InícioDicasMercado de trabalho5 novas profissões que estão surgindo

5 novas profissões que estão surgindo

A cada Revolução Industrial, as pessoas, o mercado e as dinâmicas mudam por completo. Diante da Revolução 4.0, a tecnológica, o nosso mundo virou de cabeça para baixo. Assim, diante das demandas profissionais e sociais, criamos esse artigo com as 5 novas profissões que estão surgindo.

Além disso, este artigo visa abrir portas para você, querido leitor. Assim, ao perceber o que cresce dia após dia no mercado, talvez sua mente se abra para possibilidades não tão tradicionais no âmbito acadêmico e profissional.

Agora, confira um pouco de cada uma delas abaixo. Boa leitura!

Analista de Big Data

Atualmente, a área tech é imensamente buscada ao redor do mundo. Alguns locais, além dos Estados Unidos e da China, têm expandido e edificado os seus polos tecnológicos. Exemplos disso são Tel Aviv, Estocolmo e São Paulo, aqui mesmo no nosso país.

Neste contexto, o Analista de Big Data pertence a área Tech. Essa profissão anda de mãos dadas com a Ciência de Dados, e está relacionada à análise e à interpretação de grandes volumes de dados que são armazenados de forma remota.

Em relação a isso, a Big Data vai muito além de dados públicos. Dados públicos, no caso, são plataformas como o YouTube, que têm um enorme acervo de vídeos, ou a Wikipedia, que armazena textos, por exemplo.

Todavia, o analista de Big Data tem sido fundamental nas empresas. Isso se deve à integração de dados coletados sobre um assunto ou setor empresarial, como registros envolvendo compra de produtos, venda, canais de comunicação e afins. Sendo assim, se há registro de armazenamento, aí está o Big Data.

No entanto, informações privadas são inacessíveis. Ou seja, transações financeiras e dados particulares não podem ser acessados por um analista de Big Data, ao depender da organização e os termos que envolvem acesso aos dados. No mais, o que navega pela web de forma aberta pode ser registrado e coletado.

Percebe-se, por fim, que apesar de não tão popular, o Big Data tem tudo a ver com a modernidade que se vive. É claro que, ao perguntarmos aos nossos avós, talvez eles não conheçam tal profissão. Mas saiba que ela cresce exponencialmente e, por ser uma nova profissão, tem tido demanda no mercado.

Gestor de Resíduos

Saindo um bocado da área tech, que muitos já reconhecem o seu crescimento, falaremos da área ambiental. Devido as – gritantes – mudanças climáticas, tragédias ambientais e um planejamento urbano, com tudo que envolve a cidade, visivelmente falho, surge o Gestor de Resíduos.

No entanto, essa profissão vai para além da mitigação e das áreas urbanas. Profissionais que possuem formação em Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Ciências biológicas: fiquem atentos.

A área em questão tem crescido no mercado, e promete salários proporcionais ao crescimento. Este profissional tem de realizar uma especialização para poder atuar, considerando que é uma nova profissão e/ou considerada profissão do futuro.

Logo, o profissional em questão atua em torno da prevenção e redução de danos. Assim, deve buscar técnicas e ferramentas que reduzam a produção excessiva e os impactos gerados pela indústria e pelo agronegócio, que, evidentemente, são nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.

Ainda, o título de profissão do futuro carrega em si grandes responsabilidades. Desse modo, ao considerar que o futuro é turvo, essa nova profissão necessita de urgente atuação no mercado. Assim, para materializar a problemática, confira este artigo da USP sobre a má gestão de resíduos sólidos clicando aqui.

Especialista em Telemedicina

É indubitável o avanço da telemedicina diante da pandemia da Covid-19, certo? Percebemos que tanto a saúde pública quanto a privada adotaram a telemedicina.

Assim, a medicina remota ganhou seu lugar ao sol. Os impactos tecnológicos e de comunicação, sem dúvida, alcançariam a saúde, e nós só não imaginávamos que seria tão rápido.

Desse modo, o atendimento virtual, por ser uma nova profissão, busca especialização diária. Cursos e ferramentas têm sido dispostas aos profissionais, para que seja possível examinar, diagnosticar e administrar tratamentos.

Por fim, vale pontuar que, para além de médicos, outros profissionais da saúde atuam na telemedicina. Sendo assim, tanto enfermeiros quando gestores hospitalares podem adentrar nesse universo do atendimento remoto em saúde e no ranking de novas profissões.

Engenheiro de Petróleo e Gás

Diante da imensa exploração de recursos energéticos, o Engenheiro de Petróleo e Gás tem sido fundamental dentre as novas profissões.

Em suma, este profissional atua tanto na área petrolífera quanto na de gás natural e outras fontes de energia. Sua função contempla os processos de produção, exploração, refino, transporte e até o comercio dos produtos em questão.

O Brasil tem aberto várias portas nesse setor, considerando a ascensão da indústria petrolífera brasileira. E, o setor de energia, conforme o crescimento, tem demandado cada vez mais especialistas na área, para tornar os processos acima mencionados mais dinâmicos e eficazes.

Desenvolvedor de Aplicativos

Cada vez mais o uso de apps torna-se intrínseco à nossa rotina. Seja para socializar, trabalhar, comprar ou solicitar serviços, os aplicativos viraram quase fundamentais para uma vida com mais mobilidade.

Desse modo, a demanda por profissionais que saibam criar aplicativos funcionais só tem crescido. Esses aplicativos visam solucionar e/ou facilitar processos, seja para o indivíduo ou até empresas de todos os portes.

No entanto, é fundamental que o profissional tenha bagagem de TI. Porém, profissionais de Design, Marketing e até Administração que gostem da área, e tenham domínio de ferramentas tecnológicas, podem ter sucesso neste contexto de novas profissões.

Por fim, conte para nós nos comentários o que achou dessa matéria. E, é claro, continue lendo outros dos nossos artigos clicando aqui e aqui.

Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.