InícioDicas5 sugestões de games simples para se divertir no celular

5 sugestões de games simples para se divertir no celular

Com a evolução tecnológica, os smartphones (ou telefone celular) se consolidaram como um dispositivo de entretenimento, agregando uma grande quantidade de aplicativos e jogos, atraindo a atenção de novos jogadores, que procuram por games casuais com interface simples, para distração em momentos de espera ou diversão despretensiosa.

Como um game de celular é considerado simples?

Um game de celular é simples quando possui um desafio que pode ser resolvido em uma única tela de ação, sem que seja preciso avançar de fase derrotando uma grande quantidade de inimigos em um mapa, como nos jogos side scrolling (ou seja, com rolagem lateral) ou nos jogos de mundo aberto, em que é preciso descobrir áreas secretas e uma infinidade de itens para ganhar pontos e bônus.

Geralmente, os jogos simples são quebra-cabeças, trívias de perguntas e respostas, ou tile matching (correspondência de blocos de um mesmo tipo, como a série Candy Crush ou Tetris, por exemplo).

No quesito games simples, alguns títulos da desenvolvedora etermax se destacam, ganhando a preferência do público e garantindo horas de diversão. Abaixo, selecionamos games gratuitos fáceis de jogar que podem ser encontrados para iOS ou Android, e são sucesso entre os fãs.

Perguntados

Considerado um fenômeno entre os jogos mobile, teve lançamento em 2013, se consolidando como uma série de sucesso: são mais de 600 milhões de downloads e 150 milhões de usuários ativos.

Perguntados é um dos games simples baseado em desafio de perguntas e respostas, com divisão em seis categorias: Arte, Ciência, Esporte, Entretenimento, Geografia e História; o game possui diversos modos, incluindo um multiplayer via assistentes de voz, como Alexa e Google Assistente, o que promove acessibilidade.

Com temas variados e eventos atualizados de acordo com a realidade brasileira, é uma boa opção com conteúdo educativo para toda a família.

A série Perguntados possui cinco títulos: Perguntados, Perguntados 2, Perguntados Cars, Triviatopia Run e Perguntados Aventura, disponíveis para dispositivos Android e iOS.

Apalavrados

Este título foi lançado em 2011, sendo a primeira série de sucesso da etermax a atingir o expressivo número de mais de 100 milhões de downloads. Apalavrados está entre os games simples ideais para os jogadores que desejam aprimorar o vocabulário ou aprender mais sobre a Língua Portuguesa de um jeito leve e divertido.

Segundo o enredo do game, divulgado pela desenvolvedora, “o desafio é simples: cada jogador precisa formar palavras em um tabuleiro de 15×15, onde as letras são espalhadas aleatoriamente, seja na vertical ou horizontal, e quem marcar mais pontos vence. Para isso, os usuários contam com auxílios especiais e até um dicionário.”

Em 2020 chegou nas lojas de aplicativos a sequência do título, Apalavrados 2, que possui imagens mais coloridas, animações dinâmicas, além de ter aspecto social e de interação mais destacado, com a inclusão de um chat, onde é possível conversar com os oponentes durante uma partida.

Topic Twister

É uma versão para celulares do icônico jogo de palavras Adedanha, considerado um dos principais lançamentos da etermax em 2020. O game possui conteúdos de conhecimentos gerais, vocabulário e agilidade.
Segundo as regras, divulgadas pela desenvolvedora, “após girar um redemoinho e checar a letra em destaque, o jogador tem um minuto para dar respostas corretas em cinco categorias que se iniciem com a mesma letra. Por exemplo, caso seja sorteada a letra ‘B’, será preciso responder, entre outros possíveis temas, ‘Destinos de viagens’, ‘Ervas e especiarias’ e ‘Personagens’ que comecem com a consoante. Aquele que acertar mais palavras em menos tempo, vence a rodada”.
O jogo possui duas formas de competição: entre amigos e familiares, ou desafiando jogadores online de outras partes do planeta para fazer parte de um ranking semanal, em que os 20 melhores ganham vantagens e bônus especiais.

Adivinhados

Disponibilizado nas lojas de aplicativos em 2020, o game conquistou fãs em todo o mundo, alcançando mais de 1,5 milhão de downloads em apenas três semanas após o lançamento.
Em Adivinhados, de acordo com as informações da desenvolvedora, “agilidade, vocabulário e conhecimentos gerais são fundamentais para vencer, mas também é preciso talento para desvendar enigmas, percorrer com êxito o tabuleiro virtual e suas escadarias ascendentes.”
O título tem inspiração no board game indiano que é clássico no mundo inteiro, Moksha Patam; a versão mobile tem interface animada e colorida visando agradar o público que procura um jogo casual desafiante, em que além da diversão, também é possível estimular o pensamento, a criatividade e a perspicácia.

Word Show

Desenvolvido pela equipe da etermax em Berlim, este game é um tipo de quebra-cabeça de palavras, que tem como diferencial poder jogar a todo momento, mesmo sem conexão com a Internet. Ou seja, é uma opção para quem não possui dinheiro para gastar com pacote de dados do celular e/ou não tem uma conexão de wi-fi por perto.
O enredo do game, divulgado pela desenvolvedora, explica as regras: “Acompanhado pelo personagem Panchito, o competidor deve se preparar para uma apaixonante jornada de 50 fases, com 10 níveis cada, cujo objetivo principal é formar palavras a partir de um conjunto de letras aleatórias. Quanto maiores as palavras, mais altos serão os bônus e recompensas oferecidos.”

Existem games simples totalmente gratuitos?

Jogos para celular possuem duas formas de monetização: a mais comum é o jogador precisar fazer algum gasto financeiro para baixar e/ou acessar determinado recurso, ou através da exibição de anúncios dentro do jogo, que precisam ser visualizados durante alguns segundos para prosseguir na aventura.

É importante lembrar que, mesmo os games sendo gratuitos para baixar, podem ter a opção de compras (microtransações) dentro do aplicativo, representando alguma forma de gastos, seja com itens especiais, benefícios ou cosmética (itens estéticos).

Mas é possível sim, jogar gratuitamente, sem adquirir os benefícios pagos. Com um pouco de paciência e persistência, o jogador consegue evoluir na aventura, sem precisar gastar dinheiro com itens especiais.

Quer ficar por dentro das novidades dos games? Confira algumas matérias interessantes:

Conheça Two Point Hospital, game que une Medicina e Administração

Pokémon GO: confira 5 dicas fundamentais para iniciantes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.