InícioDicasBolsas de estudoBolsa de estudos em Farmácia: como conseguir a sua?

Bolsa de estudos em Farmácia: como conseguir a sua?

Antes de mais nada, a profissão de farmacêutico sempre esteve em alta, ainda mais na atualidade, quando as pessoas estão diariamente de olho na indústria farmacêutica, à espera das vacinas. Por isso, é natural que todos os anos milhares de jovens demonstrem interesse em cursar graduação em farmácia. Porém, muitos desanimam ao perceber que alguns cursos chegam a custar R$ 3.000,00 por mês. Por isso, a melhor opção é tentar uma bolsa de estudos em farmácia. 

Nesse ínterim, como não queremos que você desista de ter seu diploma, listamos aqui as principais formas de conseguir bolsa de estudos em farmácia. Além disso, apresentaremos algumas faculdades com programas de bolsas e benefícios muito atraentes. E, para finalizar, falaremos um pouco mais sobre o curso e a carreira do farmacêutico.

Como conseguir bolsa para faculdade de Farmácia

Para você, que está com o orçamento apertado, saiba que é possível fazer faculdade de farmácia com desconto. As faculdades privadas oferecem diversas formas de conseguir bolsas de estudo, para facilitar o seu ingresso num curso superior.

Veja abaixo algumas opções e escolha aquele que se encaixar melhor para a sua situação:

Utilizando sua nota no Enem

De antemão, se você fez o Enem, pode usar sua nota para conseguir uma bolsa de estudos. As instituições de ensino pedem para você se inscrever no vestibular. No ato da inscrição, deve fazer a opção pela bolsa aproveitando a nota do Enem. Quanto maior a nota, maior o desconto. Bem simples, não é? Um detalhe importante: a bolsa é válida para todo o curso.

Solicitando a Bolsa Incentivo

Esta bolsa tem esse nome porque serve justamente para incentivar pessoas que estejam com dificuldades financeiras a fazer uma faculdade. Para conseguir esse desconto, você deve optar pela Bolsa Incentivo no ato da inscrição para o vestibular. O desconto varia conforme a unidade, o período de estudos e o curso escolhido.

Enfim, devemos salientar que, para conseguir a Bolsa Incentivo, o candidato deve cumprir alguns requisitos. Vale conferir o regulamento de cada faculdade para descobrir se você é elegível ao desconto.

Transferindo a sua matrícula

Definitivamente esta é outra forma interessante para conseguir uma bolsa de estudos. Se você já iniciou seu curso, peça transferência e receba descontos nas mensalidades da nova instituição. Essa bolsa pode chegar a 50% para cursos presenciais e 20% para cursos EAD.

Descontos para servidores públicos e militares

Se você for militar ou servidor público, seja municipal, estadual ou federal, já tem o seu desconto garantido. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com a secretaria da sua unidade ou fazer a solicitação pelo site da instituição. Esse desconto ainda é estendido aos cônjuges dos servidores ou militares e também aos seus filhos de até 24 anos.

Convênio com empresas locais

Frequentemente as faculdades estabelecem convênios com as empresas e associações locais, visando promover a capacitação e a profissionalização dos trabalhadores. Para saber se a sua empresa tem convênio, entre em contato com a secretaria da sua unidade.

Onde conseguir bolsa de estudos em Farmácia

logo depois de conhecer tantas possibilidades de desconto, a gente até fica mais animado, não é mesmo. Para não desanimar, apresentaremos ainda algumas opções de faculdade onde você pode conseguir essas bolsas para graduação em farmácia. 

Anhanguera

As faculdades da Anhanguera estão presentes em quase 700 localidades, então não será difícil encontrar uma perto de você. Se optar pela Anhanguera, você terá acesso a um sistema de ensino inovador, bem distante dos tradicionais giz e lousa. Lá você terá aulas mais dinâmicas, com o uso de ferramentas modernas e interativas que melhoram a qualidade do ensino e aceleram o aprendizado.

Ainda mais, a Anhanguera disponibiliza o Apoio Personalizado. Trata-se de um atendimento individual para alunos que encontram limitações no aprendizado. E também orientam os alunos sobre as tendências mais modernas do mercado.

Enfim, todos os tipos de bolsa de estudo e desconto citados anteriormente estão disponíveis na Anhanguera. Acesse o site para conhecer melhor os detalhes e regulamentos.

