InícioGraduaçãoComo a graduação influencia sua carreira?

Como a graduação influencia sua carreira?

Geralmente, uma graduação influencia sua carreira de maneira positiva, independentemente da área que você escolher cursar. Além disso, é a forma mais eficiente de se destacar no mundo de trabalho altamente competitivo.

Segundo um estudo de 2015, um em cada três adultos obteve um diploma de quatro anos. Isso quer dizer que o bacharelado não possui valor? É ainda importante no mundo de hoje empreendedores iniciantes e proprietários de negócios autônomos? É um investimento que vale a pena, considerando que uma dívida de empréstimo estudantil pode estar envolvida?

Assim, a resposta, é que realmente depende de você. Principalmente, seus objetivos de vida únicos, incluindo suas aspirações de carreira, se o diploma de bacharel é uma boa opção e se realmente a graduação influencia em sua carreira, determinarão se a graduação em bacharel é realmente uma boa opção.

Porém, para muitas pessoas, obter uma graduação universitária influencia bastante na carreira e é importante para o mercado atual. Dessa forma, aqui destacaremos alguns dos benefícios de obter uma graduação de bacharel ou tecnólogo como suas finalidades educacionais pessoais e escolhas de estilo de vida devem ser considerados ao tomar essa decisão importante.

Como a graduação influencia sua carreira hoje em dia

Ter um diploma de bacharel abre oportunidades gratificantes que de outra forma seriam inacessíveis. Desta forma, os graduados veem 57% mais oportunidades de emprego do que os não graduados em média, e estima-se que em 2022, dois terços de todos os empregos exigirão educação pós-secundária. Isso de acordo com uma pesquisa da Burning Glass Company Technologies.

Além disso, não há apenas mais empregos disponíveis para titulares de diploma do que há para graduados do ensino médio, mas os empregos existentes também são mais acessíveis. Ainda segundo a Burning Glass, dois milhões de novos empregos publicados online por trimestre exigem um diploma de bacharel ou superior.

Assim, para quem procura emprego, essas ofertas de emprego online são a principal ferramenta para encontrar e se candidatar às vagas disponíveis.

Por mais que a maioria das vagas para trabalhadores com diploma de bacharelado ou superior sejam anunciadas online, apenas parte das que existem diplomas de segundo grau são publicadas na internet, dificultando para esses trabalhadores se conectarem com os empregadores em potencial.

Ou seja, procurar uma educação universitária também expande seu acesso a oportunidades, conectando-o a uma rede vitalícia de colegas, orientadores, professores e mentores. Ao longo de sua carreira essa rede poderá abrir portas e conectá-lo aos líderes do setor com os quais você pode compartilhar ideias e explorar novos empreendimentos.

Uma graduação influencia no direcionamento para uma carreira mais especializada

Atualmente, conforme o mundo muda, o mercado de trabalho muda com ele. Logo, a tecnologia, educação e saúde são três dos campos de crescimento mais rápido por um bom motivo: eles evoluem com tanta frequência que apenas os indivíduos mais talentosos podem fazer o trabalho. Então, uma graduação influencia o aluno a aprender habilidades e hábitos específicos e necessários para ganhar a vida nessas áreas.

Embora nem todos os cursos ofereçam um caminho direto para um emprego determinado, seja na área de inglês, filosofia, ou ciências políticas, muitos são criados com um plano de carreira específico em mente. Em outras palavras, realizar uma graduação funciona como um funil para determinados tipos de empregos, alguns diplomas de saúde também tem trabalhos muito especializados à espera de quem os realize.

Maiores oportunidades de networking

No mercado de trabalho da atualidade, construir e manter uma rede profissional é fundamental para o sucesso. Assim, certos aspectos da obtenção de um diploma, de estagiário à voluntariado, são projetados para te ajudar a conhecer pessoas que podem ajudar a direcionar seu futuro.

Afinal, tirar proveito das várias feiras de empregos e recursos de desenvolvimento de carreira que os estudantes universitários têm disponíveis é uma ótima maneira de colocar esse diploma em prática também. E também quando você estiver pronto para sair para o mundo com o seu diploma, os formados podem esperar um nível de apoio de seus mentores e professores que não está disponível em nenhum lugar.

A graduação é um caminho para o progresso profissional

Desde já, você já pensou em seguir carreira como fisioterapeuta, bibliotecário-chefe ou enfermeira anestesista? Esses empregos populares geralmente requerem um diploma de bacharel como primeiro passo antes de prosseguir para obter outro diploma mais avançado.

Você também pode precisar de um bacharelado antes de qualquer mestrado ou doutorado, bem como MBA, uma modalidade cada vez mais popular. Dessa forma, mesmo que você não tenha certeza se está pronto para toda a carreira, o bacharelado agora coloca no assento do motorista, caso deseje seguir.

Maior desenvolvimento pessoal e autoestima

Então, se você não está procurando o tipo de carreira que geralmente vem de uma educação de quatro anos, pode estar questionando o valor de uma graduação, além de sua influência na vida das pessoas.

Porém, uma graduação é muito mais do que apenas um papel, muitos alunos também descobrem que a experiência durante esse processo é profunda e pessoalmente gratificante. Com a oportunidade de adquirir habilidades como redação, gerenciamento de tempo e trabalho em equipe, também há a oportunidade de aperfeiçoar as habilidades de apresentação com professores e alunos que, mais tarde, farão parte de sua valiosa carreira profissional.

Portanto, ganhar um diploma é fortalecedor, aumenta a confiança e proporciona uma sensação de realização. Dessa maneira, a busca pelo ensino superior também prepara você para enfrentar desafios complexos e superar adversidades, contribuindo para aumentar a felicidade e reduzir o estresse. Talvez seja por isso que os bacharéis relatam níveis mais elevados de autoestima do que os formados no ensino médio.

Nessa perspectiva, aqueles graduados na universidade também têm maior probabilidade de se envolver em suas comunidades. Em comparação com os que não possuem diploma, eles são mais propensos a votar, serem voluntários, doam para instituições de caridade, ingressar em organizações comunitárias e participar de atividades educacionais com seus filhos.

Do mesmo modo, como cidadãos mais ativos, os bacharéis contribuem para uma comunidade mais forte e engajada para oferecer oportunidades para as gerações futuras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.