Como unir estudo e trabalho sem esgotar as energias

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

Conciliar o trabalho com os estudos pode não ser uma tarefa fácil. A dupla jornada costuma deixar muita gente sem ânimo para se dedicar ao aprendizado depois de muitas horas de trabalho. Então, como estudar e trabalhar sem esgotar as energias?

Para ajudar, trouxemos alguns comportamentos que você pode aplicar na rotina para seguir em frente sem precisar abandonar nenhuma área.

A ideia aqui é combinar alguns fatores bem conhecidos, como planejamento e organização, com o aprendizado de outros pontos muito importantes, como cuidar da saúde, criar um ambiente mais acolhedor e não se comparar a quem tem mais ou menos tempo disponível. Você será o seu próprio gestor nessa jornada, então, faça um pacto com você mesmo para se dedicar da melhor maneira possível.

Muitas vezes, o cansaço mental é resultado de desorganização. Sabe aquela sensação exaustiva de que existem um milhão de tarefas para fazer e nenhum tempo disponível para elas? É isso o que vai te deixar sem energia. Então, vamos otimizar o tempo e entender quais são as prioridades. Trouxemos sete passos essenciais.

Guia de como estudar e trabalhar sem esgotar as energias:

  1. Planeje as atividades;
  2. Aproveite seu tempo;
  3. Utilize a tecnologia ao seu favor;
  4. Respeite o seu descanso;
  5. Não se compare;
  6. Cuide da saúde;
  7. Crie um ambiente favorável.

Vamos entender melhor como aplicar cada um desses pontos da melhor maneira?

  1. Planeje as atividades

Planejamento é o ponto fundamental que vai te ajudar a seguir com todos os outros. Para dar conta dos estudos e do trabalho, é essencial planejar a rotina, definindo horários para cada atividade, tempo de descanso, deslocamento e horários disponíveis. Faça um planejamento para entender quanto tempo de estudo você vai ter por dia e liste as prioridades.

Que tópicos devem ser estudados primeiro? Que atividades você pode deixar para depois? Depois de fazer um planejamento para entender os seus horários e encontrar mais tempo disponível, organize a rotina e cumpra com o que foi estipulado. Seguindo esse planejamento diário, estudar e trabalhar vai se tornar bem mais possível e menos cansativo.

  1. Aproveite seu tempo

O planejamento que falamos vai te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo. Tente localizar momentos da rotina em que seu tempo está sendo desperdiçado. Você está mexendo demais no celular? Demora para finalizar uma atividade e começar a outra? Está demorando mais do que o necessário no deslocamento para casa?

Tudo isso vai influenciar seu tempo disponível para estudar. Analise de perto a rotina e encontre horários disponíveis. Ter um livro sempre por perto também é um ótimo caminho para aproveitar pequenos intervalos com a leitura ou prática de exercícios de complexidade mais fácil.

  1. Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode se transformar em uma importante aliada nesse momento. A primeira possibilidade é utilizar aplicativos e ferramentas de organização para os estudos. Muitas delas te ajudam a definir ciclos de leitura, horários para estudar ou oferecem um ótimo espaço para manter o planejamento mais organizado e receber lembretes das tarefas no horário certo.

Outra dica é aproveitar a possibilidade e escolher uma modalidade de estudos EAD. Fazer uma faculdade a distância pode ser mais cômodo e se encaixar melhor na rotina de quem trabalha, já que será possível economizar, no mínimo, em tempo de deslocamento. Além disso, as modalidades de ensino a distância permitem mais flexibilidade de horários, o que é muito importante para quem quer estudar e trabalhar sem esgotar a energia.

  1. Respeite o seu descanso para conseguir estudar e trabalhar

Planejar os horários certos para estudar e trabalhar é fundamental. Além disso, para conseguir manter a rotina puxada em dia, é preciso respeitar o seu horário de descanso. Planeje esses momentos de pausa, relaxamento e lazer dentro da sua organização de horários. O corpo precisa de uma pausa logo depois de cumprir tantas tarefas.

Respeitar o horário de descanso vai te ajudar, inclusive, a manter a concentração para os estudos em dia, e ter o corpo e a mente descansados ajuda a ter mais criatividade e agilidade para resolver problemas e demandas. Assegurar uma rotina equilibrada é uma das chaves mais importantes para que tudo dê certo.

  1. Não se compare

Pode ser muito frustrante se comparar com outros estudantes que parecem ter mais tempo para se dedicar aos estudos. Então, essa é uma dica de ouro: não compare sua rotina, seu planejamento e sua disponibilidade com a dos outros. É muito importante saber o que funciona melhor para você e para a sua realidade, entendendo que cada um tem uma trajetória diferente.

  1. Cuide da saúde para estudar e trabalhar

Você se lembra de quando falamos em respeitar o tempo de descanso? Esses são dois pontos que estão bem relacionados. Além disso, é preciso se lembrar de cuidar da saúde em outros aspectos. Uma alimentação equilibrada, exercícios e boas noites de sono podem garantir a energia, disposição e concentração necessárias para quem quer estudar e trabalhar.

Uma alimentação ruim pode, por exemplo, causar a carência de vitaminas fundamentais para manter a mente em plena atividade.

  1. Crie um ambiente favorável

Outro ponto para estudar e trabalhar de forma mais tranquila é criar um ambiente favorável e aconchegante, principalmente para quem desenvolve essas atividades em casa. Vale lembrar que isso não precisa ser uma tarefa cara e grandiosa. Construir o seu espacinho ideal pode passar por passos simples, como buscar um lugar mais arejado e iluminado, manter o ambiente limpo e organizado e criar pequenos pontos de inspiração.

Que tal colocar um quadro de atividades que você adora fazer por perto? Ou decorar a parede mais próxima com pessoas que te inspiram, por exemplo? Utilize fones de ouvido se precisar de mais silêncio e mantenha o local sempre arrumado. Criar um ambiente acolhedor para estudar e trabalhar pode ser simples e, além disso, vai te ajudar muito a manter a concentração e a disposição para as atividades.

Agora que você já entendeu os principais pontos que pode aplicar na sua rotina, estudar e trabalhar, ao mesmo tempo, pode se transformar em um desafio menos cansativo e mais estimulante. Cuide da sua saúde, do planejamento, do tempo disponível e mantenha a organização. Garantimos que a rotina vai ficar bem mais tranquila depois de seguir por essa trajetória.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.