InícioGraduaçãoAgronomia6 habilidades importantes para área de Agronomia

6 habilidades importantes para área de Agronomia

Conheça agora as 6 habilidades mais importantes para área de Agronomia. Primeiramente, você sabia que a agronomia e seus profissionais estão presentes em vários momentos da sua vida?

Sim. Pode ter certeza.  O curso de Agronomia é um mundo de disciplinas e áreas de estudo, sem falar nas múltiplas profissões ligadas à área.

Genética, economia, clima, animais e grãos, em todas essas áreas o engenheiro agrônomo está presente e é muito atuante. 

Em razão disso, vale sempre lembrar que na hora de escolher o curso de Agronomia, leve em conta a quantidade e a diversidade de campos de estudo. Além de escolher a melhor instituição de ensino para a sua graduação.

Se desejar, você pode aproveitar para conhecer nossas recomendações de livros da área de Agronomia e se inteirar mais sobre essa carreira.

Em sua trajetória, o estudante começa a refletir ou decidir sobre qual área de trabalho é a mais interessante. Qual que remunera melhor ou a que é a mais inovadora.

Enfim, o aluno começa a escolher qual o tipo de atividade que mais tem a ver com os seus objetivos futuros.

Como é o curso de Agronomia?

O engenheiro agrônomo é um profissional multitarefas e possui diversos tipos de conhecimentos. Todos eles adquiridos ao longo dos 5 anos de graduação.

Durante o curso de agronomia, você estuda múltiplas disciplinas dentro do campo das ciências biológicas. Entre elas a própria biologia, morfologia, química, bioquímica, anatomia, genética de animais e plantas.

Juntamente com as ciências exatas, no caso a matemática, a física, estatística e suas aplicações. Caso escolha a faculdade de Agronomia, os estudos específicos de agrometeorologia e climatologia serão frequentes. Do mesmo modo, conteúdos que trazem a aplicação das novas tecnologias do mercado do agro , por exemplo: satélites, drones e maquinários.

Primeiramente, não basta apenas o engenheiro agrônomo gostar do contato com a natureza e amar os animais, ele precisa estar atento ao surgimento de novas tecnologias e estudos. 

No decorrer dos anos, o curso vem se ampliando e aumentando as suas áreas de atuação. Independente do segmento, o papel de um profissional agrônomo é fundamental para a sociedade.  

A importância do agronegócio no país

O agro é a base da economia do nosso país, sendo responsável por manter a economia e nosso PIB (Produto Interno Bruto) resistente às crises internas e externas que atingem o mundo de tempos em tempos.

Anualmente, o setor é responsável por  aproximadamente 30% de nossa economia. Ou seja, quase um terço (1/3) do que produzimos e faturamos por um ano inteiro.

Definitivamente, o Brasil mantém uma balança comercial favorável em razão das atividades agropecuárias. Sempre medidas através das suas imensas exportações de grãos, carnes e outros alimentos in natura – alimentos vendidos e enviados a todas as partes do mundo sem necessidade de processamento prévio.

Tenho que ler muito no curso de agronomia?

Com certeza, o gosto pela leitura é uma das habilidades mais importantes para a área de Agronomia. Acima de tudo, não tenha preguiça. Ler é conhecimento, e, consequentemente, chances maiores de boas notas, reconhecimento acadêmico e profissional.

Como em qualquer faculdade ou profissão, a quantidade de estudo e a seriedade com que cada universitário vai dedicar às suas atividades acadêmicas terão consequência direta na sua vida profissional futura.

Toda área de estudo e trabalho necessita de um mínimo de habilidades para um bom desempenho da atividade. 

Por isso, quando você ainda está na fase de buscar uma faculdade é bom pensar na sua afinidade com seu objetivo, suas competências técnicas para desenvolvê-lo e também se possui capacidade para encarar esse novo desafio em sua vida. 

Isso ocorre com qualquer pessoa, seja um estudante ou um formando, e inclusive aos que já estão no mercado de trabalho. 

Saiba sempre de uma coisa: não é só quem está prestes a ingressar em uma faculdade que costuma ter dúvidas. Isso acontece com milhares de profissionais nas centenas de posições presentes no mercado de trabalho. E não é diferente para quem busca se tornar um Engenheiro Agrônomo.

Que tal se aprofundar mais um pouco e conhecer as 6 habilidades mais importantes para área de Agronomia:

6 habilidades mais importantes para área de Agronomia

1.Flexibilidade

É sempre bom avisar. Pessoas sem essa habilidade terão dificuldade durante o curso  depois de formados. O curso de agronomia é muito dinâmico, possui diversas atividades, disciplinas, tarefas, entre outras obrigações e deveres. Sem falar na grade de horários, aulas e trabalhos extra-curriculares.

Enfim, por ser um curso de longa duração e estar disponível na forma integral, vai exigir que o aluno tenha uma tendência a ser flexível.

Além disso, essa habilidade também vai ajudar você a se relacionar com os diferentes tipos de pessoas do mundo agro.  Portanto,, seja flexível!