Pitágoras

Antes de mais nada, você sabia que a Faculdade Pitágoras atua em serviços da educação desde a Educação Básica até a pós-graduação, e está presente inclusive no Japão e Canadá? Essa instituição está no mercado desde 1999 e vem crescendo cada vez mais. No Ensino Superior, a Pitágoras tem unidades nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Se você optar por estudar farmácia na Pitágoras, terá a oportunidade de assistir às aulas destaque, com renomados profissionais da área da saúde como Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes. 

A Pitágoras também oferece as bolsas que apresentamos ali em cima. Confira nessa página o regulamento de cada bolsa.

Unopar

Se você busca por tradição, a Unopar é uma excelente escolha, já que foi fundada em 1972. A preocupação com a qualidade do ensino sempre esteve entre as prioridades dessa instituição. Hoje, com centenas de unidades e polos pelo país, a Unopar continua inovando.

Um dos diferenciais dessa faculdade é o Canal Conecta. Trata-se de um canal gratuito que faz a ponte entre os alunos e as empresas do país todo. Nele, são anunciadas vagas de estágio e trabalho em milhares de empresas no país. Além disso, o sistema de ensino da Unopar prioriza a avaliação continuada, que valoriza os esforços e desempenho dos alunos em cada atividade realizada.

Se você também pensa que a Unopar é uma boa opção para cursar graduação em farmácia, acesse o site da faculdade para verificar as opções de bolsa disponíveis.

Faculdade de Farmácia EAD com bolsa

À primeira vista, os cursos EAD vieram para ficar e já são preferência de grande parte dos alunos. Não é para menos, eles oferecem grandes vantagens. E o curso de farmácia não ficaria atrás. É possível estudar farmácia EAD, na modalidade semipresencial.

Dessa forma, isso significa que você fará uma parte das aulas pelo ambiente virtual, em casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet. Já as aulas práticas são feitas em laboratório, de forma presencial. Por isso, caso escolha essa modalidade, procure uma faculdade que tenha uma unidade ou polo perto da sua residência.

Ainda maos, você também pode conseguir uma bolsa para graduação em farmácia EAD. A Unopar, por exemplo, oferece o curso de farmácia apenas na modalidade à distância. Já na Anhanguera, existem as duas opções: presencial e semipresencial. Consulte os sites das faculdades para ter certeza antes de se inscrever.

Outros benefícios

Além das bolsas de estudos e descontos nas mensalidades, as faculdades também oferecem outros benefícios. São ofertas muito interessantes, que podem pesar na hora da sua decisão.

Primeiramente, um desses benefícios é o Amigo Vale-Prêmio. Nesse programa, você pode conseguir descontos se indicar um amigo que se matricule na mesma unidade que você. Também existem programas de crédito estudantil e financiamentos. Com eles, você consegue financiar 50% ou até mesmo 100% das suas mensalidades.

Ainda mais, quem faz os pagamentos em dia também ganha vantagens. Pagando a mensalidade até o quinto dia útil do mês de vencimento, as faculdades concedem um desconto no valor total. E também tem desconto para os alunos que anteciparem a matrícula.

Sobre o curso de Farmácia

Antecipadamente, se você simpatiza com as aulas de poções do professor Snape, ou se curte química e biologia, ou ainda se gostaria de trabalhar em laboratórios, essa faculdade é para você. Esse curso superior tem duração entre 4 e 5 anos, dependendo da faculdade, e fornece o diploma de bacharel aos concluintes.

O aluno formado estará apto para trabalhar na indústria de medicamentos e cosméticos, farmácias, hospitais e em laboratórios de análises clínicas. Há quem considere o farmacêutico como um especialista em medicamentos. Mas, atualmente, ele é considerado algo mais: um profissional de saúde do cuidado ao paciente.

A princípio, essa mudança de visão ocorreu porque se percebeu que muitas pessoas, na falta de atendimento médico nas regiões menos desenvolvidas, recorriam ao farmacêutico para buscar tratamento. Por isso, mais do que um especialista dos processos de fabricação dos remédios, o farmacêutico é também responsável pelo acolhimento do paciente.

O que se estuda na da faculdade de Farmácia?

