elas serão imensas, e outras, a partir delas, surgirão. 

Mesmo que ninguém lhe peça para fazer uma que outra tarefa, é seu papel, como membro da equipe, desejar aprender, trabalhar e fazer as coisas dentro do seu estágio. Aliás, você está ali para agir e colocar a mão na massa todo dia. Enfim, a palavra “ação” deve ser sinônimo de estágio.

3 – Habilidade em trabalhar em equipe

Definitivamente, a habilidade de trabalhar com outras pessoas deve ser considerada por você um mandamento. 

Exatamente isso que você leu: um mandamento. Estágios envolvem pessoas e convivência, seja com outros estagiários como você e, também, relacionamento com profissionais experientes da sua área. Assim como com pessoas de outras profissões e que também farão parte do seu dia a dia dentro da empresa, instituição ou organização.

Respeito, tolerância e espírito coletivo farão parte do trabalho em equipe. Saiba que pessoas não são perfeitas, e umas são mais fáceis de conviver que outras. Todavia, é muito importante que você desenvolva essa habilidade de conseguir trabalhar com outras pessoas.

4 –  Curiosidade em saber mais

Em suma, ser curioso pode ser vantajoso para qualquer estagiário. Mas a empresa e seus gestores valorizam o estudante que tem curiosidade em saber mais sobre tudo ao que diz respeito às suas atividades. 

Lembre-se de que curiosidade demais nunca é bom. Entretanto, a busca pelo conhecimento, entendimento dos diversos processos dentro da empresa, aprimoramento técnico e esclarecimento de dúvidas fazem parte do cotidiano de um estagiário.

Curiosidade por aprender mais sobre sua área, como se faz isso ou aquilo, qual é a melhor forma para resolver uma situação específica e conhecer a empresa são fatores que irão somar na sua vida acadêmica e consolidar sua presença dentro do estágio. 

Neste quesito, seja incansável. Aprenda a todo momento, observe e pergunte.

5 – Resiliência

De acordo com o dicionário Oxford, a resiliência é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Já em nosso artigo, ela também é uma das habilidades mais valorizadas em um estagiário. Em outras palavras, ser resiliente é algo muito exigido no mercado de trabalho. Portanto, não seria diferente para o estudante que está vivendo um momento de estágio.

Adversidades, mudanças e adaptações são constantes, ainda mais empresas privadas. Afinal, o mundo corporativo está sempre em constante mudanças, tanto estruturais quanto na estrutura de recursos humanos. Ou seja, pessoas vêm e vão, mudam de setor, são promovidas ou transferidas para uma sede em outro Estado, novas pessoas chegam e assim o seu ambiente acaba sendo impactado.

Em síntese, muitas mudanças vão recair sobre o estagiário. Nada é perfeito, você terá momentos de pressão e a necessidade de entregas fará você se cobrar muito. Entretanto, a resiliência lhe permite ser uma pessoa adaptável às adversidades e prepara você para se levantar novamente.

Algumas lições a mais para um estagiário

Nossa equipe sempre se depara com universitários em busca do seu primeiro estágio, até pessoas com anos de carreira que estão em processo de transição profissional.

Resumindo, todos estão em busca de alguma coisa nova, e a mudança faz parte de quem quer se tornar uma pessoa e profissional melhor, mais competente ou que deseja saber algo novo.

O estagiário faz parte da engrenagem das empresas, tem papel ativo na parte operacional, e isso vai mudando com o tempo a forma como você participa ativamente do seu estágio.

Pense de forma profissional e com maturidade, pois o estágio não é local para brincadeiras. Ele é, na real, um verdadeiro primeiro passo para quem deseja uma carreira de sucesso.

Aproveite e leia mais sobre o tema e aprofunde os seus conhecimentos sobre as diversas áreas profissionais existentes no Brasil e no mundo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.