Aproveite e comece a se adaptar!

2. Facilidade em se adaptar

Você é um camaleão quando o assunto é facilidade em adaptação? Se a resposta for sim, saiba que a habilidade vai ajudar você em muitas situações durante os anos em que vai estar no curso de agronomia.

Eventualmente, a variação climática, falta de um ou outro equipamento, diferentes tipos de ambientes, comportamentos de animais ou o seu relacionamento com diversas empresas e proprietários rurais.

Em síntese, tudo isso fará parte de sua rotina e a adaptação, constante. Mesmo assim, caso você não tenha essa habilidade, vai poder trabalhar sua evolução durante o curso, o que é muito comum entre a maioria dos alunos.

3.Trabalho em equipe 

A agronomia tem muito trabalho em equipe. E todas as pessoas que têm essa habilidade terão mais facilidade no momento de  ir para o campo junto com seus colegas de graduação ou trabalho. 

Antes de mais nada, a colaboração, a parceria e o relacionamento fazem parte do cotidiano de um bom agrônomo. Portanto, conflitos e problemas muitas vezes são resolvidos através dessa habilidade.

Equipes e o mercado de trabalho

Isso fica ainda mais evidente quando você vai para o mercado de trabalho. Independente da sua posição, o trabalho em equipe vai ser exigido com frequência, seja com colegas de empresa, parceiros e fornecedores, trabalhadores do campo e proprietários de grandes fazendas.

Em muitas oportunidades, a habilidade de conseguir trabalhar em equipe vai ser um diferencial positivo para os seus projetos.

Dessa forma, isso vai ficar ainda mais evidente com a próxima habilidade, que é quando você tem que colocar a mão na massa, ser prático e muito participativo.

No curso de agronomia e depois no mercado de trabalho, toda a pessoa tem que fazer as coisas acontecerem e colocar seus projetos pra funcionar.

4.Tomar iniciativa 

A princípio está tudo bem, você estudou muito e ficou várias horas lendo e fazendo resumos. Além de diversos trabalhos individuais ou em grupo. 

Mas agora chegou aquela hora que muitos sonham quando entram na faculdade de agronomia: a hora da ação! Antes, uma pergunta: Você é uma pessoa que toma iniciativas e não tem problemas em colocar a mão na massa? Opa, mão na terra!

Sim, o agro é terra, animais, pasto, água e uma infinidade de elementos com muito contato, disciplinas práticas, com ou sem chuva, com nuvens ou muito sol, frio e calor. 

E a lista segue: implementação de sistemas de irrigação, alterações no solo, experimentos no laboratório, melhoramento genético, partos e inseminação de animais, etc. Tudo isso é só uma fração da rotina de um profissional formado em agronomia.

Esteja sempre pronto para a ação e atividades onde o seu esforço físico será exigido.

5. Atualização constante e gosto pela leitura

Enfim, estude.  Sim, estude sempre! Fique de olho na evolução das tecnologias digitais. Isso vai lhe ajudar a ter uma  das 6 Habilidades mais importantes para área de Agronomia.

O agronegócio está sempre em evolução e é responsabilidade do agrônomo estar atualizado. E para isso, o gosto pela leitura vai ajudar bastante. 

As consultas aos livros serão constantes e você terá extensas fontes de estudo, além de horas debruçado em textos, dissertações, livros de outras disciplinas.

O curso de agronomia, como qualquer outro, é sinônimo de leitura, sendo essa uma habilidade muito importante para todos os tipos de profissionais. Portanto, se mantenha atualizando e  mantenha sempre bons livros por parte.

Assim, chegamos a um dos temas mais incríveis da faculdade de agronomia que é gostar da natureza e dos animais. Afinal, agro é vida, consequentemente, espécies vegetais e animais farão parte do seu dia.

6. Gostar da natureza e dos animais

As pessoas que gostam da natureza e dos animais já largam em vantagem quando o assunto é agronomia. 

Acima de tudo, é recomendado você saber se integrar com as forças da natureza. Enfim, conviver com vários tipos de animais, andar em qualquer tipo de terreno e caminhar por grandes plantações. Sem dúvida nenhuma, esta é uma das 6 Habilidades mais importantes para área de Agronomia.

Da mesma forma, gostar do cheiro da terra e não ligar para outros odores. Se molhar ou se sujar de barro. Essas e outras centenas de situações que você vai encontrar só no contato com a natureza.

Se você conseguir levar isso com grande naturalidade é sinal que o curso combina, e muito, com o seu perfil.  Isso vai ajudar tanto na prática quanto na teoria, já que quando o estudante gosta do que está cursando, ela faz isso de uma maneira produtiva e com mais prazer.

E aí, ficou com vontade de colocar essas habilidades à prova? Fala pra gente qual é a sua grande habilidade?

Quais as outras habilidades que deveriam ser somadas a nossa lista da área de agronomia?

Ainda está em dúvida se o curso de Agronomia é o ideal para você? Confira também o nosso artigo sobre as profissões em alta na Agronomia.

Também não deixe de ler o post, sobre o que faz um agrônomo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.