Antecipadamente, conhecer as disciplinas de um curso superior é um dos melhores meios para fazer uma ideia de como será a profissão. As disciplinas refletem as áreas de atuação do futuro farmacêutico. Até porque os alunos, depois de formados, costumam procurar empregos segundo as matérias que mais gostaram de estudar.

De acordo com o que já abordamos, você já sabe que, na faculdade de farmácia, as matérias são relacionadas à química e biologia. Agora você vai conhecer mais detalhes sobre as disciplinas.

Análises Toxicológicas

Se você gosta da série “Dr. House” vai amar essa matéria. Por ela, o aluno aprende técnicas para localizar e identificar agentes tóxicos no organismo. O aluno também tem contato com métodos de avaliação, tamanhos de amostragem, etapas do processo analítico, entre outros. Ou seja, pode-se aplicar os conhecimentos em investigações de enfermidades, assim como um perito criminal.

Anatomia

Antes de mais nada, para poder entender a ação dos medicamentos no corpo humano, o futuro farmacêutico deve ter conhecimentos profundos de anatomia. Por isso, no curso superior em farmácia, são ensinados conceitos de biologia, fisiologia, tecidos, sistemas orgânicos, inclusive ao nível celular, entre outros. 

Biologia Celular

Sob o mesmo ponto de vista do que foi mencionado anteriormente, aqui é uma disciplina que aprofunda os conhecimentos de anatomia, já que foca no funcionamento das células. Os alunos ficam conhecendo todo o ciclo de vida das variadas células, bem como o seu funcionamento e suas partes. Inclusive, são estudadas também as composições celulares dos vegetais e animais. 

Farmacologia

A princípio, a farmacologia é a ciência que estuda as alterações que os medicamentos podem promover nos organismos. Por isso, com essa disciplina, o farmacêutico torna-se apto a definir como ministrar as diferentes categorias de medicamentos. Também passa a compreender as definições de droga, medicamento e remédio. Para completar, aprendem farmacognosia, a ciência que estuda as propriedades das matérias-primas em estado natural e suas transformações em produtos farmacológicos.

Manipulação

Se você já teve contato com uma farmácia de manipulação, sabe bem do que se trata essa disciplina. Aqui os estudos são a respeito da manipulação, controle de qualidade e de logística, além das formas corretas de armazenagem, tanto dos medicamentos quanto das matérias-primas. 

Patologia Aplicada

Aqui são estudadas as doenças. Mais precisamente suas causas e os efeitos que causam nos organismos, como alterações no funcionamento dos órgãos, células e tecidos. É uma disciplina também estudada em medicina e enfermagem, porém com abordagem diferente para os farmacêuticos. 

Química

De antemão é uma velha conhecida dos estudantes da educação básica mas, no curso superior de farmácia, a química é mais detalhada e voltada para a prática da profissão. São estudadas a química analítica quantitativa e qualitativa, também a química orgânica e inorgânica. Você terá nessa matéria cálculos, propriedades periódicas, geometria molecular, entre outros.

Resposta Imunológica

Essa é uma das disciplinas vistas no final do curso. Isso porque você utilizará os conhecimentos aprendidos anteriormente para fazer um imunodiagnóstico. Dessa forma, você será capaz de avaliar uma doença, sua origem, causas e os sintomas. Também avaliará a necessidade de exames laboratoriais e quais. Assim, poderá aplicar a farmacologia e dar a assistência farmacêutica necessária ao paciente.

Outras disciplinas

Ainda mais, agora que você já sabe os detalhes das principais matérias do curso de farmácia, apresentaremos uma relação com outras delas. 

  • Atenção Farmacêutica
  • Bioquímica Clínica
  • Bromatologia (estudo dos alimentos)
  • Citologia Aplicada
  • Controle de Garantia de Medicamentos e Cosméticos
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmacoeconomia
  • Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
  • Farmacognosia
  • Farmacotécnica
  • Físico-Química Aplicada à Farmácia
  • Garantia de Qualidade em Práticas Farmacêuticas
  • Gestão Farmacêutica
  • Hematologia
  • Histologia e Embriologia Geral
  • Imunologia
  • Imunoradiobiologia Clínica
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Produção de Medicamentos e Cosméticos
  • Química Analítica, Farmacêutica, Orgânica, Geral e Inorgânica
  • Toxicologia Geral

Perfil do profissional

Além de toda bagagem teórica e prática que você terá com o estudo de todas as disciplinas citadas acima, como farmacêutico é desejável que você tenha algumas habilidades. Mas não se preocupe, essas habilidades serão adquiridas com o andamento do curso e também com a prática profissional.

