InícioDicasComo virar um atleta profissional de e-sports?

Como virar um atleta profissional de e-sports?

Quer saber como se tornar um atleta profissional de e-sports? Em primeiro lugar, você deve se perguntar se é bom, ou não, em jogos eletrônicos.

Depois, é preciso ter em mente que as chances de se tornar um atleta profissional em e-games são mínimas.

Então, aqui mostraremos os passos que você deve fazer para seguir o caminho de ser um profissional.

É possível se tornar um jogador de e-games profissional?

Sim, é possível, mas é preciso contar com uma série de fatores. De início, haverá a necessidade de se fazer isso pelas razões certas. Provavelmente, você não terá a menor chance se estiver procurando apenas dinheiro rápido ou fama.

Ter um raciocínio positivo também ajuda! Este exemplo pode ser considerado na maioria dos esportes e carreiras tradicionais em si. Da mesma forma, quando você faz o que ama e apoia os outros as oportunidades estarão a seu favor.

Como os atletas de e-sports são tão bons?

Obviamente, existem várias técnicas e métodos seguidos pelos jogadores que não são compartilhados com o público em geral. Se você tiver sorte, conseguirá notar um padrão em todos os atletas profissionais de e-sports.

Os jogadores profissionais de jogos eletrônicos buscam se concentrar apenas em uma plataforma, gênero e jogo especificamente.

Plataforma

Uma das primeiras afinidades dos jogadores, mais conhecidos como console ou PC. A boa notícia é que atualmente existem atletas profissionais de praticamente todas as plataformas, até mesmo para os smartphones, ou mobile.

Gênero

Anualmente, eventos mundiais são transmitidos online com torneios de e-games de diversos gêneros, como por exemplo a Capcom Cup, focada em jogos de luta com diversas versões do jogo Street Fighter. Escolha o gênero que você mais gosta e possa se dedicar às várias horas de treino.

Jogo

Sem sombra de dúvidas, você já deve ter conhecido inúmeros jogos, de todos os tipos e gêneros. Então, de preferência, escolha um que você ame, para evitar o tédio depois de passar tanto tempo na frente da tela.

Escolha apenas um jogo e busque superar todos os outros que o jogam. Se torne um mestre e comece a buscar desafios maiores. De forma geral, é assim que os atletas profissionais de e-sports começam suas carreiras.

Daqui em diante, a maioria do tempo disponível será gasto, principalmente, treinando.

Quantas horas por dia os jogadores de e-sports praticam?

Não existe uma resposta exata, mas é possível realizar uma estimativa. De acordo com o site Gamerone.gg, o tempo médio de prática para atletas profissionais de e-sports é cerca de sete a nove horas por dia. E aproximadamente 50 horas por semana.

Isso inclui conversas sobre táticas com o time, estudos do jogabilidade e de updates. Mas, é bem claro que você precisará de um tempo livre, caso contrário seu corpo poderá sofrer com feridas e lesões.

O que também pode gerar problemas crônicos no futuro, como a tendinite, por exemplo. Não por acaso, atletas profissionais de e-sports possuem um cuidado redobrado com suas mãos. Isso pode ser notado pelo uso de luvas ortopédicas e semelhantes.

Será preciso que você e seus companheiros de equipe escolham se irão praticar pela manhã, tarde ou noite. O mais interessante é que cada jogador possua o seu próprio fluxo de treino, ou trabalho, como uma programação sólida, que pode ser tratada como um cronograma.

Não leve tão ao pé da letra: não é necessária uma disciplina militar para fazer seu treinamento. Porém, quanto mais controle do tempo usado, melhor é o desempenho.

Como é a rotina de um atleta profissional de e-sports?

Usaremos a rotina da jogadora profissional de CS:GO Lynnie “artStar” Noquez, compartilhada em um fórum da web.

Manhã

Ela acorda depois das 11 horas e responde a todos os seus e-mails de trabalho. Então, ela se arruma e faz o almoço, e até às 13 horas ela já está livre.

Tarde

Suas tardes são gastas em tudo o que é preciso fazer naquele dia, seja limpar a casa, preparar o jantar, ou, se tiver sorte, passar um tempo com a família e amigos. Ela realiza tudo isso até às 17 horas, quando começa a prática individual de Counter Strike.

Noite

Logo, se iniciam algumas demonstrações e lives, transmitidas pela Twitch. Por volta das 19 horas começa o treino em equipe. Eles fazem uma pequena pausa para jantar e os treinos continuam até às 23 horas.

Após o treino, geralmente a atleta vai direto para cama e repete a rotina cinco vezes por semana. Se você quer que isso aconteça, é necessário ter um cronograma. Você pode realizar seu próprio teste para ver como isso pode se encaixar em sua rotina.

Todo o tempo disponível deve ser dividido entre aprender estratégias, dicas e maneiras de otimizar o desempenho atual. Além disso, existem milhares de guias e tutoriais que podem te ajudar em algum jogo em específico.

Dicas para se tornar um bom jogador de e-sports

  • Assista a vídeos e entrevistas: acompanhar tudo o que acontece na elite dos e-sports é o primeiro passo. Desta forma, será possível encontrar dicas que dificilmente seriam encontradas por conta própria.
  • Busque alguma rede com profissionais para trocar ideias: redes do Discord, subreddits e grupos da Steam podem servir como um lugar para encontrar, conversar e jogar ao lado de outras pessoas. Dá para criar qualquer rede com um propósito em mente e até mesmo convidar seus amigos.
  • Contratar um treinador: atualmente existe um verdadeiro mercado online em que técnicos podem melhorar seu estilo de jogo de maneiras que você nunca ouviu falar.

É totalmente compreensível ficar animado(a) com o momento atual dos e-sports. Mas, excluir as atividades saudáveis, assim como a nutrição correta, pode acabar com a sua motivação cedo ou tarde.

Há algum limite de idade para os e-sports?

Um estudo do site Plos One pesquisou 3.300 jogadores de Starcraft II. Segundo os resultados, o desempenho máximo dos atletas é alcançado normalmente aos 24 anos.

Essa é a idade média em que a maioria dos atletas profissionais de e-sports se aposenta. Depois disso, o seu rendimento diminui. Mas é claro que alguns superaram a marca média.

Contudo, os principais campeonatos de e-sports tendem limitar a idade de entrada até os 17 anos. Mesmo se o participante já tiver grande experiência, terá que aguardar a idade mínima para competir.

Para se ter uma ideia, o jogador de e-sports mais jovem a se aposentar foi Nick Tabber (@Pokebunny), com 20 anos. De fato, os e-games favorecem os mais jovens.

Conseguimos te ajudar a descobrir como se tornar um atleta de e-games?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.