InícioDicasMercado de trabalhoComo encontrar vagas de emprego sem ter experiência profissional?

Como encontrar vagas de emprego sem ter experiência profissional?

 Tão polêmica quanto à questão: “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” é a problemática enfrentada pelos jovens no mercado de trabalho. O dilema existencial daqueles que buscam pelo primeiro emprego pode se resumir em uma única interrogação: Como encontrar vagas de emprego sem ter experiência profissional? Por que as empresas exigem experiência e em contrapartida não contratam pessoas sem experiência?

Longe de querer colocar mais lenha na fogueira, não nos propomos a alimentar ainda mais este impasse. Pretendemos, neste artigo, sugerir alguns caminhos, saídas para aqueles que estão enfrentando dificuldades em conquistar o primeiro emprego. Partiu?

A queixa se justifica?

Se você já está empregado há muito tempo, ou mesmo se não se recorda de ter encontrado dificuldades para conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho, saiba que você pode ter sido uma exceção à regra. Com o avanço das tecnologias, o aumento da concorrência entre as empresas, a diminuição da oferta de empregos e outros fatores socioeconômicos, a busca dos empregadores por profissionais gabaritados tem aumentado significativamente.

Além da qualificação exigida, somam-se aos requisitos, um histórico profissional recheado de experiências anteriores na mesma área do cargo pretendido pelos candidatos.

Pois é, além das capacidades técnicas adquiridas em cursos profissionalizantes, em formações superiores ou em outras modalidades de escolaridade é preciso comprovar experiência. 

O que os dados revelam?

Os números são realmente alarmantes. Uma série de estudos realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) disponibilizada em novembro de 2020, revelou que no ano de 2019, 54% dos trabalhadores desocupados eram jovens, sendo que a população entre 15 a 29 anos representava apenas 28% da população ativa.

A queixa entre aqueles que buscam por uma ocupação é sempre a mesma: não conseguem encontrar vagas sem experiência ter profissional. Trocando em miúdos, não conseguem emprego porque nunca trabalharam!

O mesmo estudo comprovou que, embora a pandemia de Covid-19 tenha agravado uma situação que já era ruim e prejudicado todas as faixas etárias, os jovens foram os mais afetados com as consequências do desaquecimento da economia.

Como encontrar vagas de emprego sem ter experiência profissional?

Se existe a dificuldade para conseguir se inserir no mercado de trabalho sem nenhuma experiência prévia, a única saída é adquirir alguma bagagem profissional, concorda? E aí, voltamos à estaca zero? Nada disso! É agora que começamos a esboçar uma solução!

Trabalho voluntário ou não remunerado

Querido leitor, os trabalhos realizados de maneira voluntária, atendendo a pessoas ou instituições que precisam dessa ajuda podem trazer, além de muita satisfação pessoal, experiência profissional. Os recrutadores aplaudem a iniciativa desses voluntários, reconhecem neles competências socioemocionais muito valorizadas pelas empresas.

Com isso, aqueles que atuam em asilos, hospitais, creches, escolas, ONGs ou comunidades carentes, arrecadando alimentos, roupas e outros itens para depois distribuir para populações carentes e de rua, por exemplo,  se beneficiam do aprendizado que adquirem neste trabalho. Muitas vezes, este diferencial no currículo é o responsável por uma contratação formal. 

Portanto, esta vivência no voluntariado é muito bem-vinda. Ela desenvolve algumas capacidades fundamentais para qualquer profissional bem sucedido. Entre as competências mais valorizadas estão:

– Trabalho em equipe

– Liderança

– Organização

– Comunicação

– Responsabilidade

– Solidariedade

Estágios e Programas de Trainee

Você é um estudante de nível superior? É recém-formado, mas ainda não conseguiu uma vaga de emprego? Se este for o seu caso, nossa dica é que você invista suas forças na busca por estágios ou pelos programas de trainee. Estas duas experiências são muito valiosas! Muitos estagiários acabam sendo efetivados ao fim de sua formação superior ou curso profissionalizante.

As empresas aproveitam a presença desses profissionais para “moldá-los” conforme a cultura e dinâmica de trabalho da instituição. Assim, quando os contratos de estágios são finalizados, o estagiário entra efetivamente para o time.

No caso dos trainees, a coisa é um pouco diferente. Estes profissionais formados passam por uma triagem bem rigorosa. Os eleitos pelas organizações são escolhidos após demonstrarem potencial para tomarem a frente de algum setor da empresa.

Da mesma forma, geralmente, a experiência profissional não é um requisito relevante. As exigências mais comuns são a formação acadêmica e a fluência em outro idioma. 

Se interessou pela carreira de trainee? Clica aqui que te contamos mais sobre como tudo funciona!

Menor aprendiz

A conquista de uma vaga de trabalho pode vir por meio da Lei federal n°10.097/2000. Ela garante a inclusão de jovens com 14 a 24 no mercado de trabalho. Assim é possível conciliar os estudos com atividades profissionais que não excedam oito horas diárias.

Os estudantes são contratados no regime CLT, com todos os benefícios trabalhistas. Ao fim deste período, muitos deles permanecem na empresa, e apenas mudam o tipo de vínculo. 

Invista na sua qualificação e drible a falta de experiência profissional

Pode ser que estejamos “chovendo no molhado”, mas, apesar de ser de conhecimento geral, muitos jovens ainda pecam pela falta de preparo, de escolaridade, em resumo, de qualificação.

Assim sendo, alguns não terminam sequer o ensino fundamental.  Outros ainda se iludem acreditando que o ensino médio completo é garantia de uma vaga no mercado de trabalho.

Em resumo, quando juntamos a ausência de experiência e a falta de capacitação profissional, o fracasso é quase certo.

É verdade que as condições que muitos jovens enfrentam os impede de investir em sua capacitação profissional. No entanto, hoje em dia, com quase nenhum recurso, ou mesmo de forma gratuita é possível ter acesso a cursos livres e até mesmo à formação superior. Pode ser que aquilo que mais esteja fazendo falta a estes jovens seja informação.

Contudo, é mesmo muito fácil desistir e se conformar com a situação do país ou se acomodar com a falta de oportunidades. Porém, como diz uma frase de autoria questionada:  “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” 

Então, bora arregaçar as mangas e fazer acontecer?

Como virar o jogo e conseguir uma vaga de emprego sem ter experiência profissional?

– Aposte em cursos oferecidos por iniciativas públicas em sua cidade (balcão de empregos, prefeitura, ONGs, etc…);

– Aproveite o acesso a internet para buscar por sites e instituições que ofereçam cursos de forma gratuita;

– Verifique se em sua cidade existe alguma iniciativa de “cursinho popular”, preparatórios para vestibulares;

– Dedique tempo para se informar a respeito de programas de bolsas e financiamentos estudantis;

– Procure em sua cidade serviços que preparem os jovens para entrevistas de trabalho e confecção de currículos.

Não deixe que o desânimo e os vários “nãos” te impeçam de conseguir uma vaga de emprego. Todos aqueles que hoje estão empregados já precisaram lidar com a falta de experiência, a pouca capacitação, o sentimento de derrota, enfim desafios parecidos com estes que você vem enfrentando. No entanto, eles  são prova viva de que é possível conseguir! Siga lutando.

Aproveite e confira conosco algumas dicas sobre as tendências para o mercado profissional em 2022.

 

.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.