Em primeiro lugar, o farmacêutico deve ter a habilidade de organizar suas funções e trabalhar com precisão. Isso também vale para os profissionais que trabalharão com fiscalização, perícia ou produção de medicamentos. 

Também deverá aperfeiçoar suas habilidades de gestão e visão analítica, ainda que sob pressão. O dia a dia do farmacêutico envolve análise de alternativas e tomada de decisões para pacientes e consumidores.

Aliás, é importante também ter uma boa comunicação, visto que poderá atender aos pacientes e consumidores diretamente. Caso trabalhe em algum hospital ou clínica, a comunicação se dará também com médicos, para discutir as possibilidades de tratamentos específicos de cada paciente. Por isso, a comunicação deve ser clara.

Também no campo da comunicação, o curso de farmácia aborda a atenção farmacêutica. Trata-se dos aspectos psicológicos e humanos que envolvem as relações do profissional com médicos, pacientes, colaboradores e fornecedores.

Sobre a carreira de farmacêutico

A profissão do farmacêutico é regulamentada no Brasil desde 1931. Para exercê-la, você deve primeiramente obter o certificado de conclusão no curso superior, formando-se Bacharel em Farmácia. Em seguida, deve obter seu registro no CRF, o Conselho Regional de Farmácia.

A boa notícia é que o mercado para a profissão está bem aquecido e crescendo cada vez mais. Algumas iniciativas colaboram para a necessidade crescente de novos profissionais. Isso inclui a leis dos medicamentos genéricos, a obrigatoriedade da presença de um farmacêutico responsável nas farmácias e drogarias, além da expansão da assistência farmacêutica fornecida para o SUS.

Há também uma carência de profissionais atuantes em pesquisas da área. A área de medicamentos biotecnológicos é uma das que sofrem com a falta de profissionais para atuar como pesquisadores. Também há no Brasil uma crescente produção de medicamentos homeopáticos, o que favorece a criação de novos postos de trabalho para os farmacêuticos.

Outra boa notícia é que essa profissão tem uma das menores taxas de desemprego do país. Uma pesquisa realizada pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2013, revela alguns dados interessantes. Segundo a pesquisa, menos de 6% dos farmacêuticos no Brasil estão desempregados. Essa profissão também lidera o ranking das que mais abriram vagas entre 2009 e 2012.

Áreas de atuação do farmacêutico

O primeiro local de trabalho que nos vem à mente quando pensamos em farmacêutico é a própria farmácia. E, com certeza, as farmácias são responsáveis pela maioria absoluta das vagas de emprego para essa profissão. Mas nem só de farmácia vive o farmacêutico. Existem outras áreas de informação possíveis, que talvez façam seus olhos brilhar um pouco mais.

Farmácia Clínica

Nessa área, o farmacêutico é responsável pelo atendimento ao paciente, identificando sintomas e definindo o tratamento através de medicamentos. Trabalha junto a outros profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros.

Saúde Pública

No setor público, o farmacêutico foca seus trabalhos na atenção primária à saúde. Seu trabalho é gerencial e assistencial, inclusive de fiscalização.

Cosmetologia

Profissional caracterizado por criatividade e inovação, esse especialista tem conhecimentos profundos em fisiologia e estética.

Farmácia Veterinária

Uma área em pleno crescimento, devido ao aumento do interesse pelos cuidados com animais, sejam domésticos ou rurais. Nesse sentido, são cada vez maiores as necessidades de desenvolver e administrar medicamentos em animais.

Perícia Criminal

O perito farmacêutico faz análises biológicas ou em amostras de drogas e venenos, por exemplo, a serviço da justiça. Os resultados podem servir como evidência para incriminar ou inocentar indivíduos.

