InícioDicasEstágioComo funciona o estágio obrigatório?

Como funciona o estágio obrigatório?

Em geral, o estágio é a primeira experiência do estudante com a área de atuação escolhida. Dentro deste período, o aluno exerce o que aprendeu em sala de aula para complementar o seu aprendizado. Existem dois tipos de estágios. Nesse artigo vamos te explicar como funciona o estágio obrigatório. 

Muitas incertezas podem surgir quando o aluno inicia os estudos na faculdade, uma das principais é não saber, de fato, como funciona o estágio obrigatório. Se você também possui essa dúvida, fique conosco que vamos te explicar tudo!

Em resumo, o estágio serve para o estudante praticar o conteúdo aprendido em classe. Vivenciando assim, o cotidiano de profissionais formados nas empresas que o contratarem. Gerando, por sua vez, uma relação intimista do aluno com o mercado de trabalho. Lhe mostrando um “teaser” de como será sua carreira futuramente. Neste período, além de aprender mais sobre a sua área, o estudante conhecerá pessoas e fazer contatos. O que, atualmente, é a porta de entrada para futuras oportunidades. 

É importante ressaltar, que o estágio é o primeiro contato do estude com o ambiente corporativo. Seus coordenadores e supervisores precisam se encarregar pessoalmente da experiência dos estagiários. Lhes mostrando os caminhos, e, portanto, se tornando referência. 

Neste caso, erros podem ser minimizados, afinal, faz parte do crescimento profissional. Um adendo importante, dependendo do desenvolvimento do estagiário pode ser efetivado por parte da empresa. 

O que é e como funciona o estágio obrigatório? 

Assim como os estágios não obrigatórios, os estágios obrigatórios também são realizados em ambientes corporativos. Visando, é claro, o desempenho dos estudantes e o aperfeiçoamento do que aprenderam em sala de aula. No entanto, o nesse módulo, o aluno é obrigado a computar uma quantidade de horas especificas que integram sua grade curricular para conseguir o seu diploma. 

Segundo a Lei 11.788/08 (Lei do Estágio) de 2008, o estágio precisa ser um ato escolar educativo supervisionado. Em suma, ele se desenvolve no ambiente do trabalho, visando a preparação do aluno para a carreira profissional. 

Em vista disso, é obrigatório a supervisão de um profissional experiente da área. Acompanhando de perto o processo de aprendizagem do estagiário. Além disso, é necessário que o supervisor forneça relatórios do desempenho do aluno para o RH, conforme norma estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação). Este, então, deve repassá-lo para a universidade que o aluno é matriculado.

Outro fato interessante referente ao estágio obrigatório são as matérias especificas. O estudante pode até mesmo ter uma disciplina na grade escolar destinada a acompanhar o desenvolvimento do estágio. Algumas faculdades também exigem que os alunos entreguem relatórios das atividades exercidas em estágio para o recebimento do diploma.

Horas trabalhadas no estágio obrigatório e como funciona:

Nas duas modalidades, a jornada de trabalho do estagiário geralmente é de até 30 horas semanais. Podendo ser distribuídas em seis horas diárias, por exemplo. E um adendo, os estágios de cursos que alternam teoria e prática (como os cursos de saúde), durante os períodos em que não estão programadas aulas presenciais, a empresa pode estender a jornada em até 40 horas semanais. No entanto, esse acordo precisa estar incluso no plano pedagógico da faculdade.

Em outras palavras, esses casos específicos são destinados a cursos que já preveem a realização do estágio obrigatório em sua grade curricular.

É importante ressaltar também, que a instituição de ensino deve adotar meios de verificar a aprendizagem dos alunos. Durante os períodos de provas, por exemplo, a carga horária do estágio poderá ser reduzida. Portanto, os alunos que estagiam de tarde e estudam à noite, podem sair até três horas mais cedo. Ou, até mesmo, no dia anterior.

Em resumo, a lei do estágio visa garantir o bom desempenho do estudante para que este saia da faculdade totalmente apto para trabalhar na sua área.

Contratação

Em geral, o contrato de estágio é fornecido pela própria universidade, o aluno deve levar até a empresa que vai contratá-lo e entregar ao RH. Após as devidas assinaturas, o contrato volta para a mão do aluno, que o leva até o seu coordenador do curso, esse precisará ler e assinar. Então, posteriormente, o documento retorna à coordenação da faculdade que vai verificar pessoalmente disso.

O contrato de estágio poderá durar até dois anos na mesma empresa, não podendo exceder esse limite (exceto quando se trata de um aluno com deficiência, ai a regra muda).

Remuneração e o estágio obrigatório:

De acordo com a legislação, dentro do estágio obrigatório, a empresa que contratou o estudante não precisa pagar bolsa, ou até mesmo auxiliar o aluno no transporte. No entanto, muitas empresas já optam por remunerar o estagiário nesses casos. Em verdade, isso pode ser de grande ajuda, sem contar que incentiva os jovens a se preparar para o mercado.

Já na modalidade de estágio não-obrigatório, o pagamento de bolsa auxilio e vale transporte é compulsório. Ou seja, a empresa é obrigada a pagar o estagiário pelos seus serviços prestados. A lei não prevê um valor específico de remuneração, o acordo deve ser feito entre as partes. Porém, atualmente no mercado de trabalho, percebo que as bolsas de estágio estão cada vez melhores e respeitando a renda de jovens estudantes!

 

Quais cursos que exigem estágio obrigatório:

Entre os cursos que exigem estágio obrigatório estão, os cursos de licenciatura. Ou seja, Letras, Matemática e Pedagogia, por exemplo. E, é claro, os cursos de saúde, como Enfermagem, Odontologia, Nutrição e etc.

Estágio obrigatório no campus da faculdade:

É isso mesmo, muitas faculdades disponibilizam aos alunos que precisam de estágio obrigatório, a oportunidade de estagiar na própria faculdade. Isso acontece geralmente em cursos que podem oferecer algum atendimento a população, como: Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Veterinária, Enfermagem ou Medicina.
Hospitais universitários são cada vez mais comuns, clínicas que fornecem atendimento gratuito a pacientes. Tudo isso com o acompanhamento de professores, é claro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.