InícioDicas6 games para fazer atividade física e levantar do sofá

6 games para fazer atividade física e levantar do sofá

Executar atividades físicas de uma forma divertida e criativa é possível através dos vídeo games: alguns jogos conseguem funcionar como um auxiliar eletrônico à prática de exercícios, com opções que vão além de uma “aula de ginástica” convencional.

Em tempos de pandemia do coronavírus, a procura por tipos de atividades físicas que podem ser realizadas sem sair de casa aumentou; a busca por uma vida saudável durante a quarentena e isolamento social pede por soluções diferenciadas que podem incluir jogos eletrônicos. Diversos títulos antigos e novos estão à disposição do público, seja iniciante ou veterano em games.

Atividade física com videogame é possível?

A evolução dos jogos eletrônicos possibilitou a realização das atividades físicas usando games através dos sensores de movimento, um recurso tecnológico que permite aos dispositivos “perceberem” a movimentação do jogador, capturando o seu progresso, que é convertido em pontos; em alguns casos, foram desenvolvidos acessórios auxiliares, (como a balança do game Wii Fit) ou títulos inovadores para acessórios já existentes (como o óculos de realidade virtual para PlayStation, PSVR).

Porém, os dispositivos celulares também se juntaram ao leque de possibilidades, funcionando como um acessório para o uso do jogo (como o aplicativo Just Dance Controller do famoso simulador de dança), ou mesmo como um “contador de passos” que calcula o percurso de caminhadas realizadas pelo jogador (na função Sincroaventura do game mobile Pokémon GO).

Abaixo, confira alguns títulos mais populares entre os jogadores que procuram fugir do sedentarismo e do estereótipo de que “lugar de gamer é sentadinho no sofá jogando”.

Títulos que podem ser encontrados nos consoles e dispositivos atuais

Just Dance

O jogo é um simulador de dança, em que é possível executar passos ao som de alguns dos maiores sucessos mundiais da música. Para jogar, é preciso, além de uma versão do game, baixar um aplicativo (Just Dance Controller) que serve como um sensor de movimento, registrando os pontos obtidos com os movimentos corretos, ou usar uma câmera especial como acessório do console, como o Kinect para Xbox. Criado pela Ubisoft, teve sua primeira versão lançada para Nintendo Wii em 2009, sendo considerado um sucesso mundial, com campeonatos e competições presenciais.

A última versão do game, Just Dance 2021, está disponível nos consoles Nintendo Switch, Xbox One (incluindo Xbox One X e Xbox Series S | X), PlayStation 4, PlayStation 5 e Google Stadia.

Beat Saber

Disponível para equipamentos de realidade virtual como PSVR (para PlayStation), HTC Vive, Oculus Quest e Oculus Rift (PC), Beat Saber leva o jogador para um mundo surrealista feito de neon, onde é preciso usar um par de sabres de luz de cores diferentes para acertar os blocos que tentam atingir o jogador, de acordo com as cores correspondentes, ao ritmo de uma seleção musical. É um dos jogos mais bem avaliados da Steam nesta categoria, e também uma boa opção de diversão com atividade física, pois estimula a coordenação motora, com desafios crescentes.

Pokémon GO

O game mobile da Niantic baseado na consagrada franquia da Nintendo recebeu em 2019 uma homenagem do projeto japonês Sport in Life, que incentiva a inclusão do esporte como parte do estilo de vida, por proporcionar aos jogadores uma forma divertida de caminhar, reconhecidamente incentivando a atividade esportiva.

O game se baseia na busca pelos monstrinhos na natureza e nas recompensas virtuais por explorar o mundo real, favorecendo o relacionamento com pessoas para formar amizades na rede virtual do jogo, e a visitação de novos lugares, para encontrar os “pokéstops” e ginásios, onde é possível batalhar, receber benefícios e capturar Pokémon com mais facilidade.

Títulos lançados em consoles antigos que marcaram época

Wii Fit

Um dos títulos mais icônicos no quesito atividade física, a criação de Shigeru Miyamoto foi lançada em 2007, pela Nintendo do Japão, sendo distribuído mundialmente em 2008. Com um formato inovador, o game era acompanhado de um acessório balança, o Wii Balance Board, que era usado para executar ações com os pés, medir peso e testar lateralidade, entre outras funções.

Com diversos jogos de equilíbrio divertidos, o game oferece diversos grupos de exercícios de Yoga, Treinamento Muscular e Aeróbico. Também foi lançada a sequência Wii Fit Plus com novos conteúdos, e o Wii Fit U, para o console Wii U, que também inclui um contador de passos para corrida e caminhadas.

Zumba Fitness

Sucesso de 2010, o game para Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox 360 foi lançado pela Pipeworks Software e Majesco Entertainment, usando as possibilidades de captura de movimentos dos acessórios Playstation Move e Kinect. Na tela, os três instrutores Gina, Beto e Tanya auxiliam os jogadores a praticar a modalidade Zumba, com treinos divertidos. A edição Zumba Fitness: World Party foi lançada para Nintendo Wii e Wii U, Xbox 360 e também para Xbox One.

A versão mais recente do game chama-se Zumba Burn It Up!, e nela o jogador se utiliza dos controles Joy-Con, seguindo os comandos na tela ao som de músicas contagiantes.

Dance Dance Revolution

Antes dos simuladores de dança atuais, um game já fazia a alegria dos jogadores: a franquia musical Dance Dance Revolution, lançada para arcades em 1998 pela Konami, teve mais de 90 versões oficiais até 2005, incluindo consoles.

O jogo original tornou-se icônico por incluir como acessório uma base em forma de tapete de dança, com setas direcionais para serem pressionadas com os pés pelo jogador de acordo com os comandos propostos na tela. Recentemente, o game foi lembrado em uma cena de um episódio da série de ação da Disney/ Marvel WandaVision.

Quer ficar por dentro das novidades dos games? Confira algumas matérias interessantes:

Conheça Two Point Hospital, game que une Medicina e Administração

Pokémon GO: confira 5 dicas fundamentais para iniciantes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.