Os atletas brasileiros de e-sports mais reconhecidos

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Soumil Kumar no Pexels.

Assim como o futebol ou o basquete tem seus jogadores mais conhecidos e populares, os esportes eletrônicos também apresentam seus grandes protagonistas: os atletas brasileiros de e-sports!

Em outras palavras, são aqueles que recebem grande clamor do público e brilham em diversas campanhas publicitárias.

Vamos conhecer alguns dos atletas brasileiros de e-sports mais reconhecidos?

Os tipos de jogadores de e-sports

Antes de tudo, queremos esclarecer algumas coisas, há diversos tipos de jogadores no universo dos e-sports. Portanto, vamos explicar os diferentes tipos que existem. Assim, dividimos eles em três categorias: jogador padrão, jogador heavy user e atleta profissional.

Que tal descobrir o que cada um significa?

Jogador Padrão

O jogador padrão é aquele mais conhecido por todos. Em suma, é o típico player que joga casualmente e nem sempre está disponível para partidas. Em outras palavras, ele fica, em média, de 2 a 3 horas na frente da tela e, geralmente, participa de algumas partidas e gosta de jogar sozinho. 

Jogador Heavy User

Esse tipo de jogador de e-sports é mais dedicado, ele é daquele tipo que fica muito tempo dentro de cada jogo. Além de tentar ganhar alguns títulos e ser o melhor da categoria. Portanto, o jogador heavy user deseja sempre melhorar suas habilidades e conquistar o topo dos rankings.  

Atleta Profissional

Agora subimos de nível! O jogador profissional é aquele que está dentro de algum time e que dedica quase 100% do seu tempo a melhorar seu desempenho. Afinal, o atleta é pago para treinar e, geralmente, é contratado por algum clube oficial.  Por fim, a rotina desse jogador é bem intensa, ele deve praticar muito e sempre melhorar seu desempenho para garantir a vitória da sua equipe e conquistar títulos e prêmios ao redor do mundo.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns atletas brasileiros de e-sports que fizeram bonito nos últimos anos! Dê uma conferida:  

Os atletas brasileiros de e-sports mais populares

HENRYKINHO (Pro Evolution Soccer)

Cláudio Henrique Silva Mesquita ou Henrykinho, como é conhecido, possui uma história de sucesso na história do e-Brasileirão. Nascido em Belo Horizonte, ele começou a disputar as seletivas do e-Brasileirão com apenas 15 anos e, desde então, não parou mais. Em 2017 foi o jogador mais jovem do campeonato e acabou levando para casa a sua primeira taça, em uma partida emocionante contra o eAtlético-GO. Confira algumas de suas principais conquistas:

  •  4x Campeão Brasileiro;
  • Campeão Mundial eLigaSul 2019;
  • Vice-Campeão Europeu;
  • Campeão Mineiro (2019-2020).

Atualmente é atleta profissional do Corinthians. 

DYNQUEDO (League Of Legends)

Matheus Rossini Miranda é jogador profissional de League of Legends (LOL) e carrega um currículo impecável. Sob o nome Dynquedo, já conquistou o título de bi-campeão do CBLoL e também de melhor mid laner de 2018. Matheus começou desde cedo, em 2012 ele teve seu primeiro contato com o jogo. Mas  somente em 2015, quando finalizou os estudos, que começou a se dedicar mesmo ao LoL e começou a competir. O atleta já passou por vários clubes e, atualmente, faz parte do Loud. 

Quer saber mais sobre esse grande atleta brasileiro de e-sports? Acompanhe ele nas redes sociais.

TACO (Counter Strike: Global Offensive)

Nascido em Recife, em 1995, Taco é um dos atletas mais conhecidos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O jogador já passou em diversos clubes e já conquistou dois títulos de Major. Atualmente, ele faz parte da equipe da GODSENT. Confira abaixo o seus principais títulos e os times que ele já fez parte:

Principais títulos

  • MLG Major Columbus (2016);
  • ESL Pro League: Season 3 (2016);
  • Season 6 (2017);
  • Esports Championship Series (ECS): Season 3 (2016);
  • ESL One Cologne (2016 e 2017);
  • Intel Extreme Masters XII (2017);
  • EPICENTER (2017);
  • BLAST Pro Series (2017).

Times

  • Dexterity Team: 2014/2017;
  • Não Tem Como: 2015;
  • Games Academy: 2015;
  • Luminosity Gaming: 2015/2016;
  • SK Gaming: 2016/2018;
  • Team Liquid: 2018;
  • MIBR: 2018/presente.

NESK (RAINBOW SIX)

Nesk é um dos melhores atletas brasileiros de e-sports, já venceu grandes profissionais do setor. Além de ter recebido o troféu de “Melhor Atleta do Ano”, no Prêmio eSports Brasil. Nascido na região metropolitana de São Paulo, começou a trilhar o seu caminho em lan-houses antes de se tornar uma dos maiores atletas da sua modalidade. Nesk já passou por grandes clubes, entre eles: INTZ, Black Dragons e BRK eSports. O atleta também conquistou a Pro League Season 7 Finals e o Brasileirão 2019 de R6.

ALEMÃO (OVERWATCH)

Ser jogador profissional de Overwatch no Brasil, às vezes, pode ser um pouco complicado. Afinal, após atingir determinado nível, não é possível competir com outras regiões mais fortes. Isso pode ser um pouco desmotivador para alguns jogadores, mas não para Renan Moretto ou, como é conhecido, Alemão. O brasileiro foi um dos primeiros a superar essa barreira competitiva entre a América do Sul e o resto do mundo.

Renan já foi campeão da Overwatch Contenders Sul-Americana, por duas vezes. Além de participar de duas Copas do Mundo de Overwatch pelo Time Brasil. Alemão começou a competir amadoramente no jogo em 2016, e já passou por vários clubes, entre eles: Black Dragons e Brasil Gaming House. 

Coldzera (Counter Strike: Global Offensive)

Marcelo “Coldzera” Augusto David nasceu em outubro de 1994. Ele é um grande jogador profissional brasileiro de Counter Strike: Global Offensive. Atualmente, ele faz parte da equipe norte-americana FaZe Clan. Além de ter sido eleito o melhor do mundo pela HLTV em duas temporadas (2016 e 2017). 

Marcelo começou a jogar profissionalmente com apenas 17 anos de idade. Aos 20 anos, recebeu a proposta de treinar nos Estados Unidos e após muita resistência de seus pais, conseguiu seguir seu sonho. Apesar da pouca idade, Coldzera apresenta um carreira impecável e já conquistou diversos títulos. Confira alguns abaixo.

  • 2017: Melhor Jogador do Mundo pelo site da HLTV;
  • 2017: Prêmio eSports Brasil – Melhor Atleta de eSports do Ano;
  • 2017: Prêmio eSports Brasil – Melhor Atleta de Counter-Strike: Global Offensive;
  • 2017: MVP IEM Sydney 2017[15];
  • 2017: CS_SUMMIT SPRING 2017[16];
  • 2016: MVP do ESL One Major Cologne 2016[17];
  • 2016: MVP da ESL Pro League Season 3 Finals 2016[18];
  • 2016: MVP do MLG Major Columbus 2016[19];
  • 2016: Melhor Jogador do Mundo pelo site da GosuGamers[23];
  • 2016: Melhor Jogada do Ano pelo PC GAMER[24].

Então, esses são alguns dos atletas brasileiros de e-sports que se destacaram nos últimos anos! O que achou?  Eles são grandes exemplos de determinação e perseverança. Quem sabe você não pode ser o próximo?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.