Outras áreas determinadas pelo CRF

O próprio Conselho Regional de Farmácia determina as áreas de atuação possíveis para o farmacêutico, tendo criado um comitê para cada área. Veja quais são, conforme o site do CRF:

  • Acupuntura. Medicina Tradicional Chinesa
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Cosmetologia
  • Cuidado Farmacêutico ao Idoso
  • Educação Farmacêutica
  • Farmacêutico à Pessoa com Deficiência
  • Farmácia
  • Farmácia Clínica
  • Farmácia Estética
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmácia Magistral
  • Homeopatia
  • Indústria
  • Osmologia e Óleos Essenciais
  • Logística de Produtos de Interesse à Saúde
  • Pesquisa Clínica
  • Plantas Medicinais e Fitoterápicos
  • Radiofarmácia
  • Resíduos e Gestão Ambiental
  • Saúde Pública
  • Suplementos Alimentares

Como empreender na área de Farmácia

Média salarial do farmacêutico

À primeira vista, sendo uma profissão regulamentada e necessária, o farmacêutico está entre as profissões mais bem pagas do Brasil. O site Salário divulgou os resultados de uma pesquisa feita a partir de dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. Para chegar a esses números, foram coletadas informações de 78.588 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Maio de 2020 a Abril de 2021.

Dessa forma, em todo o Brasil, a média do salário inicial dos farmacêuticos é de R$ 3.149,50. Com os anos de prática na função, esse salário pode chegar a um teto de R$ 5.933,00. Sendo assim, a média dos salários dos farmacêuticos no país ficou em R$ 3.336,54. Essas informações salariais não incluem benefícios como férias, participações de lucros, comissões, etc.

No entanto, há uma grande variação salarial pelo território nacional. Para você entender melhor o quanto pode ganhar no seu estado, ou quem sabe pensar em se mudar, mostraremos os salários por estado. A lista abaixo exibe a média salarial dos farmacêuticos em cada estado, do maior para o menor:

  • Distrito Federal – R$ 4.353,75 
  • Bahia – R$ 3.971,70 
  • Goiás – R$ 3.954,48 
  • Minas Gerais – R$ 3.880,35 
  • Ceará – R$ 3.787,82 
  • São Paulo – R$ 3.706,09 
  • Tocantins – R$ 3.661,63 
  • Espírito Santo – R$ 3.399,76 
  • Santa Catarina – R$ 3.356,63 
  • Rio Grande do Sul – R$ 3.329,23 
  • Rio de Janeiro – R$ 3.306,94 
  • Paraná – R$ 3.157,58 
  • Sergipe – R$ 3.151,33 
  • Mato Grosso do Sul – R$ 3.073,89 
  • Alagoas – R$ 3.062,66 
  • Mato Grosso – R$ 2.988,29 
  • Pernambuco – R$ 2.925,72 
  • Pará – R$ 2.919,82 
  • Rondônia – R$ 2.848,96 
  • Rio Grande do Norte – R$ 2.711,89 
  • Amazonas – R$ 2.502,22 
  • Maranhão – R$ 2.455,06 
  • Paraíba – R$ 2.416,91 
  • Piauí – R$ 2.389,17 
  • Amapá – R$ 2.313,88 
  • Acre – R$ 2.187,94 
  • Roraima – R$ 1.783,71 

O salário em outras áreas

Lembrando que essas informações referem-se à profissão de farmacêutico generalista. As outras especialidades e áreas de atuação citadas acima podem ter salários diferentes dos informados aqui. Para satisfazer sua curiosidade, mostraremos a seguir a média salarial de algumas outras especialidades:

  • Farmacêutico em alfândega – R$ 5.331,46 
  • Farmacêutico em controle de qualidade e tratamento de água – R$ 4.519,51 
  • Farmacêutico em análise de solo – R$ 4.514,55 
  • Farmacêutico antroposófico – R$ 4.332,11 
  • Farmacêutico clínico – R$ 3.785,91 
  • Farmacêutico analista clínico – R$ 3.405,99 
  • Farmacêutico bromatologista – R$ 3.208,79

Enfim, chegamos ao fim do post com as informações mais básicas para que você ingresse no curso superior de farmácia. Aproveite as valiosas informações sobre bolsas de estudo e garanta seu desconto. Dedique-se aos estudos e tenha muito sucesso!

Agora que você já conhece os meios e qual a melhor maneira de conseguir a sua bolsa de estudos em farmácia, não deixe de conferir a diferença entre os cursos de Biomedicina e farmácia. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.